Como é o processo de contratar frota terceirizada?

Como é o processo de contratar frota terceirizada?

O processo de contratar frota terceirizada pode fazer com que seu negócio ganhe em eficiência e produtividade, além de reduzir custos de sua operação e liberar tempo e recursos para o aproveitamento de novas oportunidades, escalando sua operação. No entanto, muitos gestores de frota ainda têm dúvidas sobre quais são os principais pontos desse processo para torná-lo mais célere e eficiente.

Confira, no artigo de hoje, as principais etapas ao contratar frota terceirizada, entenda o ciclo de fechamento de parceria e quais informações são necessárias.

Ciclo de fechamento da parceria ao contratar frota terceirizada

Como seu negócio opera? Contratar frota terceirizada contribui para o tipo e modelo de sua gestão? Busque o entendimento das necessidades e levante as informações necessárias para preparar, encaminhar e discutir sua proposta com o serviço da empresa parceira – que deve ter boas referências de mercado.

Na negociação sobre a proposta de contratação de frota terceirizada, é importante alinhar os níveis de serviço. O chamado SLA – Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, é um documento importante para definir os termos de compromisso, prazos e metas nessa relação contratual.

Com a negociação e contratação da frota, é feita a entrega dos veículos nos locais indicados, além de detalhes sobre os serviços acordados e condições de devolução e venda da frota atual. Quanto a isso, vale ressaltar que a desmobilização da frota, por exemplo, pode ser feita em uma migração de frota própria para a terceirizada, com o assessoramento e a expertise do novo parceiro, que poderá facilitar e agilizar todo esse processo.

O que é necessário informar e negociar ao contratar frota terceirizada?

Existem vários detalhes que requerem atenção ao contratar frota terceirizada, a fim de gerar um ótimo negócio para a empresa. Entre eles, podem ser destacados:

  • Prazo do contrato (podendo ser de 12, 24, 36 ou 48 meses).

  • Franquia de km praticada pela empresa.

  • Opção de veículos reserva ou substitutos e tempo de entrega desses carros.

  • Quantidade de jogos de pneus que serão substituídos.

  • Apólices de autoproteção por parte de locadora previstas em contrato.

  • Franquias para a autoproteção em caso de danos materiais, morais e contra terceiros.

  • Gestão de multas.

  • Local de entrega dos veículos.

  • Trajeto de circulação dos veículos (importante para a logística de entrega da empresa).

Considerações finais

O processo de contratar frota terceirizada deve promover uma maior eficiência para sua operação, a tornando mais produtiva e reduzindo seus custos fixos e ocultos. Isso é feito por meio da otimização de investimentos e desburocratização de processos. No entanto, para que a contratação resulte em uma gestão eficiente, é necessário dar atenção a todos os pontos-chave de sua operação no momento de procurar um parceiro ideal.

Nesse sentido, definir e documentar adequadamente os parâmetros é essencial ao buscar parcerias para a terceirização de frota. O processo de contratar frota terceirizada parte do entendimento e do levantamento das necessidades e dos potenciais pontos de melhoria em suas operações. Somente com isso estabelecido deve-se partir para a elaboração e discussão de uma proposta personalizada de contrato.

Você ainda tem dúvidas sobre o processo de contratar frota terceirizada? Em quais etapas de gestão de sua frota surgem pontos incertos na hora de realizar uma proposta para uma empresa especializada? Compartilhe seu questionamento com a gente nos comentários. Até a próxima!

Fechar Menu