COVID-19: protocolos na gestão de frota de veículos

COVID-19: protocolos na gestão de frota de veículos

Desde o surgimento da pandemia global de COVID-19, as empresas com gestão de frota têm enfrentado uma série de desafios logísticos, operacionais e monetários. Concentrar-se na prevenção da propagação do vírus, manter os funcionários seguros e, ao mesmo tempo, tentar manter a operação lucrativa é, de fato, um verdadeiro desafio.

Assim, com o impacto da pandemia em todas as facetas das operações da frota, é importante encontrar maneiras de ajustar e adaptar processos neste momento.

A seguir, confira alguns protocolos e boas práticas para aplicar na gestão de frota de veículos. Acompanhe.

1. Com a COVID-19, mantenha uma rotina rígida de higienização dos veículos e ajuste escalas

Embora a preocupação com os negócios permaneça sempre presente, saúde e segurança são as principais prioridades durante a pandemia do novo coronavírus. Garantir que sua frota permaneça higienizada ajuda a reduzir a disseminação de COVID-19 e mantém os funcionários e outros públicos em segurança.

Assim, como gestor de frota, uma missão crucial nesse momento é reduzir o potencial de contaminações entre aqueles que usam ativos da frota e minimizar o risco de espalhar o vírus para outras pessoas com quem as equipes interagem.

O novo coronavírus é transmitido principalmente por contato pessoa a pessoa; no entanto, também é possível ser infectado ao tocar em uma superfície, como um veículo da empresa, que contenha o vírus vivo e, em seguida, tocar sua boca, nariz ou olhos.

Assim, é fundamental criar e orientar constantemente a equipe a seguir protocolos de higienização. Documente cuidadosamente os procedimentos de limpeza para veículos compartilhados.

É importante especialmente limpar as superfícies do veículo tocadas com frequência, como volante, alavanca de câmbio, rádio, apoio de braço, botões elétricos dos vidros e maçanetas das portas.

Para estimular que o protocolo seja realmente seguido, busque planejar escalas e roteiros considerando um tempo suficiente para que esses cuidados sejam aplicados antes e depois de cada viagem.

2. Estabeleça protocolos de distanciamento na empresa, nos veículos e nas entregas

Distanciamento social é a chave para desacelerar a propagação do novo coronavírus, interrompendo a cadeia de transmissão.

Por isso, pense em maneiras seguras e eficientes de promovê-lo na gestão e operação de frota. Por exemplo, se houver mais alguém além do condutor no veículo, oriente que o passageiro se sente no banco de trás e utilize também máscara.

Além disso, estude criar turnos para as operações, buscando minimizar o contato entre os funcionários. O regime remoto ou em escala também é recomendado para as equipes de back office.

No que diz respeito às entregas, tente minimizar o contato evitando solicitar a assinatura do cliente se isso for possível. Se não for, a caneta e outros dispositivos utilizados devem ser higienizados sempre antes e após novos contatos.

3. Disponibilize aos condutores os produtos necessários para proteção contra COVID-19

Certifique-se de que os motoristas tenham acesso a desinfetante para as mãos à base de álcool (teor de álcool 70% é o ideal), lenços umedecidos com álcool ou detergente, luvas descartáveis ​​e sacos de lixo de plástico em cada carro.

É fundamental que eles tenham disponíveis esses itens, já que têm contato frequente com o interior de veículos, bombas de combustível, mercadorias e outros itens que são tocados com frequência. Máscaras e álcool em gel devem também ter fácil acesso para que a equipe atue em segurança.

4. Mantenha o cronograma de manutenção preventiva dos veículos

Com a COVID-19, muitas tarefas de rotina acabaram sendo relegadas a segundo plano. Na gestão de frota, entretanto, os protocolos de manutenção são fundamentais para garantir condições seguras em sua operação.

Portanto, é importante não deixar de fazer as rotinas de manutenção quando isso for possível. Lembre-se também de que tomar medidas proativas agora garantirá que sua frota esteja operando com desempenho máximo quando as operações retornarem ao seu ritmo normal.

5. Mantenha sua equipe motivada e bem-treinada

Embora com a COVID-19 muitos custos estejam sendo revistos, é importante continuar a se concentrar em iniciativas de capital humano em sua gestão de frota, como treinamento de funcionários e iniciativas para mantê-los engajados, produtivos e motivados.

Tenha em mente que os custos mínimos para treinar e melhorar as habilidades e o bem-estar dos profissionais superam os gastos da baixa qualidade, de acidentes, rotatividade de pessoal e moral baixo na equipe.

6. Analise novos mercados e ajustes na gestão de frota

Este é o momento de ser proativo. A pandemia de COVID-19 trouxe dificuldades e restrições para os negócios. Assim, é importante manter-se sempre à frente e buscar maneiras de ter sustentabilidade na operação.

Para isso, analisar novos mercados é uma iniciativa importante. Os negócios de logística compreendem vários subcampos. Se você perceber que recebe menos pedidos por causa do novo coronavírus, pense em alguns nichos novos que poderiam ser aproveitados para não ter ociosidade de veículos e na sua equipe.

Rever as roteirizações também é importante. Frequentemente, os destinos de vários pedidos estão localizados próximos uns dos outros. E não há necessidade de dois motoristas separados realizarem duas entregas distintas simultaneamente nesse tipo de situação.

Utilizar um software que garanta a entrega multiponto tornará esses planejamentos muito práticos e ajudará a reduzir custos em sua operação neste momento. Empresas de terceirização de frota, geralmente, oferecem essas tecnologias em seus pacotes de serviços.

Quanto a esse ponto, essa também pode ser uma oportunidade de considerar a terceirização de frota como alternativa para alcançar mais resiliência e diminuição de custos nesse momento tão desafiador.

Se você ficou interessado nessa proposta, entre em contato com os especialistas da Maestro Frotas para desenvolver um projeto que atenda às necessidades específicas de sua empresa.

 

Fechar Menu