Frota mista de veículos leves: quais as vantagens?

Frota mista de veículos leves: quais as vantagens?

Na gestão de uma frota de veículos leves, é importante que os processos possam ser continuamente otimizáveis. Da mesma forma, poder desenvolver serviços diferenciados destaca sua frota em relação às concorrentes. E, uma das formas de conseguir alavancar seus negócios é investir em uma frota mista. Ou seja, a diversificação pode direcionar sua frota para escalar suas operações e atender novas ou mais amplas oportunidades de mercado.

A princípio, muitas empresas não encontram viabilidade ou base para investir em uma frota mista. No entanto, existem claros benefícios potenciais em se considerar essa estratégia. Mas quais são eles?

Para saber mais, continue a leitura do artigo de hoje. A seguir, vamos apresentar as principais vantagens para sua operação de veículos leves ter uma frota mista. 

1. Maior produtividade em sua operação

Clientes diferentes exigem serviços diferenciados. Um serviço que envolve uma frota mista de veículos leves, por exemplo, pode ter em seu escopo atender públicos focados no transporte executivo ao mesmo tempo em que realiza fretes ou descargas de produtos. Quando isso se torna algo esperado no mercado, onde o diferencial se encontra? Resposta: na produtividade gerada pela frota.

Isso porque, quando se investe em uma frota mista de veículos leves, é possível facilitar a dinâmica das operações. Uma frota mista, por ser mais diversificada, pode operar conforme as particularidades da demanda, diminuindo, com isso, o tempo de ociosidade dos veículos leves no pátio. Por sua vez, o custo de manutenção tende a se tornar também menor.

2. Cumprimento e otimização de prazos

Cada minuto a mais do que o necessário com sua frota nas ruas representa um gasto. Saber como realizar uma gestão que monitora e otimiza esse tempo permite um melhor cumprimento de prazos e uma otimização apurada de custos.

Em alguns casos, o rápido atendimento pode, inclusive, fazer com que sua gestão antecipe uma melhor administração dos recursos de sua frota. Uma frota mista pode direcionar sua operação nesse sentido.

Ao cumprir prazos estipulados, existem também benefícios que podem ser acordados entre sua frota de veículos leves e seus clientes. Um programa de fidelidade, por exemplo, pode ser um incentivo para que clientes que já tiveram boas experiências com seu serviço possam contratá-lo por um período maior de tempo.

Assim, uma frota mista permite que seu planejamento possa ser operacionalizado, dando espaço a novas estratégias de captação e fidelização de clientes.

3. Mais flexibilidade com uma frota mista

Veículos leves, em sua categoria, apresentam usos práticos mais abrangentes em relação aos veículos pesados. Ter uma frota mista em sua organização cria a possibilidade de que esses veículos possam ser mais variados.

Já mencionamos que clientes existem para diferentes serviços. Portanto, para garantir o máximo de eficiência, diferentes modelos de veículos podem ser apresentados como a solução ideal para as dores de seus clientes.

Com uma frota mais flexível e escalável, é possível inserir sua empresa em mercados e nichos que, antes, poderiam estar fora do seu escopo de atuação. Por sua vez, os serviços já oferecidos em sua frota podem ser otimizados e reajustados de acordo com a necessidade. Períodos sazonais podem ser antecipados, e a gestão de frota mista de veículos leves pode realizar um plano de ação personalizado para esses cenários.

Mas como ter uma frota mista de veículos leves?

Como vimos, há diversos ganhos potenciais em elaborar uma operação de frota mista de veículos leves. Porém, na hora de colocar esse plano em prática, podem surgir alguns entraves.

Questões como o correto dimensionamento de frota e sua composição com novos veículos, atendendo a um orçamento cada vez mais enxuto e problemas de estrutura ou de tecnologia para administrar essas novas oportunidades são alguns dos gargalos comuns quando se avalia a diversificação em uma operação com frota própria de veículos leves.

Acontece também de algumas companhias fecharem parcerias com montadoras, porém, acabarem tendo de aceitar um veículo estipulado por elas no acordo. E isso pode limitar ou gerar uma incompatibilidade entre o modelo ofertado e as reais necessidades da gestão de frota. 

Como alternativa para resolver essas questões, muitas empresas têm buscado uma parceria estratégica de terceirização de frota, com a qual possa ter disponíveis veículos extras, apoio na escolha dos veículos e dimensionamento da frota mista, acesso a sistemas de gestão, entre outras coisas. 

Quer conhecer, na prática, quais são as vantagens de investir em uma frota mista? Sente que a eficiência de seus recursos poderia estar sendo mais bem explorada na categoria de veículos leves? Entre em contato com a Maestro Frotas e saiba como a operação de sua frota pode ser terceirizada de maneira inteligente!

 

 

Fechar Menu