4 metas de gestão de frota de veículos leves para 2021

4 metas de gestão de frota de veículos leves para 2021

O ano de 2020 trouxe para o mercado de logística e frotas inúmeros desafios. E, em um período de isolamento e recessão econômica, nunca foi tão central ter a melhor gestão de frota de veículos leves possível. Com o começo deste ano, infelizmente, vimos muitos negócios despreparados para mudanças sendo encerrados.

No início de 2021, foram sentidos os efeitos das decisões sociais e econômicas em nosso dia a dia. Para a gestão de frota de veículos leves, isso não é diferente. Aproveitando esse marco, por que não reavaliar sua operação, seus processos e reestabelecer novas metas para sua operação ser mais resiliente, mesmo em momentos desafiadores?

Neste artigo, confira algumas sugestões de objetivos a serem buscados neste novo ano para ter uma frota mais custo-eficiente, produtiva e competitiva. Acompanhe a seguir.

1. Integre-se à tecnologia e gere resultados

Passamos por um ano em que grandes empresas souberam aumentar seu escopo reforçando sua plataforma digital. Em 2021, muitas dessas tecnologias estão ainda mais disseminadas e gerando resultados reais em relação a vendas e saída de serviços. E sua frota, como faz para se manter à frente e agir de forma estratégica?

Quando se utiliza softwares especializados para a gestão de frota de veículos leves de maneira inteligente, é possível realizar trabalhos operacionais mais agilmente e otimizando seus recursos.

Com o gerenciamento de rotas, telemetria e soluções de planejamento de recursos, a gestão de frota pode controlar demandas com precisão e, muitas vezes, em tempo real, e potencializar o desempenho de cada processo.

Além disso, integrar sua frota de veículos a soluções desse tipo pode auxiliar na comunicação com sua equipe. Informar determinado motorista sobre opções alternativas de rota, por exemplo, pode ser algo de grande economia para sua operação.

2. Implemente iniciativas voltadas à otimização de desempenho

Em um ano no qual a categoria de transporte ainda é altamente requisitada, é preciso garantir que não há dinheiro sendo jogado fora. Para que isso possa ser atingido com sucesso, é importante que metas de desempenho sejam estabelecidas e informadas de maneira clara para toda equipe.

Portanto, investir em iniciativas que buscam a melhora do desempenho da frota pode ser um objetivo a ser visado em 2021.

O primeiro passo é identificar os pontos de limitação que sua frota de veículos leves enfrenta. O problema está no excesso de multas recebidas pelos motoristas? Então, invista em cursos de reciclagem e programas de bonificação para veículos que receberam menos infrações. Falta mão de obra especializada na região? Busque formas de manter sua equipe motivada, atualizada e bem-treinada.

3. Faça da segurança de sua frota de veículos leves um diferencial

O bem-estar de seus trabalhadores é uma prioridade. No ano de 2021, ainda enfrentaremos grandes desafios em relação a ameaças de saúde e acidentes na estrada. Portanto, é preciso manter sua equipe bem-amparada, engajada, produtiva e com suas necessidades atendidas.

Muitas das normas regulamentadoras de segurança do trabalho já estabelecem um padrão a ser seguido. Mas você já pensou em ter sua frota reconhecida como uma empresa que as aplica com excelência? Práticas simples, como manutenções preventivas regulares e check-ups com seus trabalhadores podem fazer com que sua gestão de frota de veículos leves atraia novas oportunidades no mercado e a preferência de clientes e dos melhores talentos da região.

4. Mantenha sua gestão atualizada

Boa parte dos processos podem ser otimizados, automatizados e integrados. Neste ano, aprenda a fazer da gestão de sua frota algo que vá além do operacional e atinja altos níveis estratégicos para o sucesso do negócio.

A terceirização, por exemplo, pode ser uma solução multifacetada para diversos desafios em sua gestão e operação. Isso inclui desde redução de custos, incremento produtivo e em eficiência, modernização de frota e acesso a tecnologias de ponta para elevar sua gestão de frota de veículos leves a um novo patamar.

E então, quais são suas metas de gestão de frota de veículos leves para 2021? Se você quer dar um salto em direção à realização desses objetivos, conheça mais sobre as soluções oferecidas pela Maestro Frotas que vão desde a terceirização na gestão de frota até a terceirização de veículos.

 

 

Fechar Menu