Renovação de frota e o impacto na produtividade da operação

Renovação de frota e o impacto na produtividade da operação

A necessidade de realizar uma renovação de frota, frequentemente, acompanha uma mudança estratégica nas operações da empresa, visando torná-la mais custo-eficiente. Nesse momento, como você diria que sua operação se beneficia da estrutura atual de veículos e logística utilizada? Renovar a frota pode ser a solução-chave para alavancar o desempenho e a produtividade de seu negócio.

Nesse contexto, é importante salientar que a renovação de frota não é somente uma ação de manutenção rotineira. Algumas empresas podem, inclusive, a partir disso, mirar em nichos de mercado que até então sua gestão de frota não comportaria antes da renovação. Mas, então, como conciliar a estratégia e monitorar esse impacto na produtividade de forma concreta?

No artigo de hoje, nós falaremos mais sobre alguns dos impactos que uma renovação de frota pode trazer para sua gestão e seu planejamento. Confira a seguir.

A renovação de frota gera mais possibilidades de escolha

As entregas de cargas pesadas ou a escolha de determinadas rotas são pontos que limitam a sua ação? Sua gestão de frota sente-se impedida de crescer e ter uma produtividade e um resultado mais expressivo? Se a resposta é sim para uma dessas perguntas, talvez seja o momento de pensar em uma renovação estratégica de frotas.

Com uma frota renovada, clientes pontuais que estavam fora de alcance podem ser agregados à sua carteira. Com isso, gera-se uma maior diversidade para seu público, permitindo que sua frota possa produzir mais sem exaurir recursos.

Renovação de frota permite um atendimento mais ágil

O impacto real da renovação de sua frota é percebido em todas as etapas do processo. A produtividade na operação, em uma gestão de frotas estratégicas, está interligada aos demais fatores. Custos, fornecedores e empresas parceiras podem ser otimizados durante a renovação. Do contrário, é possível que a tomada de ação de uma nova frota não solucione o problema.

Nesse sentido, ter uma frota renovada permite que o atendimento possa ser mais veloz. Assim, necessidades de entrega, carga e descarga podem ser antecipadas proativamente e planejadas com maior agilidade. Por consequência, recursos tornam-se otimizados – tais como combustível, valores de frete e demais outros.

A desmobilização da frota impacta na produtividade

A tarefa de desmobilização, isso é, a venda de veículos usados, impacta também na produtividade do negócio. Por isso, ao realizar a renovação de frota de sua empresa, é preciso certificar-se de que investimentos feitos na manutenção, por exemplo, não foram planejados de forma ineficiente.

Nesse contexto, outro ponto que a renovação de frota possibilita é fazer com que a gestão busque formas eficientes de desmobilizar a frota. Veículos parados no pátio trazem ineficiência, perda de produtividade e de lucratividade para seu negócio. Em alguns casos, é recomendado terceirizar a atividade de manutenção, documentação e venda para que sua empresa foque na renovação de frota em si e na questão estratégica inerente a seu empreendimento.

Você ainda tem dúvidas sobre como alavancar a produtividade de sua operação com uma renovação de frota estratégica?

Quer saber como expandir e diminuir custos com essa renovação? Então, entre em contato com a Maestro Frotas! Estamos aqui para ajudá-lo a solucionar suas principais questões sobre o assunto e a tornar sua gestão mais custo-eficiente!

Fechar Menu