7 inovações que vão mudar o mercado de frotas

7 inovações que vão mudar o mercado de frotas

A inovação é uma poderosa aliada para as organizações desenvolverem maior competitividade, diferenciais de mercado, redução de custos e melhorias em suas operações e processos. No mercado de frotas, isso não é diferente. 

O gestor de frotas atua como um importante equilibrista, buscando lidar com as constantes altas nos custos da operação, as metas para incremento de receita e participação de mercado, novas legislações, necessidade de otimizar o uso da frota, entre outros fatores. Para manter o bom equilíbrio entre tudo isso e, ainda, gerar bons resultados, é preciso ficar de olho nas inovações.

Para ajudá-lo nisso, neste artigo, apresentaremos alguns exemplos de inovações que irão impactar o mercado de frotas e podem ajudar seu negócio a crescer e a melhorar sua produtividade. Acompanhe.

Inovações para o mercado de frotas

Estamos em um momento bastante prolífero, no qual tecnologias como Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial estão sendo aplicadas para o desenvolvimento de inovações importantes para o mercado de frotas. Entre elas, estão:

1. Controle inteligente de tráfego

Entre as maiores tendências para o mercado de frotas está a combinação de tecnologias conectadas ao Big Data para a gestão de frotas. Por meio delas, tem-se os chamados sistemas inteligentes de controle de tráfego, que ajudam as empresas a analisarem o fluxo de informações geradas em tempo real para orientar e qualificar suas decisões, e melhorar a produtividade de sua equipe e de seus veículos. 

2. Telemetria integrada e telemática

Essas tecnologias ajudam o gestor de frotas a acompanhar em tempo real a forma como os veículos estão sendo conduzidos e a rastreá-los com extrema agilidade quando necessário. 

Outra funcionalidade importante são os alertas emitidos diretamente aos condutores quanto a fatores importantes, como condições do freio e velocidade média. A partir disso, o motorista pode rapidamente melhorar sua prática, e a empresa estará potencializando a vida útil de peças e componentes de seus veículos. 

Saiba mais: Como você usa a telemetria na gestão veicular na frota?

3. Veículos sustentáveis

Não apenas o mercado de frotas, mas todos os setores produtivos, cada vez mais, devem se transformar para estar mais alinhados ao fator sustentabilidade. Essa é uma demanda ambiental, social e mesmo empresarial, visto que, comumente, as tecnologias e inovações sustentáveis geram resultados positivos e reduções de custos ao negócio.

Nesse sentido, a tendência é que as montadoras lancem maior número de veículos sustentáveis – que utilizem biocombustível, carros elétricos, entre outros.

4. Sistemas para evitar colisões

Essas ferramentas ajudam a trazer mais segurança aos condutores e às cargas, possibilitando redução de riscos operacionais e custos para as empresas. Essa tecnologia, entre outras coisas, emite alertas visuais ou sonoros sobre a possibilidade de colisão em momentos como ultrapassagens ou mudanças de faixa. 

5. Câmeras embarcadas

Infelizmente, há índices bastante elevados de roubos e acidentes nas estradas do país – e isso prejudica substancialmente a operação e os resultados das empresas de transporte.

Esse quadro pode mudar bastante com as câmeras embarcadas, que devem ser utilizadas preventivamente a fim de impossibilitar eventuais roubos ou mesmo desvios de carga e fraudes. 

6. Veículos autônomos

Os veículos que não precisam de condutores são uma realidade cada vez mais próxima, possibilitada por inovações como a Internet das Coisas (IoT). E isso impacta não apenas a realidade de automóveis de passeio – caminhões e outros veículos pesados também devem fazer parte disso.

De fato, a Volvo é uma das montadoras que está trabalhando nesse tipo de projeto e, em breve, deverá lançar um caminhão que pode ser controlado a partir de sensores, câmeras, radares e outros recursos. 

Esse tipo de inovação ajuda as empresas a reduzirem custos da operação, tendo mais eficiência no uso de recursos e na estrada, proporcionando precisão nas entregas. Também serve para otimizar o tempo dos motoristas, que não são substituídos por essa tecnologia, mas têm seu desempenho otimizado por ela.

7. Sensores de pneus

Os pneus são insumos imprescindíveis para a operação da frota e que impactam bastante nos custos da empresa. Para ajudar a melhorar essa situação, os sensores de pneus possibilitam que o gestor de frotas acompanhe também a performance desses itens (pressão, temperatura, etc.), fazendo seu monitoramento online por meio de dispositivos acoplados às rodas. 

Com isso, atrasos nas entregas gerados por problemas nos pneus e outros imprevistos nas estradas são prevenidos e desgastes que ponham em risco a segurança detectados com grande facilidade e agilidade.

E então, o que achou dessas inovações? Como você acredita que elas irão impactar o mercado de frotas? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fechar Menu