4 tendências tecnológicas para controle de frota

4 tendências tecnológicas para controle de frota

Como em outros setores, a gestão de frotas também é impactada constantemente por mudanças de mercado e tendências tecnológicas para controle de frota. As novidades ajudam a trazer novas maneiras de melhorar a eficiência e a segurança, além de minimizar os gastos da operação.

Neste artigo, descubra algumas das tendências tecnológicas para controle de frota que podem ajudar sua empresa a se modernizar, se tornar mais competitiva, atingir maior nível de excelência e segurança em suas operações. Acompanhe a seguir.

Conheça 4 tendências tecnológicas para controle de frota

A inovação tecnológica é uma grande aliada da gestão de frotas. E, com a popularização e o desenvolvimento de novas tecnologias, essas soluções estão cada vez mais acessíveis para empresas de todos os portes.

Então, se você quer diferenciar seu negócio, descubra mais sobre algumas das tendências tecnológicas para controle de frota que podem ser úteis para sua estratégia:

1. Internet das Coisas (IoT)

Um dos objetivos principais dos gestores de frota é atingir o menor custo total de propriedade (TCO) ou o menor Custo Total de Mobilidade (TCM), enquanto adéqua sua operação a regulamentações e a maiores padrões de segurança.

A Internet das Coisas (IoT) pode ajudar nessas demandas, contribuindo para que as operações da frota sejam mais sustentáveis, seguras, ágeis e custo-eficientes. Por isso, essa é uma das tendências tecnológicas para controle de frota que você precisa conhecer.

A IoT é muito mais do que apenas alto-falantes inteligentes e cafeteiras conectadas ao veículo. Ela permite a comunicação com outros veículos e aumentar a eficiência geral da frota. 

Além disso, com o surgimento da IoT, a manutenção preditiva foi levada a um nível totalmente novo. Problemas que não são percebidos externamente, como quando os componentes do veículo estão superaquecendo, são detectados facilmente pelos sensores e os motoristas são alertados sobre isso.

Isso possibilita um melhor controle de frota, permitindo que a operação não pare por problemas já agravados. Também ajuda a reduzir os custos e a evitar a depreciação antecipada dos veículos. 

2. Tecnologias de gestão de dados

A tendência de utilizar dados na gestão de frota já existe há algum tempo, porém, com as novas tecnologias de análise e gerenciamento, ela ganha novas formas, permitindo que o gestor tenha muito mais controle de frota e consiga tomar decisões cada vez mais bem fundamentadas. 

Com isso, é possível adotar uma abordagem proativa em relação às suas operações, obtendo recomendações baseadas em dados sobre questões como as melhores rotas a serem seguidas em cada faixa horária, análise de manutenção preditiva, comportamento do motorista, entre tantas outras.

E, com o volume crescente de dados sendo criados diariamente, as tecnologias voltadas a Big Data, Data Science e Data Analytics se tornarão cada vez mais importantes. 

3. Telemática aliada a novas tecnologias

A telemática torna a gestão da frotas mais eficiente e automatiza tarefas, reduzindo, assim, o tempo gasto na atualização manual da sua base de dados e minimizando o risco de erros no controle de frota. 

Ela já é utilizada em muitas empresas. Mas integra também as tendências tecnológicas para controle de frota especialmente quando utilizada junto a outras soluções.

Por exemplo, a IoT e a telemática juntas ajudam a programar adequadamente a manutenção preditiva, reduzindo o risco de falha repentina, eliminando o custo de substituição emergencial do veículo e atrasos na operação.

4. IA e Machine Learning

A Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (Aprendizado de Máquina) ajudam a lidar e a extrair insights valiosos do Big Data na gestão de frota. Além de alimentar todos os tipos de serviços de análise e controle de frota, a IA também está assumindo uma nova função como assistente de segurança nas operações.

Os veículos conectados, equipados com tecnologia no motor, câmeras, sensores e dispositivos IoT, já “informam” o desempenho do motorista. Em adição, os algoritmos de Machine Learning podem decifrar as diferentes pistas coletadas por esses sistemas e identificar os padrões comuns de fadiga ou comportamento arriscado dos condutores, oferecendo um nível de predição bastante acurado ao gestor de frota.

Alguns dos mais recentes dispositivos também oferecem suporte à visão computacional e permitem que os gestores identifiquem padrões e riscos mais complexos via tecnologia de vídeo. Por exemplo, o sistema pode detectar instantaneamente bocejos frequentes, distrações e outros comportamentos inadequados, como não manter uma distância segura considerando as condições da estrada, por exemplo.

Como vimos, há diversas tendências tecnológicas para controle de frota. Nesse segmento, também projeta-se que o software de gestão de frota integrará gradualmente os recursos de voz e incluirá análises de dados mais robustas, além de um uso crescente de Inteligência Artificial (IA) daqui para a frente. Fornecer dados precisos e detalhados é um aspecto vital que pode ajudar os gestores a terem um melhor controle de frota e trazerem mais resultados para a empresa. 

Embora ainda seja um pouco cedo para dizer com certeza quando a IA e o Aprendizado de Máquina serão totalmente integrados à telemática e tecnologias de rastreamento, esses recursos já estão sendo testados neste momento. Eles serão, portanto, uma realidade em um futuro próximo.

O setor de gestão de frotas está se desenvolvendo a cada ano, com o apoio de novas tecnologias. Entretanto, com o aprimoramento da tecnologia, o cliente torna-se mais exigente e há uma competição maior. Para lidar com isso, identificar e seguir as tendências do setor pode ajudar os gestores a manterem seu negócio à frente da concorrência.

Para não ficar para trás nas tendências tecnológicas para controle de frota, saiba mais sobre as soluções em BI (Business Inteligence) da Maestro Frotas.

Fechar Menu