Como locadoras de veículos reduzem custos e ainda têm lucro?

Como locadoras de veículos reduzem custos e ainda têm lucro?

Na visão de muitas empresas, a redução de custos demanda que exista algum escopo a ser reduzido, um controle que possivelmente gerará menos lucro. Mas no caso de locadoras de veículos, sua operação não apenas ajuda a diminuir gastos da organização que contratou seus serviços, mas também gera lucro com essa negociação.

Existem muitos questionamentos do gestor de frota sobre como tornar sua operação mais eficiente. Locadoras de veículos acabam sendo uma opção que gera, também, novas dúvidas. É lucrativo transformar uma frota própria, total ou parcialmente, em uma terceirizada, tendo contato com locadoras de veículos? Entenda mais sobre essas questões no artigo a seguir.

Soluções trazidas a partir da parceria com locadoras de veículos

1. Menor impacto em custos operacionais e de manutenção

Despesas com manutenção, como compra de peças e contratação de mão de obra, tendem a se tornar maiores à medida em que os veículos da frota própria envelhecem e sofrem depreciação. Já com a parceria com as locadoras de veículos, é possível reduzir esse custo de maneira significativa.

O lucro obtido ao diminuir esse impacto em custos operacionais, como gerenciamento de manutenção e contratação de funcionários especializados, está no preço final do serviço. Sem a necessidade de internalizar equipes de manutenção, a organização pode aumentar sua margem de lucro e economizar tempo em suas operações como um todo.

2. Mais amplas opções de negociação na compra e locação de veículos

Com o tempo, o valor dos veículos sofre uma depreciação. Com uma frota própria, o gestor está limitado a arcar com esses custos, que estarão embutidos no valor de seus serviços e, consequentemente, nos resultados financeiros da empresa.

Ao contratar locadoras de veículos, é possível ter maior liberdade na negociação ao comprar e alugar carros empresariais. Sua organização pode aumentar e reduzir sua frota sem arcar com o custo de depreciação ou sazonalidade. E, sem estar presa à depreciação, a gestão de frotas pode gerar ainda mais lucro a partir dessa economia.

3. Gestão otimizada com locadoras de veículos

Outro aspecto em que locadoras de veículos podem beneficiar suas contratadas é em relação à eficiência. Serviços de consultoria especializada por parte das empresas locadoras de veículo podem fazer com que, no médio e longo prazo, a frota registre mais lucro e reduza custos operacionais.

A partir dessa consultoria, a gestão de frotas pode ser otimizada e riscos como acidentes, falhas mecânicas e gastos com combustíveis podem ser minimizados. Por consequência, a eficiência da frota se torna mais controlável. Em caso de sinistros, a substituição dos veículos fica muito mais ágil, fazendo com que a terceirização por meio de locadoras de veículos seja uma opção vantajosa para a otimização da gestão do negócio.

4. Solidificação da carteira de clientes

Quando se usufrui da parceria com locadoras de veículos, diversos aspectos operacionais de sua frota são gerenciados diretamente pela locadora, tais como troca de peças e manutenções de rotina. Dessa forma, o gestor e seus funcionários podem investir mais tempo em técnicas de atendimento e otimização da satisfação de seus clientes, além de ser mais produtivos e focados em gerar resultados, levando em consideração a atividade-fim da organização.

Desse modo, com a terceirização da frota, sua empresa ganha um diferencial de mercado valioso. Uma equipe direcionada a satisfazer os clientes consegue solidificar sua carteira e, no médio e longo prazo, garantir uma estabilidade maior de lucro com o perfil de cliente ideal para sua frota. E tudo isso enquanto ajuda a reduzir os custos operacionais do negócio.

E você, está procurando formas de reduzir os custos de sua frota com locadoras de veículos e melhorar sua lucratividade? Então, confira as soluções da Maestro Frotas para terceirizar serviços e potencializar sua gestão!!

Fechar Menu