Você sabe como avaliar os motoristas de frota pesada?

Você sabe como avaliar os motoristas de frota pesada?

Os motoristas são a alma de toda empresa que trabalha com transportes. O desempenho e a conduta deles fazem toda a diferença para os resultados finais da companhia, tanto na qualidade do serviço oferecido quanto na busca por eficiência e redução de custos – e é por isso que avaliar os motoristas de frota pesada é tão importante.

Para formar uma equipe de bons condutores, é fundamental avaliar os motoristas de frota pesada de forma eficiente, analisando o desempenho individual de cada um. Essa é uma prática que também permite ao gestor repassar feedbacks para os colaboradores, o que deixa o processo mais transparente e ainda mais produtivo.

Através de ajustes de determinadas práticas e atitudes, é possível tornar a operação diária mais eficiente. Já a valorização daqueles condutores que apresentam bom desempenho e alinhamento com os princípios e objetivos da empresa contribui para a manutenção de um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

Quando bem executado, o processo de avaliação dos motoristas gera ainda outros benefícios como a redução de gastos com multas de trânsito, melhora nos prazos de entrega dos produtos, aumento da vida útil dos veículos e diminuição de acidentes. Confira a seguir algumas dicas para avaliar os motoristas de frota pesada:

Como avaliar os motoristas de frota pesada?

Atente-se às condições dos veículos

As condições nas quais se encontram o veículo indicam como os motoristas têm dirigido, ajudando a apontar e corrigir condutas inadequadas. O consumo de combustível, o desgaste dos pneus e a limpeza da cabine são alguns pontos a serem observados.

Sistemas de checklist dos veículos, em que os próprios condutores podem preencher as informações, podem ser ferramentas interessantes para garantir a preservação e manutenção das frotas, especialmente se estiverem vinculadas ao sistema de gestão.

Confira o cumprimento de prazos e horários

Cumprir prazos e horários deve ser uma prioridade para os motoristas e é um indicador básico a ser avaliado. Isso porque, via de regra, preencher esse requisito é algo que costuma depender somente do próprio condutor.

O atraso constante dos prazos pode ser um sinal de que o veículo, o motorista ou a rota prevista não são ideias. E isso afeta diretamente a produtividade da operação. Especialmente no ramo da logística, onde a corrida contra o relógio é um dos maiores desafios na otimização dos serviços, ter motoristas comprometidos com os prazos é uma demanda prioritária.

Verifique se os motoristas estão praticando a direção defensiva

A prática de uma direção defensiva, que busque prevenir acidentes e tornar o trânsito mais seguro, é um item que não deve ficar de fora na hora de avaliar os motoristas de frota pesada. Reforçar esse tipo de conduta é uma responsabilidade da empresa, e isso pode ser feito através de materiais informativos e palestras, por exemplo.

Já a adesão de uma direção defensiva é dever do condutor, que deve ter em mente que a velocidade não pode estar acima da integridade pessoal, do veículo e da carga. Os softwares de rastreamento e monitoramento veicular são grandes aliados na avaliação desse quesito, já que alertam sobre excesso de velocidade, desvio de rota e outras más condutas ao volante.

Recorra aos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são fundamentais para avaliar os motoristas de frota pesada. A primeira razão para isso é que eles oferecem parâmetros concretos para medir o desempenho dos condutores, facilitando esse processo.

Além disso, uma análise baseada em dados e indicadores permite justificar as tomadas de decisão, fazendo com que os condutores entendam que a avaliação de desempenho é justa.

Veja algumas sugestões de fatores que precisam ser monitorados com atenção:

• índice de acidentes de trânsito

• tempo médio para troca dos pneus

• percentual de entregas feitas no prazo

• número de multas recebidas.

Conte com a tecnologia a seu favor

Dispor de dispositivos tecnológicos de gestão de frotas torna a checagem da produtividade dos condutores muito fácil. Com os softwares disponíveis atualmente é possível coletar, analisar e gerar relatórios sobre os pontos que citamos até aqui de forma rápida e eficiente. Isso se torna ainda mais fácil diante da contratação de uma empresa que administre esse sistema.

Precisa de ajuda para avaliar os seus motoristas de frota pesada? Entre no site da Maestro Frotas e descubra os serviços que temos disponíveis para te auxiliar nessa tarefa.

Fechar Menu