Integração de dados na frota: como ter eficiência?

Integração de dados na frota: como ter eficiência?

Se você deseja otimizar seu negócio e sua frota, é preciso ter certeza de que seus processos do dia a dia estão alinhados e funcionando conjuntamente, gerando sinergia para maximizar os resultados. E a integração de dados na frota é uma das estratégias mais eficientes para isso.

Manter dados importantes em papel, é algo arriscado e contraproducente. Mas mantê-los em documentos, planilhas, sistemas e apps diferentes, descentralizados e sem integração também não gera melhorias ou níveis de segurança muito mais elevados.

Hoje, a maturidade das ferramentas de gerenciamento de frotas está em um patamar de grande desenvolvimento e inovação. Boas ferramentas telemáticas estão amplamente disponíveis, há ferramentas variadas de acompanhamento de comportamentos de risco, assim como de planejamento, predição e controle de manutenção e de custos operacionais. No entanto, apesar disso, uma questão permanece: como consolidar dados provenientes de fontes diferentes?

Ainda muitas das ferramentas da gestão de frota não são integradas, o que resulta não apenas em uma entrada dupla ou tripla de dados idênticos, como leva a ineficiências que potencialmente têm um grande impacto negativo na conformidade, produtividade e eficiência da operação.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância e como fazer e otimizar a integração de dados na frota. Acompanhe a seguir.

Por que o gestor deveria se preocupar com a integração de dados na frota?

Se sua empresa opera uma frota, você precisa de acesso a uma grande variedade de fontes de dados para administrar com eficácia veículos, motoristas e a operação. Essas informações normalmente estão disponíveis em vários aplicativos, documentos e sistemas em seu negócio.

Por exemplo, o software de contabilidade pode manter os dados mais atualizados dos clientes, enquanto o do RH traz as informações sobre perfil e treinamentos dos motoristas, um app financeiro, os controles de gastos com combustível e assim por diante.

Infelizmente, nem todos os sistemas compartilham dados entre si e isso pode levar a redundâncias, perdas e desatualizações de dados, atrasos, retrabalhos, dispersão do potencial de geração de inteligência organizacional e força competitiva, entre outras questões.

É comum que, nesses cenários, o gestor acabe mais envolvido com tarefas operacionais e táticas e não consiga se dedicar à estratégia na gestão de frota. Isso também abre espaço para decisões baseadas principalmente em feeling ou em dados de baixa confiabilidade, o que compromete os resultados da operação e do negócio.

Mas o que é integração de dados na frota?

A integração é a troca automática de dados entre sistemas. Isto elimina a necessidade de inserção manual de dados e coordena informações entre os sistemas, fornecendo fácil visibilidade e acesso às informações armazenadas em diferentes locais.

Essa é uma solução para que o gestor sempre esteja munido de informações, cruzamentos de dados e relatórios confiáveis para sua tomada de decisões e para otimizar os resultados da frota.

Por que a integração de dados é importante para sua empresa?

Se você deseja maximizar a eficiência de sua frota e, simultaneamente, minimizar os custos, a integração de dados na frota é uma iniciativa fundamental.

Ela permite uma tomada de decisão mais informada, processos e operações otimizados e melhor acompanhamento dos principais marcos das operações de frota.

A integração de dados na frota traz mais segurança para as informações importantes, evita a subutilização de dados estratégicos, ajuda a eliminar processos redundantes e a torná-los mais enxutos. Contribui ainda para a adoção de padronizações, agrega agilidade e assertividade aos processos de tomadas de decisões, favorece a identificação de falhas e gargalos operacionais, entre outros ganhos potenciais.

Como ter eficiência na integração de dados na frota?

Primeiramente, é importante saber quais dados você realmente precisa integrar. Para isso, tenha uma compreensão clara dos dados disponíveis. Esses podem ser recebidos de várias fontes, incluindo informações de gerenciamento, software financeiro, serviços externos, fornecedores e, cada vez mais, de sistemas telemáticos de veículos.

Existe o perigo de ter muitos dados e você acabar caindo na armadilha do microgerenciamento, o que significa que é importante determinar quais dados realmente são importantes para uma análise mais estratégica e consistente.

Depois, é indicado determinar como os dados podem ajudar a melhorar sua operação. Ter dados prontamente disponíveis, como uso dos veículos, custos de combustível e utilização de ativos, é fundamental na tomada de decisões para moldar o presente e o futuro de sua frota.

Esse processo começa com a determinação de quais dados são mais úteis e como eles precisam ser agrupados para fins de relatório e análise de frota, como rastrear os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs). Afinal, os dados se tornam mais úteis para o gerenciamento de ativos quando ajudam a apoiar o cumprimento de metas e objetivos.

Também é importante considerar que a facilidade de integração de dados na frota é essencial. Permitir um meio de acessar e interpretar dados pode significar a necessidade de desconectar sistemas que mantêm informações em silos. Em vez de usar vários sistemas para agrupar os dados relevantes, uma única solução pode ser usada para acessar facilmente todos os dados importantes e aumentar sua compreensão do que está acontecendo em sua frota e o que precisa ser melhorado.

Hoje, quase tudo que o gestor de frota faz depende de dados. Portanto, utilizar um sistema que ajude a tornar esse trabalho mais eficiente, produtivo e bem-sucedido é um investimento que rapidamente renderá dividendos.

Há uma ampla gama desses sistemas disponíveis. Quando o gestor opta pelos benefícios da terceirização, já há fornecedores que oferecem, inclusive, soluções para gestão de frota e a integração de dados na frota terceirizada.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como ter eficiência na integração de dados na frota, entre em contato com a Maestro e descubra mais sobre nossos serviços e soluções que ajudam gestores a vencerem esse desafio.

09/21/2021

Fechar Menu