A implementação de tecnologias em uma gestão de frota pode ser significativa para a otimização de processos e o dinamismo das rotinas operacionais. Utilizando ferramentas integradas, é possível ter um controle maior dos investimentos realizados em diferentes recursos.
Neste artigo, abordaremos o sistema de telemetria, e como sua implementação pode impactar positivamente nos resultados de sua frota. Acompanhe!
O que é um sistema de telemetria e como ele funciona?
Telemetria é uma tecnologia que, como seu nome indica, realiza medições (“metria”) remotamente (“tele”). Em uma gestão de frota, o sistema de telemetria é utilizado para a medição de dados do veículo. Com isso, ganha-se em rendimentos logísticos para a gestão de frotas, que terá suas atividades facilitadas.
A coleta desses dados pode ser realizada tanto analogicamente quanto de forma digital. Em um formato analógico, lê-se o conta-giro (RPM – Rotações Por Minuto) de cada um dos veículos com sensores individuais. Por meio de um fio ligado a esse sensor, pulsos são recebidos e, por sua vez, veículos são calibrados individualmente.
O formato de telemetria em um sistema digitalizado conta com uma central eletrônica instalada no veículo. Assim, tem-se uma espécie de computador de bordo responsável por sensores, comunicando a uma rede de controle por área. Essa rede é chamada CAN – ou Controller Area Network.
Em ambos os tipos de sistema, a coleta de informações é transmitida para uma central de controle. Com posse dessas informações, a gestão da frota consegue abordar de forma ágil falhas, abastecimentos, reparos e demais dados. Essa análise por telemetria gera benefícios diversos, como os que veremos a seguir.
Vantagens de utilizar a telemetria
1. Possibilidade de alerta de manutenção preventiva
Os sensores de telemetria permitem coletar dados precisos do sistema. Dessa forma, é possível acionar um alerta de manutenção preventiva, através de uma análise que considera a quilometragem rodada e o tempo em que o veículo ficou ligado, permitindo, assim, que ele possa ser consertado de forma prioritária e ágil.
Sensores localizados em diferentes partes do motor oferecem informações para a central de gestão de frotas. Por meio de um equipamento de bordo, é possível implementar manutenções em uma frequência mais alinhada às necessidades do veículo.
2. Alerta de alta velocidade
A gestão da frota com a telemetria permite o acompanhamento de cada veículo. Dessa forma, é possível elencar os motoristas com base em RPM, quilômetros rodados e velocidade.
Para um monitoramento dinâmico, é possível estabelecer alertas com limites de velocidade, tendo, assim, um melhor controle e padronização do consumo de sua frota.
3. Função cerca eletrônica
A telemetria, além de ser uma ferramenta para controle de velocidade, também promove a segurança de sua frota. A função de cerca eletrônica permite que a central delimite uma área onde a circulação de veículos é permitida.
Fora dessa área, é emitido um alerta para o painel de controle central. Dessa forma, tem-se uma maior segurança em relação aos veículos de sua frota.
Além do quesito segurança, a cerca eletrônica permite maior controle dos processos de logística, e o rastreamento, assim, pode ser utilizado para tornar a entrega mais eficiente e segura.
4. Monitoramento da validade de CNH dos condutores
O sistema de telemetria, além da mensuração de dados de sua frota, permite a associação com bancos internos. A relação de motoristas de sua empresa, por exemplo, pode ser associada a cada um dos veículos designados, de forma que a regularidade de documentos, como a CNH, possa ser monitorada.
Ao implementar um sistema que otimize sua frota, é preciso pensar em todas as informações operacionais de seus veículos. Com um sistema de telemetria integrado, o sistema de gestão de frota pode atuar de forma eficaz.
Você já conhecia essas vantagens da utilização da telemetria? Ficou com dúvidas sobre como usá-la a favor da sua frota? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a Maestro Frotas e até a próxima.