Como prevenir os acidentes de trânsito na frota?

Como prevenir os acidentes de trânsito na frota?

Dados divulgados pela ONU apontam que os acidentes de trânsito representam a 9ª causa de mortes em todo o mundo. De fato, os acidentes de trânsito na frota causam grandes e, por vezes, irreparáveis prejuízos humanos e materiais. No entanto, em muitos casos, eles poderiam ser evitados tendo seus fatores desencadeadores controlados. 

Por isso, é fundamental que gestores de frota adotem ações para prevenir esses incidentes e tornar sua operação mais segura para todos. 

Neste artigo, confira algumas dicas para incluir em sua política para evitar acidentes de trânsito na frota. Acompanhe a seguir.

1. Treine sua equipe para evitar acidentes de trânsito na frota

A constante capacitação e atualização dos condutores é uma prática crucial para prevenir acidentes de trânsito na frota. Reforçar obrigatoriedades e melhores práticas é muito importante.

Entre os tópicos, naturalmente, o respeito ao limite de velocidade nas pistas simples ou duplas é imperativo. Seguir as determinações ajuda a reduzir riscos e evita multas

Deve-se também reforçar sobre a importância de o profissional manter hábitos saudáveis – esses serão benéficos para sua vida pessoal e profissional. Um motorista com sono excessivo, desidratado ou com outros problemas pode ter seu desempenho comprometido e sua atenção reduzida. E esse é um cenário propício a acidentes. 

Outro ponto importante: conforme levantamento do Ministério da Saúde, mais de 24% dos condutores admitiram que trabalham mesmo depois de ingerirem bebida alcoólica. É essencial criar ações para combater esse tipo de situação altamente insegura.

Ainda, reforçar o uso obrigatório do cinto de segurança e os benefícios dessa utilização para a vida do motorista em caso de acidentes também é fundamental. Outros pontos que podem ser abordados nesses treinamentos são o uso correto dos faróis, não dirigir com o tanque na reserva, a importância de se manter uma distância segura entre veículos e seguir as práticas de direção defensiva.

2. Utilize tecnologia para prevenir acidentes

A tecnologia hoje é um recurso diferencial para uma gestão de frotas mais segura e custo-eficiente. Para evitar acidentes de trânsito na frota, pode-se utilizar, por exemplo a telemetria.

Esse recurso possibilita o acesso em tempo real a dados como a condição dos veículos, a forma como o motorista está dirigindo, a rota seguida e diversos outros detalhes. Munido dessas informações, o gestor de frotas pode agir preventivamente tomando decisões que ajudem a evitar acidentes e utilizando tais dados para criar treinamentos focados em situações reais e nas necessidades da equipe.

Além disso, os softwares de gestão de frotas podem fornecer as informações necessárias para que o gestor anteveja perigos iminentes e evite acidentes e outros problemas em sua operação.

3. Oriente seus motoristas sobre o uso de celular na estrada

Pode parecer uma ação inofensiva dar uma checada nas notificações enquanto se dirige. No entanto, essa é uma prática bastante perigosa e que leva a muitos acidentes de trânsito na frota. De fato, de acordo com dados do Governo Federal, a má utilização dos smartphones eleva em até 400% o risco de ocorrência de acidente. 

Sabe-se que o dispositivo pode ser útil para quem trabalha nas estradas por conter integração com o GPS, fornecer um canal de comunicação instantânea com a central, entre outras funcionalidades. Entretanto, ele também pode levar o motorista a distrair-se, perder sua atenção e foco na condução. 

Portanto, para se fazer um uso seguro do aparelho, a dica é seguir as orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nele, constam as regras para autorização do dispositivo, que poderá ser utilizado apenas:

  • Quando o veículo estiver estacionado.
  • Quando o veículo estiver com seu motor desligado.
  • Quando o smartphone estiver ativado na função GPS (desde que ele esteja preso a um suporte no painel ou no para-brisa).

4. Faça revisões preventivas (ou as exija de seu parceiro)

As revisões e manutenções preventivas são recursos indispensáveis para se evitar acidentes de trânsito na frota. Se você gerencia uma frota própria, é fundamental criar e seguir um cronograma para essas manutenções. Já se sua frota é terceirizada, é importante certificar-se de que seu parceiro está cumprindo com essa tarefa e realizando-a na frequência ideal. 

Esses cuidados ajudam a evitar imprevistos, falhas na estrada, a melhorar o desempenho dos veículos, a reduzir custos, a melhorar a qualidade da operação, a não se ter problemas com a fiscalização na estrada e a obter mais segurança na operação. 

E então, gostou das dicas para prevenir os acidentes de trânsito na frota? Que outras ações preventivas você adota para evitar essas ocorrências? 

Fechar Menu