Qual o papel do gestor por trás de uma frota terceirizada?

Qual o papel do gestor por trás de uma frota terceirizada?

A atuação dos gestores de frota internos oferece muitos benefícios para o sucesso geral de um negócio. E isso permanece no modelo de frota terceirizada.

A verdade é que a terceirização tem atraído cada vez mais empresas, diante de diversas vantagens e ganhos em termos de redução de custos, escalabilidade da operação e incremento de eficiência.

Então, em um cenário no qual a frota terceirizada é uma realidade de aplicação crescente, como fica o papel do gestor? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre essa questão.

A importância do gestor é reduzida em uma operação com frota terceirizada?

Na mudança no cenário, com a terceirização despontando como um caminho atrativo para operações de frota mais rentáveis, é comum que haja o questionamento sobre se a função de gestor de frota irá desaparecer. 

Primeiramente, é importante desmistificar essa questão. A frota terceirizada não exclui o gestor, mas ressignifica o seu papel na dinâmica do negócio.

Na prática, isso quer dizer que o gestor deixará de realizar tarefas mais burocráticas e operacionais para se dedicar àquelas que geram mais valor e lucratividade para a empresa.

Assim, em uma operação com frota terceirizada, o papel do gestor não é reduzido, mas ele muda, trazendo a oportunidade de uma contribuição mais estratégica para o sucesso do negócio.

Como muda o papel do gestor em uma frota terceirizada?

É importante também lembrarmos que há poucas funções laborais que não passaram por mudanças nos últimos anos. Em diversas áreas, fatores como a digitalização, por exemplo, levaram a alterações nos perfis e nas atividades realizadas por muitos profissionais.

E a mudança do papel do gestor de frota também é reflexo disso. O mercado de frotas passou por diversas transformações, novas tecnologias, metodologias de trabalho e novidades disruptivas incentivaram uma reestruturação da forma de se trabalhar e conduzir negócios e operações baseadas em frotas.

E uma dessas modificações para muitas empresas do ramo é a frota terceirizada, que está relacionada também a uma mudança global de atitude de pessoas físicas e jurídicas em relação à propriedade de veículos e ao significado de mobilidade urbana. 

Assim, com uma adoção cada vez maior, baseada em ganhos comprovados para os resultados do negócio, a terceirização impulsiona novos cenários, oportunidades, padrões operacionais e funções para o gestor de frota.

Houve uma época em que a habilidade principal de um gestor de frota era entender de veículos – os custos, opções de compra, valor de revenda, prováveis problemas mecânicos, rotinas de manutenção, etc. Essas habilidades ainda são importantes, mas o papel de um gestor de frota hoje envolve mais do que isso. Envolve, também, estratégia, controle de custos, retenção de talentos, projeção de tendências e outros.

Assim, o gerenciamento interno de frota agora é muito mais como uma gestão de negócios – e não somente de veículos. Isso ocorre porque ele vem com responsabilidades estratégicas e financeiras. Embora o papel de um gestor de frota sempre tenha sido importante nos negócios, essas responsabilidades aprimoradas o tornam ainda mais central para o sucesso do negócio no longo prazo. 

O papel de gestão financeira do gestor de uma frota terceirizada

As responsabilidades financeiras do gestor de frota moderno são diferentes daquelas de décadas passadas. Existem muitas razões para isso, incluindo as pressões sobre os custos que existem em todos os segmentos atualmente.

Além disso, a frota é um dos maiores centros de custos que muitas empresas têm, ou seja, controlá-la é essencial, fazendo com que ela se torne um verdadeiro centro de lucro. É nesse momento que muitas empresas optam por contratar uma frota terceirizada, que demandará do gestor um controle de custos preciso e alinhado ao planejamento macro do negócio.

Também é importante destacar que há muito mais possibilidades de redução de custos hoje do que no passado. Um dos principais motivos para isso é o desenvolvimento de novas tecnologias.

Como resultado, os gestores de frota hoje são responsáveis ​​por melhorar a eficiência da operação de frota. E eles também são responsáveis ​​pelo planejamento financeiro demandado para esse objetivo, reduzindo o risco financeiro e medindo e otimizando os custos relacionados à frota terceirizada.

Papel do gestor na interface com a parceira de frota terceirizada

O gestor também tem um importante papel de mediador entre a terceirizada e a sua empresa. Ele passa a atuar realizando a interface com esse novo parceiro.

É preciso lembrar que a comunicação com o fornecedor não termina com a assinatura do contrato, deve haver uma estratégia de gestão clara que monitore continuamente o desempenho desse parceiro, alinhe ajustes e potencialize resultados. À frente disso estará o gestor de frota.

Gestor de frota e de pessoas

Com a terceirização, o gestor poderá focar em obter o máximo de resultados em outro pilar de uma frota de sucesso: sua equipe. Ele poderá acompanhar, motivar e engajar mais efetivamente os profissionais de seu time, orientando-os continuamente em direção às melhores práticas, comunicando mudanças, reforçando a Política de Gestão de Frota, construindo relacionamentos e gerenciando resultados. 

Como vimos, o papel do gestor por trás de uma frota terceirizada não é de coadjuvante – é de protagonista. Assim como em outras funções, novidades como a terceirização modificam as atribuições tradicionais do gestor de frotas.

Mas, para gestores inovadores e com visão de futuro, isso não é um problema, é uma oportunidade de reciclar conhecimentos, tomar a frente do desenvolvimento do negócio, engajar pessoas e alinhar seu sucesso profissional com o sucesso da operação de frota terceirizada.

Se você está pronto para esse desafio, confira em nosso artigo mais detalhes sobre as vantagens da terceirização de frota para a sua empresa.

Fechar Menu