Frota terceirizada é para todos os tamanhos de empresa?

Frota terceirizada é para todos os tamanhos de empresa?

Entre as decisões empresariais importantes na rotina de qualquer companhia, a de terceirizar ou não determinada atividade mostra-se como um desafio constante de organizações de todos os portes. Essa decisão passa por avaliações orçamentárias, estruturais, de cultura organizacional, entre outros pontos que ajudam a direcionar a melhor definição para cada negócio. E a escolha entre uma frota terceirizada ou própria ocorre da mesma maneira.

No entanto, uma dúvida comum nessa hora é se ter uma frota terceirizada é uma opção interessante e benéfica para todos os tamanhos de empresas. Neste artigo, descubra mais sobre o tema. 

Vantagens da frota terceirizada

Entre as vantagens do modelo de frota terceirizada, podemos citar:

  • Melhor funcionamento da operação de transporte da empresa.
  • Redução de custos operacionais.
  • Maior profissionalismo em suas operações.
  • Melhor preparação para lidar com demandas sazonais.
  • Melhor administração do tempo do gestor de frotas.
  • Menor envolvimento com questões burocráticas, tais como seguro e documentação dos veículos.
  • Mais previsibilidade e controle dos custos operacionais.
  • Não é preciso espaço, equipe ou envolvimento com a atividade de manutenção dos veículos.
  • A empresa consegue se dedicar mais a questões estratégicas e à atividade-fim do negócio.

Empresas de todos os portes podem se beneficiar da frota terceirizada?

Ao conhecer os potenciais benefícios da terceirização de frota, é comum que pequenas e médias empresas se questionem sobre a viabilidade dessa ação para sua realidade de negócio. Na verdade, hoje em dia, é possível terceirizar frotas dos mais diversos tamanhos e perfis. No Brasil, a frota terceirizada já é uma realidade há bastante tempo para empresas de maior porte e, cada vez mais, vem sendo demandada por pequenas e médias organizações. Isso porque, para essas, o modelo também pode ser bastante vantajoso.

Por exemplo, nesse tipo de negócio mais enxuto, não contar com um veículo reserva na frota própria  para substituir outro com problema pode gerar um impacto bastante expressivo na operação. Nesse caso, por não conseguir uma reposição rápida do carro, a produtividade e o cumprimento de prazos poderão ficar comprometidos.

Ainda, a necessidade de otimizar recursos, reduzir custos e focar em trazer melhores resultados são demandas de empresas de qualquer porte, e podem ser favorecidas ao terceirizar a frota. 

Outro ponto relevante a ser considerado é que veículos próprios voltados a um transporte mais intenso e de alta quilometragem sofrem rápida depreciação, o que reduz o patrimônio da empresa – e isso pode gerar um impacto substancial para os negócios mais enxutos.

Na hora de avaliar a terceirização ou a manutenção de uma frota própria, também é importante levar em conta que, com a terceirização, sua empresa ganhará um parceiro de negócios, que estará comprometido com a melhoria da performance de suas operações, apresentando tecnologias e inovações que podem ajudar a alavancar seus resultados operacionais. 

Outro fator que deve ser considerado é que, ao contrário do modelo de frota própria, o de frota terceirizada permite que sua empresa lide melhor com questões como aproveitamento de sazonalidades e de oportunidades de mercado, sem gerar ociosidades e possibilitando uma escalabilidade mais rápida e facilitada de suas operações.

Como vimos, empresas de todos os tamanhos podem registrar ganhos financeiros, operacionais e de produtividade ao terceirizar sua frota. Esse modelo pode ajudar seu negócio a se profissionalizar e a crescer. Portanto, encontrar o parceiro certo para prover uma frota terceirizada mostrar-se um ótimo negócio para sua empresa.

Então, você está pensando em terceirizar sua frota? Clique no link abaixo e veja como algumas empresas conseguiram reduzir em até 30% dos seus custos com frota.
https://materiais.maestrofrotas.com.br/comparativo

Fechar Menu