Gerente de frota: gestão para retomar crescimento

Gerente de frota: gestão para retomar crescimento

O mercado se encontra em uma fase que exige planejamento cuidadoso e estratégico para garantir a retomada do crescimento dos negócios. Para o gerente de frota, encontrar formas de otimizar sua gestão, a administração de ativos, reduzir o risco do negócio e controlar o orçamento são algumas das pautas trazidas por esse momento.

Com tantos impactos potenciais em seu negócio, se torna imperativo desenvolver uma estratégia sólida de gerenciamento de frota, que ajudará a revitalizar suas opções de desenvolvimento à medida que supera esse período de incertezas de forma cuidadosa e calibrada.

Neste artigo, veja algumas ideias para ajudar o gerente de frota a otimizar sua gestão e preparar sua operação para uma nova fase de crescimento. Acompanhe a seguir.

Gerente de frota: 7 dicas para otimizar sua operação na retomada

Existe um ditado que diz que “se não está quebrado, não tente consertar”. Muitas empresas se ancoram nesse tipo de ideia para resistir a mudanças e justificar a mentalidade do “sempre fizemos assim, não precisamos mudar”.

Acontece que tudo mudou. É hora de também mudar. Com a pandemia, questões como a digitalização dos negócios foram aceleradas. É preciso se alinhar a esse momento e otimizar tudo o que for possível em sua operação para ter um negócio competitivo.

Veja algumas dicas para isso:

1. Desenvolva uma programação de manutenção proativa

Ao ser proativo agora, o gerente de frota garantirá que seus veículos estarão nas melhores condições para retomar todas as operações e possibilitar o crescimento da empresa. Programar a manutenção preventiva é recomendado para evitar o tempo de inatividade que resulta de avarias e reparos de veículos e que tem como consequência a perda de oportunidades por indisponibilidade da frota.

Essa abordagem também ajuda na diminuição de custos. Por exemplo, um levantamento indica que um pneu com pressão insuficiente pode aumentar o consumo de combustível em até 10%. Por vezes, detalhes como esses podem elevar bastante os gastos, mas, com uma visão mais abrangente e centrada na otimização, é possível minimizar esse tipo de gargalo.

2. Avalie casos de veículos ociosos

No caso de veículos próprios, é importante que o gerente de frota determine se todos são necessários nesse momento. Para isso, deve-se ter em mente um dimensionamento de frota que permita o atendimento dos clientes em momentos de pico, porém, sem uma margem excessiva e onerosa de veículos parados.

Ainda, é importante considerar a desmobilização de frota como uma alternativa para garantir fluxo de caixa para reinvestimento no negócio e para a obtenção de diferenciais competitivos.

Considerar a terceirização de frota também é válido para encontrar o melhor resultado para essas questões. Assim, você não precisará lidar com os custos de veículos ociosos ou, mesmo, com a depreciação desses carros parados.

3. Crie estratégias focadas em redução de custos

Para garantir maior tranquilidade ao caixa na retomada, o gerente de frota também precisa buscar formas eficientes de reduzir custos sem impactar negativamente na qualidade da operação e na satisfação do cliente. 

Desse modo, para otimizar sua gestão, explore várias estratégias alternativas para minimizar custos. Por exemplo, incentivar boas práticas de direção junto a seus motoristas. Atitudes como evitar a aceleração repentina seguida de frenagem brusca já podem contribuir para uma redução de gastos com combustível e com manutenção corretiva dos veículos.

4. Avalie promover maior digitalização de sua gestão

A digitalização e automação de processos estão entre as soluções que ajudarão a reduzir os custos de logística para transporte em 47% até 2030, de acordo com um relatório da consultoria internacional PwC.

Com a digitalização, a comunicação com a equipe torna-se mais ágil e eficiente. Além disso, todos os detalhes da operação ficarão mais acessíveis e evidentes para o gerente de frota, o que possibilita a identificação certeira de pontos de otimização para promover o crescimento da empresa. 

O foco no uso estratégico de dados também torna-se possível com a digitalização e sua integração com outros sistemas utilizados na operação do negócio.

5. Busque integrar ferramentas de telemática com videomonitoramento

A tecnologia da telemática transformou a maneira como muitas organizações gerenciam suas frotas, pois a capacidade de monitorar o comportamento do motorista permitiu às empresas reduzir as taxas de incidentes, diminuir os custos de combustível e planejar rotas de entrega mais eficientes. Portanto, o uso dessas ferramentas é recomendado para o gerente de frota promover a retomada do crescimento e a otimização da operação.

No entanto, embora os dados que a tecnologia produz sejam valiosos, nem sempre eles são suficientes para explicar por que um motorista dirigiu de certa maneira, porque uma carga não chegou ao seu destino, etc. Por isso, o uso integrado de telemática com videomonitoramento é indicado, ajudando o gerente de frota a evitar casos de culpabilidade indevida em sinistros e a desenvolver melhores negociações com a seguradora.

6. Crie estratégias para envolvimento de seus motoristas

Uma frota é mais do que apenas seus veículos – também são as pessoas que os dirigem. Por isso, para garantir condições de retomada do crescimento, o gerente de frota deve incluir seus motoristas nas estratégias.

Pode-se, por exemplo, utilizar os dados dos sistemas telemáticos e do videomonitoramento para promover treinamentos mais focados nas reais necessidades da equipe e para dar feedbacks individuais mais personalizados e eficientes.

Ainda, é importante ouvir sua equipe e promover um ambiente de trabalho saudável, seguro e acolhedor para todos. Quando o profissional se sente valorizado e ouvido, sua motivação tende a se elevar e, com isso, seu engajamento e sua produtividade. Portanto, todos ganham com isso.

7. Reavalie o perfil de sua frota

Este é o momento de rever o perfil de sua frota e avaliar se ele está, de fato, alinhado às necessidades de sua operação.

Por exemplo, será que um SUV com baixa economia de combustível é realmente a melhor escolha para viagens de longa distância quando um veículo menor pode proporcionar maior economia de custos? 

Se você perceber que há oportunidades de otimização mudando o perfil dos veículos, novamente, considere a opção da terceirização de frota.

Com ela, essa tarefa de renovação dos veículos será mais prática, rápida e menos onerosa no longo prazo. E você terá a certeza de contar com uma frota sempre moderna e que supra as reais necessidades de seu negócio. Isso é fator central para criar condições de crescimento para a empresa.

Gerente de frota: quer saber mais sobre como otimizar sua gestão para retomar crescimento? Então, entre em contato e descubra como a Maestro Frotas pode ajudar nesse desafio!

Fechar Menu