TCO e TCM: Qual é a melhor opção para a sua frota?

TCO e TCM: Qual é a melhor opção para a sua frota?

Quando um empresário pensa em investir no aluguel de veículos ou na compra de uma frota própria, uma das suas dúvidas mais comuns se refere ao custo. Nessas horas, surge a pergunta sobre qual metodologia adotar para estimá-lo: Custo Total de Propriedade (TCO) ou Custo Total de Mobilidade (TCM)?

Em geral, acaba sendo mais fácil calcular o valor da aquisição e de impostos na compra dos veículos. No entanto, ao optar pela frota própria, o empresário vai se deparar com outros custos, como seguros e manutenções corretivas e preventivas. Por outro lado, caso escolha a locação de veículos, também terá que considerar os custos indiretos, que devem ser analisados previamente.

Neste artigo, veja como funcionam as metodologias de Custo Total de Propriedade (TCO) e de Custo Total de Mobilidade (TCM) e qual é a importância de cada um delas. Acompanhe!

O que é uma frota e para que ela serve?

Uma frota é um grupo de veículos operados ou controlados por uma única entidade, como uma empresa, instituição governamental ou organização. Geralmente, esses veículos têm características semelhantes e são usados ​​para fins específicos.

As frotas são comumente encontradas em indústrias e setores, como:

  • agrícola,
  • logística,
  • transporte e mais.

As frotas são pensadas com o objetivo de facilitar a gestão e o controle dos veículos, otimizar o uso dos recursos, melhorar a eficiência operacional e reduzir custos.

Elas também permitem que uma organização monitore e mantenha seus veículos de forma centralizada, realizando manutenção regular, controle de combustível, agendamento de reparos e implementação de políticas de segurança.

O que é TCO e TCM?

O Custo Total de Propriedade (em inglês, Total Cost of Ownership – TCO) e o Custo Total de Mobilidade (em inglês, Total Cost of Mobility – TCM) são metodologias utilizadas para o cálculo dos custos totais associados à posse e ao gerenciamento de ativos.

O TCO considera todos os custos desde a sua aquisição até a sua desativação. Já o TCM tem como foco os custos contínuos de gerenciamento ao longo do ciclo de vida do ativo. 

Ambos são conceitos essenciais para a avaliação do impacto financeiro de aquisições e estratégias de gerenciamento de ativos.

TCO e TCM: Qual é a melhor opção para a sua frota?

A escolha entre as metodologias TCO e TCM vai depender das necessidades e objetivos de sua organização. Afinal, cada uma delas oferece perspectivas diferentes sobre os custos envolvidos na propriedade e no gerenciamento da frota. Saiba mais sobre elas.

TCO

Ao gerir uma frota, é necessário se atentar aos custos ocultos e contínuos que, frequentemente, não são levados em conta na compra ou aluguel dos veículos. Por conta disso, foi criada o TCO, metodologia para otimizar os resultados das empresas.

Ele consiste na análise dos custos, indiretos e diretos, incorridos durante o ciclo de vida de um ativo, considerando as etapas de aquisição, implantação, operação, suporte e aposentadoria. Ou seja, abrange todos os custos envolvidos para o funcionamento adequado do veículo.

Tal análise visa determinar se o investimento trará resultados positivos para a empresa. Em geral, as equipes costumam optar pelo uso de planilhas de estudo de viabilidade para o gerenciamento da frota.

Digamos que um empresário queira comprar um veículo, mas tenha dúvidas entre dois modelos. Um deles dá um bom desconto. 

Antes de fechar negócio com o mais barato, é necessário incluir em seu valor os custos de combustível (para isso, consulte a autonomia informada pelo fabricante), depreciação do veículo, seguro, sinistralidade, manutenções, oferta de peças de reposição e mais.

Assim, dependendo das características da frota, a economia esperada com o veículo mais barato pode gerar um aumento de gastos no futuro.

TCM

Além da metodologia TCO, há outra abordagem que leva em consideração um contexto mais amplo, o TCM.

Além dos fatores abordados pelo TCO, o TCM inclui os demais custos ocultos, como os riscos de colisões, salários, horas extras, tempo desperdiçado em trajetos ou improdutivos e a conduta do motorista. Eles também podem fazer os custos operacionais da sua frota continuarem subindo e fugindo do orçamento inicial, caso não sejam contabilizados.

Por conta da dimensão de uma gestão de TCM, é necessário envolver diferentes setores de uma empresa, mapeando e analisando indicadores de desempenho, a fim de tornar os custos operacionais mais previsíveis. 

Assim, além do Financeiro, outras equipes terão que participar da gestão da frota. Setores como Segurança e Recursos Humanos podem ter informações relevantes sobre os veículos e seus motoristas.

Em razão da sua abrangência, a metodologia TCM é ideal para casos de compras e aluguéis de frotas. No entanto, tenha em mente que a utilização do TCM não dispensará a aplicação da metodologia TCO. 

Afinal, é possível e indicado utilizar as duas abordagens na hora de decidir sobre a compra ou aluguel da frota.

Por que terceirizar a sua frota?

A terceirização da frota apresenta diversas vantagens e pode reduzir os problemas para a sua equipe, contribuindo paraa produtividade geral.

Aplicando as metodologia TCO e TCM em conjunto, você conseguirá ter previsibilidade quanto a todos os custos que precisam ser planejados. Dessa maneira, saberá qual investimento é o mais adequado para o seu negócio.

Além da redução de custos e otimização de planejamento, outros benefícios de terceirizar sua frota são:

  • maior flexibilidade e escalabilidade;
  • redução de responsabilidades legais e administrativas;
  • manutenção e assistência técnica por conta do prestador do serviço;
  • mais tempo para focar no core business.

Se você leu até aqui, já sabe como, quando e de que maneira as metodologias TCO e TCM devem ser usadas. Então, analise os custos e escolha a abordagem que for mais adequada para o seu negócio.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe o conteúdo com quem possa se interessar por esse material!

Fechar Menu