Quais KPIs seguir na gestão de máquinas agrícolas?

Quais KPIs seguir na gestão de máquinas agrícolas?

A gestão eficiente de máquinas agrícolas é crucial para o sucesso de uma operação agrícola. Com o avanço da tecnologia, os equipamentos passaram a ser equipados com sensores e sistemas de telemetria que coletam uma vasta quantidade de dados. Esses dados podem ser usados para avaliar o desempenho das máquinas e melhorar a eficiência da operação.

Para medir o desempenho das máquinas agrícolas, é importante seguir alguns indicadores-chave de desempenho (KPIs). Esses KPIs fornecem informações valiosas sobre o desempenho das máquinas e podem ser usados para identificar áreas que precisam de melhorias.

Neste artigo, veremos alguns dos KPIs mais importantes na gestão de máquinas agrícolas. Confira!

6 KPIs para monitorar na gestão de máquinas agrícolas

1. Disponibilidade da máquina

Uma máquina agrícola que está disponível durante um tempo maior é mais eficiente e rentável, certo? Por isso, a disponibilidade da máquina é um KPI importante para avaliar o tempo em que a máquina está pronta para uso.

Para medir a disponibilidade da máquina, é necessário monitorar o tempo de inatividade não programado – como paradas para manutenção não programada e reparos de emergência. A partir disso, o gestor pode trabalhar para minimizar o tempo de inatividade não programado para aumentar a disponibilidade da máquina.

2. Utilização da máquina

A utilização da máquina é um KPI que mede o tempo em que a máquina está sendo usada em comparação com o tempo em que está disponível. Ou seja, se a máquina está disponível durante o dia inteiro, por quantas horas ela é realmente usada?

É importante maximizar a utilização da máquina para aumentar a eficiência e a rentabilidade da operação. Afinal, ninguém deseja manter um equipamento de alto valor parado grande parte dos dias.

3. Consumo de combustível

O consumo de combustível é um KPI importante que afeta diretamente os custos operacionais do negócio. Para medir esse indicador, é necessário monitorar o consumo em litros por hora e compará-lo com as especificações do fabricante.

Com o monitoramento do consumo de combustível, torna-se possível identificar áreas de desperdício e ineficiência – reduzindo os custos necessários para o funcionamento dos equipamentos.

4. Eficiência operacional

A eficiência operacional é um KPI que mede a capacidade da máquina de realizar o trabalho de forma eficiente e eficaz. Para isso, basta monitorar o desempenho da máquina em relação às suas especificações técnicas.

Se uma máquina está operando abaixo das expectativas do fabricante, é preciso analisar quais são os motivos. Ao corrigir esses aspectos, o gestor consegue aumentar a produtividade da empresa.

5. Custo de manutenção

O custo de manutenção é um KPI que mede os custos associados à manutenção das máquinas. Para isso, são levados em consideração os gastos com a manutenção preventiva e corretiva de cada uma das máquinas agrícolas.

Ao avaliar esse KPI, é possível identificar quais máquinas demandam mais recursos para operar. Além disso, o gestor também pode descobrir quando é mais vantajoso substituir uma máquina em vez de continuar realizando manutenções.

6. Tempo médio entre falhas

O tempo médio entre falhas é um KPI que mede a confiabilidade da máquina. Na prática, é analisado o tempo de inatividade não programado e quanto tempo leva entre uma falha e outra.

Conte com o expertise da Maestro Frotas!

Você já conhecia os KPIs para seguir na gestão de máquinas agrícolas? Para tirar o máximo dos seus equipamentos, é possível contar com um parceiro de confiança para terceirizar seu maquinário.

Se você deseja implementar a terceirização de frotas na sua empresa, conte com a Maestro Frotas. Somos uma empresa especializada no serviço de terceirização e gestão de frota de veículos para empresas de todos os portes.

Ampliamos nossa gama de produtos e agora sua empresa pode contratar além dos veículos de transporte, também seus equipamentos agrícolas em um só lugar. Locamos tratores, máquinas colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas para que você possa planejar sua safra antecipadamente, e aloque estes recursos para sua operação (plantio, novas tecnologias, etc)!

Visite o site da Maestro Frotas e conheça todos os nossos produtos e serviços para a sua empresa!

Fechar Menu