A importância da segurança nas frotas pesadas terceirizadas

A importância da segurança nas frotas pesadas terceirizadas

Nos últimos anos, as funções do gerente de frota evoluíram bastante, ao passo que suas responsabilidades e desafios se expandiram e se tornaram mais complexos. Para lidar com tudo isso e atuar mais estrategicamente, a opção por frotas pesadas terceirizadas é uma grande aliada para o gestor e a empresa conquistarem suas metas.

Ainda assim, em um modelo de terceirização, é fundamental seguir com foco em determinadas funções significativas. A segurança nas frotas pesadas terceirizadas, por exemplo, está entre as responsabilidades mais importantes de um gestor da área.

A seguir, compreenda mais sobre a importância da segurança nas frotas pesadas terceirizadas e obtenha dicas práticas para colocar esse fator como uma base em sua operação.

Por que a segurança nas frotas pesadas terceirizadas é tão importante?

A segurança é um dos aspectos mais desafiadores do gerenciamento de frota pesadas terceirizadas ou próprias.

Afinal, priorizar a segurança da frota é priorizar as pessoas, seus ativos, sua marca e uma operação eficiente e cuidadosa. Ainda, esse foco contribui para reduzir o número de acidentes veiculares que impactam também o desempenho de toda a empresa.

Além disso, manter a ênfase na segurança nas frotas pesadas terceirizadas é algo que ajuda a tornar sua operação mais custo-eficiente.

Isso porque, além dos custos diretos com problemas de segurança que levam a acidentes, há gastos indiretos e outros prejuízos que são subprodutos de um baixo nível de segurança, incluindo:

● Publicidade negativa;

● Danos à reputação da empresa;

● Prêmios de seguro aumentados;

● Carga administrativa de lidar com as consequências do acidente ou problema;

● Taxas legais;

● Perda de tempo produtivo;

● Baixo engajamento da equipe;

● Atrasos nas entregas e perdas de negócios.

Quais são os benefícios da segurança nas frotas pesadas terceirizadas?

Além de proteger sua operação, sua equipe, reputação e recursos, a priorização da segurança nas frotas pesadas terceirizadas oferece benefícios como: ‍

● Tornar sua marca empregadora mais atrativa para contratar e reter os melhores condutores;

● Elevar os níveis de satisfação dos funcionários;

● Otimizar a eficiência das frotas pesadas terceirizadas;

● Reduzir custos e evitar gastos imprevistos e desnecessários;

● Impulsionar a competitividade da sua operação;

● Melhorar a satisfação do cliente (sem problemas recorrentes com a carga, atrasos na entrega, etc.);

● Diminuir as interrupções inesperadas em sua operação e os níveis de absenteísmo na equipe.

Como manter o foco na segurança nas frotas pesadas terceirizadas?

Ao atuar com o modelo de frotas pesadas terceirizadas, sua empresa terá um apoio importante para manter a segurança em alta em sua operação.

Afinal, com a terceirização, você terá disponíveis veículos novos e nas melhores condições e com a manutenção em dia.

Essa alternativa por si já demonstra um compromisso com o fator segurança. E, para elevá-lo ainda mais, há outras práticas que sua gestão de frota pesada pode adotar, incluindo:

Estabelecer uma política de segurança clara

É fundamental criar políticas e procedimentos claros centrados na segurança nas frotas pesadas terceirizadas. Todos os funcionários envolvidos nas operações da frota — sejam os motoristas profissionais, os carregadores e outros — precisam entender e aplicar esses padrões.

Ao colocar tudo por escrito, serão definidas expectativas claras e consistentes sobre comportamentos, regras, diretrizes e procedimentos adequados para buscar o maior nível possível de segurança na operação.

‍Alguns dos pontos importantes desse conjunto de políticas são:

● Regras de uso dos veículos;

● Atribuições de responsabilidade;

● Padrões operacionais e programas de treinamentos;

● Normas de conformidade de segurança.

Ter um programa de recrutamento e seleção criterioso

Os condutores são a linha de frente para garantir a segurança nas frotas pesadas terceirizadas. Tanto a segurança quanto o próprio sucesso da sua operação dependem do comportamento, das decisões e do trabalho que os profissionais desempenham enquanto estão na estrada.

Portanto, é crucial ter dedicação e cuidado desde a etapa de recrutamento e seleção desses colaboradores, identificando, entre seus critérios, os condutores que se alinham com a cultura do negócio e que são comprometidos com a segurança.

‍Treinar constantemente sua equipe

O treinamento do motorista é a espinha dorsal de qualquer programa de segurança nas frotas pesadas terceirizadas e, idealmente, nunca para.

Isso porque o treinamento regular pode quebrar hábitos de direção inseguros, como excesso de velocidade, frenagem brusca e curvas fechadas e reforçar comportamentos esperados pela empresa.

Treinar continuamente a equipe não apenas diminuirá os riscos potenciais para seus motoristas, como também poderá beneficiar significativamente seus negócios.

Isso se dá de diferentes maneiras: a reputação da sua empresa será protegida minimizando os comportamentos arriscados no trânsito, os custos de combustível podem diminuir significativamente, bem como os com multas, etc.

Entre os treinamentos, é indicado constar:

‍Técnicas seguras de direção

Os condutores precisam dominar seus veículos. Para ajudar nisso, é recomendável fornecer treinamento que abranja várias habilidades e manobras de segurança como:‍

● Técnicas anticapotamento;

Direção defensiva;

● Condução econômica;

● Primeiros socorros.

Utilize um sistema de telemática

Os melhores parceiros de terceirização de frotas pesadas também oferecem algumas tecnologias modernas para auxiliar e trazer mais segurança para a empresa contratante.

Um exemplo são as soluções de telemática, que ajudarão o gestor em atividades como o rastreamento do veículo e o acompanhamento de dados em tempo real (como velocidade, atividades de frenagem e aceleração), o que permite identificar, prevenir e corrigir comportamentos de risco.

Essa tecnologia também pode ajudar a elevar a segurança inibindo situações como roubos na estrada.

Mantenha-se atento às diretrizes das Normas Regulamentadoras

Há mais de 30 NRs (Normas Regulamentadoras) vigentes e que precisam ser observadas em organizações públicas, privadas e em órgãos governamentais que empregam profissionais por meio do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Elas abrangem diversos aspectos da segurança e da medicina do trabalho. Há algumas com maior foco para as atividades relacionadas ao transporte, como a NR-11 e a NR-20.

Por isso, é essencial, tanto para garantir um ambiente de trabalho seguro para todos quanto para agir em conformidade com a regulamentação, que o gestor esteja atento a essas diretrizes.

Acompanhe o calendário de manutenção dos veículos

Ainda que, nas frotas pesadas terceirizadas, a execução de reparos e rotinas de manutenção sejam operacionalizadas pela empresa parceira, é importante o gestor de frota manter o acompanhamento dessa rotina, especialmente quanto à manutenção preventiva, que é um aspecto central para a segurança da equipe, das cargas e da operação.

Quer ter mais segurança em sua operação? Busca um parceiro para frotas pesadas terceirizadas que seja comprometido com esse fator? Então, faça contato com nossa equipe e descubra como a Maestro Frotas pode ajudar a priorizar a segurança em sua frota pesada.

Fechar Menu