5 tecnologias de agricultura digital que você precisa conhecer

5 tecnologias de agricultura digital que você precisa conhecer

A agricultura percorreu um longo caminho desde a invenção do arado, passando pelo trator e outras inovações. Agora, com a tecnologia impactando todos os setores, está sendo escrito um novo capítulo que promete mais eficiência e produtividade no campo: o uso de novas tecnologias de agricultura digital.

O seu potencial é de aprimorar de modo disruptivo como se cultiva, colhe e comercializa alimentos no mundo todo.

Continue a leitura para saber o que é agricultura digital, porque ela é importante, quais são suas vantagens. Aproveite para conferir exemplos que já começam a revolucionar o campo.

O que é agricultura digital?

A agricultura digital é a integração da tecnologia digital no manejo de gado, colheitas e outros processos relacionados ao cultivo e gerenciamento de recursos alimentares.

O termo é frequentemente utilizado para descrever os diferentes usos para a variedade de dados coletados neste setor. Mas é também sobre como a tecnologia se integra e funciona em toda a cadeia de suprimentos, desde sementes ou animais da fazenda até o consumidor.

Por que a agricultura digital é importante?

A digitalização é importante para permitir maior eficiência, transparência, lucratividade e equidade no setor agrícola.

Ela é, também, uma das chaves para enfrentarmos muitos desafios globais. Por exemplo, conforme projeção da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mantendo-se o ritmo de consumo atual, em 2050 será preciso aumentar a produção de alimentos em 60%.

Isso porque a agricultura digital possibilita um aumento na produção de alimentos por meio do uso de tecnologias avançadas, que podem reduzir ou até eliminar desperdícios e otimizar a eficiência produtiva.

Com tais tecnologias, é possível coletar e analisar dados para maximizar as colheitas e monitorar em tempo real fatores como umidade, composição do solo e padrões de vento em terras aráveis. Esses dados são de alta precisão e ajudam o agricultor a tomar melhores decisões com feedback em tempo real sobre os efeitos de suas ações.

Isso por si só já representa um impacto de grande importância, já que boa parte dos agricultores ainda toma decisões sobre questões como a quantidade de fertilizante a ser aplicada com base em uma combinação de medições aproximadas, experiência e recomendações.

Nesse contexto, uma vez que um curso de ação é decidido, ele é implementado, mas os resultados normalmente não são vistos até a época da colheita. A agricultura digital vem para mudar esse cenário.

Afinal, além de tornar as decisões mais ágeis e assertivas, essas podem ser implementadas rapidamente com maior precisão por meio de robótica e maquinário avançado.

Quais são as vantagens da agricultura digital?

A agricultura digital tem o potencial de tornar a agricultura mais produtiva e de permitir um uso do tempo e dos recursos do campo com mais eficiência.

De modo geral, entre as suas vantagens estão:

  • menos desperdícios;
  • mais aproveitamento dos recursos;
  • mais produtividade e eficiência;
  • otimização da produção agrícola;
  • monitoramento mais eficaz de fatores que impactam a saúde dos rebanhos e a qualidade das colheitas;
  • mais capacidade de economizar tempo e dinheiro dos agricultores;
  • melhor rastreabilidade do alimento do campo até a mesa do consumidor.

Quais são as 5 tecnologias da agricultura digital?

A seguir, conheça alguns exemplos de tecnologias utilizadas na agricultura digital:

1. IoT e sensores

A Internet das Coisas (IoT) refere-se a dispositivos ou \”coisas\” incorporadas a sensores para que possam medir e transmitir dados por meio de uma rede. Quando se trata de IoT na agricultura digital, os sensores podem ser adicionados em tratores, galpões e animais, por exemplo.

Os dispositivos IoT se conectam e interagem entre si e com a Internet, o que significa que podem trabalhar juntos para enviar alertas ou automatizar outras “coisas”, como aspersão em um pomar.

Usando a Internet das Coisas e sensores, os agricultores podem rastrear animais vivos e monitorar a saúde dos rebanhos e orientar sua produção avaliando fatores ambientais. Isso fornece visibilidade em tempo real em todas as suas operações.

2. Robótica

A robótica pode ser aplicada para otimizar diversas tarefas no campo. Por exemplo, robôs podem ser implementados para plantar e colher alimentos, alimentar o gado, etc.

3. Inteligência Artificial (IA)

Uma parte significativa da agricultura ainda é baseada em tentativa e erro ou conhecimento transmitido por pessoas com profundo conhecimento do setor, a partir da sua expertise.

Isso cria desafios para a continuidade dos negócios e para a sua maior produtividade, autonomia e eficiência.

A Inteligência Artificial (IA) pode ser um recurso vantajoso para superar isso, ajudando os agricultores a obterem as informações de que precisam rapidamente.

4. Drones

Os drones têm se tornado cada vez mais presentes na indústria agrícola. Eles são utilizados para uma série de aplicações, sobretudo aquelas relacionadas à observação de elementos mais difíceis para as pessoas em solo.

Assim, as informações coletadas por eles podem ser usadas de diferentes maneiras, inclusive melhorando o tempo de colheita, irrigação e controle de pragas. Também são muito úteis para pesquisar campos, avaliar a qualidade do solo e no planejamento de padrões de plantio de sementes.

5. Tags RFID

A presença de formulários de papel e outros recursos manuais antiquados e pouco eficientes ainda é vista em muitas empresas do setor agrícola. Entretanto, essa coleta, processamento e análise de dados manual costuma gerar erros, desperdícios e perda de tempo.

A agricultura digital tem o potencial de mudar isso. Com suas tecnologias, é possível automatizar a captura e o tratamento de dados e diversos fluxos de trabalho.

Com dados automatizados coletados por meio de tecnologia como tags RFID, os dados agrícolas podem ser facilmente capturados no campo e enviados instantaneamente para a gerência e outros parceiros da cadeia de suprimentos. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, como também gera mais visibilidade e rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento de alimentos.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e leia também sobre o papel das frotas terceirizadas na modernização do setor agrícola!

Fechar Menu