Planejamento de rota em frota terceirizada: como otimizar?

Planejamento de rota em frota terceirizada: como otimizar?

Um dos elementos mais importantes da gestão de frota é o planejamento e o aprimoramento de rotas. Como o gestor pode saber se os procedimentos atuais realmente funcionam em termos de otimização de rota em frota terceirizada?

Como veremos neste artigo, há diversos fatores a serem levados em consideração neste trabalho. A boa notícia é que ao optar pela terceirização e ao contar com um bom parceiro, esse desafio torna-se muito mais facilmente vencível. Continue a leitura e veja as dicas que preparamos.

Por que a otimização de rota em frota terceirizada é tão importante?

Um estudo internacional averiguou que uma rota otimizada pode economizar de 20% a 40% em combustível e tempo de direção. E como é frequente que esse tipo de redução de custos esteja entre as metas das empresas, o ganho com esse trabalho é significativo.

Além disso, um bom planejamento de rota em frota terceirizada, eleva a produtividade da equipe e dos veículos, tornando a operação mais custo-eficiente e escalável para o aproveitamento de novas oportunidades.

Também deve-se considerar que o planejamento e a otimização de rota em frota terceirizada ajuda a elevar a segurança, especialmente quando o motorista tem de pegar estradas desconhecidas ou fazer novos trajetos.

Esse trabalho também contribui para evitar atrasos, desgaste dos veículos, sinistros e para elevar a satisfação do cliente ao ter melhor previsibilidade nas entregas e cumprimento dos prazos acordados.

Dicas para planejamento e otimização de rota em frota terceirizada

Com a terceirização de frota, sua empresa passará a contar com veículos modernos, renovados e adequados para o seu tipo de necessidade. No entanto, se não houver um trabalho de planejamento e otimização de rota, você deixará de aproveitar o potencial máximo de contar com os melhores veículos em sua operação.

Por isso, entre as boas práticas para obter melhores resultados com a frota terceirizada, está, justamente, fazer uma roteirização aprimorada e melhorada continuamente. Para isso, é importante:

1. Não criar metas irrealistas para tempos de entrega

Primeiramente, é importante planejar baseando-se em dados, não em achismos. Se você prometer um prazo irreal de entrega para o cliente, o motorista poderá acabar pegando rotas fora das programadas e adotar comportamentos de risco para cumpri-las.

Dessa maneira, para evitar problemas e imprevistos, defina expectativas factíveis e realistas em termos de prazos e intervalos entre as entregas.

2. Acompanhar boletins meteorológicos

Para otimizar a rota em frota terceirizada, é importante levar em conta fatores como as condições climáticas. Previsões de chuvas fortes, por exemplo, podem impactar nos tempos de entrega e tornar determinados trajetos mais inseguros e morosos, sobretudo para frotas pesadas.

Ter de antemão essas informações ajudará a fazer ajustes pontuais para evitar atrasos e condições inseguras e para manter seu cliente atualizado sobre o andamento das entregas.

3. Adotar um software para planejamento e otimização de rota em frota terceirizada

A menos que você seja gestor de uma microempresa com apenas um ou dois veículos de entrega, o tempo e o erro humano inevitável que incorrerão em um planejamento de rota manual não irá compensar.

E quando se trabalha com parceiros de terceirização que fornecem um apoio completo, é comum que ele disponibilize também soluções que auxiliam nesse tipo de trabalho.

Com esse tipo de tecnologia, consegue-se ter acesso a dados valiosos para o planejamento e a melhoria da roteirização. Muitos softwares fornecem, inclusive, suporte para melhorias em tempo real.

4. Utilizar o GPS a favor do planejamento e otimização de rota em frota terceirizada

Outra tecnologia muito útil e que pode ser fornecida na terceirização de frota é o GPS. Com o rastreamento por GPS, o gestor de frota pode acompanhar com precisão trajetos feitos pelos condutores, sua localização, entre outros dados para embasar melhorias nas roteirizações.

Ainda, os dados poderão servir de subsídio para a formatação de treinamentos e para a orientação dos motoristas quanto às melhores práticas e rotas a serem seguidas em seu trabalho.

E então, gostou dessas dicas para planejar e otimizar as rotas em sua operação com frota terceirizada? Para saber mais sobre como a Maestro Frotas pode ajudá-lo nesse tipo de desafio, entre em contato com um especialista de nossa equipe.

 

Fechar Menu