Qual o papel da terceirização de frota na logística?

Qual o papel da terceirização de frota na logística?

O setor de logística é um dos que rotineiramente mais sofrem com custos variáveis estimulados por fatores internos e externos – tais como o preço do combustível, os congestionamentos cada vez mais frequentes, que podem levar a atraso de entregas e maiores gastos com translado, entre outros. Para lidar com esse cenário e alcançar custos mais previsíveis e maior eficiência na operação e nos processos de logística, uma das alternativas que têm se destacado é a trazida pela terceirização de frota.

De fato, conforme levantamento da Fundação Dom Cabral (FDC), 65% dos gestores de logística gostariam de diminuir seus custos relacionados com transporte. E, de acordo com esse estudo, terceirizar a frota tem sido a principal solução encontrada por empresas embarcadoras de cargas a fim de reduzirem seus custos logísticos.

Se você ainda está em dúvida se a terceirização de frota pode ajudar em seu processo de logística e na gestão de seu negócio, continue acompanhando o artigo de hoje!

Principais benefícios da terceirização de frota para processos de logística e performance do negócio

A decisão de terceirizar a frota, naturalmente, deve ser ponderada, a fim de ter certeza de que é o caminho certo para o momento atual de seu negócio. Nessa avaliação, é importante levar em conta alguns dos benefícios potenciais trazidos pela terceirização. Entre eles, podemos citar:

  • Reduzir custos operacionais. De acordo com dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), a terceirização de frota pode representar custos reduzidos em 25% para as empresas. E essa economia pode ser ainda maior considerando os gastos específicos da organização com seguro automotivo, IPVA, licenciamento, outros custos com pessoal de apoio, etc.
  • Possibilitar que sua empresa foque em seu core business e não em questões mais operacionais.
  • Tornar a gestão de frota e de logística da sua empresa mais moderna e custo-eficiente.
  • Melhorar a dinâmica de fluxo de caixa, sem provimentos ou retiradas constantes para renovação, aquisição e manutenção de veículos para cobrir as atividades logísticas e o crescimento das operações.
  • Proporcionar escalabilidade facilitada e ágil para o negócio.
  • Capitalização rápida para a empresa, por meio da venda dos veículos próprios. 
  • Aproveitar a expertise e o know how da terceirizada para tornar sua gestão logística mais eficiente e inovadora, alinhada às melhores práticas e tendências do mercado.
  • Melhorar a qualidade do atendimento prestado ao cliente.
  • Ter acessível tecnologia de alto nível – como telemetria, sistema ERP, entre outras – sem ter de realizar investimentos onerosos com aquisições, já que o parceiro, frequentemente, disponibiliza essa alternativa ao contratante.
  • Garantir frota sempre renovada.

Terceirização de frota e logística: uma dupla de sucesso

Como vimos, a terceirização de frota pode trazer diversos benefícios potenciais para sua empresa. Quanto a isso, é importante lembrar de que administrar integralmente uma frota com veículos próprios, praticamente, é gerenciar outro negócio dentro de seu próprio negócio. E essa camada adicional de trabalho, em uma área intrinsecamente já complexa como é a logística, pode reduzir o potencial de crescimento, de produtividade e lucratividade de seu empreendimento.

Nesse contexto, a terceirização de frota tende a tornar o processo e a operação logística muito mais fluidos, controláveis, mensuráveis e custo-eficientes para as empresas. 

E hoje há no mercado opções de parceiros que prestam o serviço que tenha o fit perfeito para as necessidades logísticas de qualquer negócio. Há locação de veículos leves e pesados, elétricos ou convencionais, com ferramentas e recursos de BI (Business Intelligence), apoio tecnológico (telemetria, sistemas de monitoramento, etc.), consultoria para desmobilização, frota de veículos com personalização da identidade visual de sua empresa, entre outros.

Ainda, todo o controle de manutenções preventivas e corretivas será conduzido pela terceirizada, você poderá ter veículo reserva quando necessário, assistência 24 horas, todo o apoio em situações de sinistro, entre outros serviços que, rapidamente, começarão a impactar nos resultados de seus processos de logística e, de modo mais abrangente, no desempenho de seu negócio. 

Com tudo isso, adotar uma logística proativa será algo natural e facilitado, o que potencializa ainda mais os benefícios trazidos pela terceirização de frota.

E então, ficou mais claro para você como a terceirização de frota pode ajudar nas operações e no processo de logística de sua empresa? Para conferir outros conteúdos sobre este tema, continue acompanhando o blog da Maestro Frotas!

Fechar Menu