4 formas de avaliar o motorista de frota da sua empresa

O desempenho de empresas com frota própria ou terceirizada está diretamente relacionado à performance do motorista de frota que conduz os veículos. Questões como produtividade, cumprimento de prazos, credibilidade no mercado: tudo isso é alcançado por meio desses profissionais de linha de frente.

Por isso, é importante ter formas de, constantemente, desenvolver e avaliar o motorista de frota da empresa, atuando proativamente para elevar os indicadores do negócio e minimizar riscos em sua operação.

Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos alguns dos caminhos possíveis para avaliar o motorista de frota de sua organização. Acompanhe a seguir.

1. Indicadores de produtividade do motorista de frota

Sem parâmetros definidos previamente, você e o condutor podem ter entendimentos diferentes sobre seu rendimento produtivo. Por isso, para que as partes estejam alinhadas e se elimine a subjetividade do processo, é importante ter claros quais serão os índices de produtividade do motorista que serão avaliados e suas formas de medição.

Esses indicadores devem ser definidos de acordo com o planejamento estratégico do negócio e da gestão de frota. Comumente, eles abrangem:

  • Índice de entregas feitas dentro do prazo;
  • Quantidade de multas recebidas;
  • Número de faltas do motorista;
  • Número de elogios/reclamações recebidas para o condutor;
  • Percentual de satisfação do cliente;
  • Entre outros.

2. Autoavaliação psicométrica do motorista de frota

Sabe-se que o cansaço causado pela condução por longos períodos de tempo é um fator importante para o envolvimento em acidentes, além da condução sob pressão do tempo para cumprir os horários.

Entretanto, por trás desses dois fatores principais, estão as atitudes, crenças e motivações que influenciam a tomada de decisão do motorista. Por exemplo, em última instância, não é a fadiga que causa o acidente – é a decisão do condutor de continuar dirigindo quando ele está com sono. Não é a pressão do tempo que faz com que haja envolvimento em colisão, mas, por exemplo, a decisão de acelerar ou dirigir muito próximo ao veículo da frente quando se está atrasado.

As decisões tomadas pelo motorista de frota resultam de uma complexa mistura de experiências passadas, personalidade e eventos de trânsito. Por isso, um instrumento que pode ser utilizado para avaliar o motorista quanto a esses aspectos é a autoavaliação psicométrica, que faz com que o profissional também tenha mais consciência sobre os gatilhos que levam a determinados comportamentos indesejados.

Métricas psicológicas são a medida dos atributos psicológicos de um indivíduo. A técnica é amplamente utilizada em ambientes educacionais e em empresas de recrutamento e seleção. 

Esse tipo de avaliação pode ajudar, entre outras coisas, a determinar o risco comportamental de cada condutor e seu potencial de envolvimento em acidentes. Além disso, traz pontos que precisam ser reforçados nos treinamentos e nos feedbacks dados aos profissionais.

3. Avaliação de desempenho por objetivos

Esse tipo de instrumento possibilita que se determine o quanto o motorista de frota ficou próximo, atingiu ou superou os objetivos determinados para seu trabalho. No entanto, para que ele seja viável, é importante que a empresa tenha métodos de aferição de indicadores e resultados bem estruturados e eficientes.

Entre os objetivos que podem ser atrelados aos condutores nesse tipo de avaliação, podem estar:

  • Metas de consumo de combustível/pneus;
  • Metas de retenção de clientes;
  • Metas de rendimento do veículo;
  • Metas de redução de acidentes;
  • Entre outras.

4. Avaliação de desempenho por competências

Nesse modelo de avaliação, objetiva-se saber se o motorista de frota apresenta determinados comportamentos importantes e requeridos pela sua empresa. Esse tipo de método comumente avalia conhecimentos, habilidades e atitudes para determinar se houve o atingimento dos comportamentos esperados.

Isso pode incluir, por exemplo: habilidade para atuar em equipe, pontualidade, conhecimento sobre as leis de trânsito e direção defensiva, etc.

Extra: tecnologias que ajudam na avaliação do motorista de frota

Para fornecer os dados que ajudarão nessas e em outras formas avaliativas do motorista de frota, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Com as soluções de monitoramento de frotas, videomonitoramento embarcado e de telemetria, por exemplo, consegue-se ter acesso a diversos indicadores exatos, como a velocidade do motorista em determinado deslocamento, seu trajeto, desvios de rota, acelerações, frenagens, consumo de combustível, tempos de parada para descanso, problemas com cargas, entre outros.

Agora que você já sabe mais sobre formas de avaliar o motorista de frota, confira também dicas de como melhorar a comunicação com seu time de condutores.

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