Frota diversificada é mais eficiente: entenda o por quê

Frota diversificada é mais eficiente: entenda o por quê

Os desafios em realizar a gestão de sua frota são diários. Para facilitar processos e ter acesso a novas oportunidades, investir em uma frota diversificada pode ser uma direção certeira para sua empresa.

Os benefícios de uma frota diversificada, também chamada de frota mista, ainda podem parecer distantes para algumas empresas. Mesmo assim, para quem busca maior produtividade e rentabilidade em suas operações, esse caminho pode revelar possibilidades estratégicas valiosas.

No artigo de hoje, apresentaremos alguns dos principais aspectos para diversificar sua frota. Quer saber mais? Confira a seguir.

Uma frota diversificada traz maior flexibilidade

Com uma frota mista, é possível ter mais flexibilidade na escolha de veículos. Uma frota focada somente em veículos executivos, por exemplo, pode estar perdendo um público importante para uso operacional ou severo.

Em muitos casos, a falta de diversificação nos modelos da frota pode, inclusive, transmitir um perfil ineficiente para clientes ávidos pelos serviços que você poderia oferecer pontualmente. E se existe algo mais impactante do que a insatisfação de um serviço é a reputação negativa que isso pode trazer para sua frota.

Frota diversificada é fundamental para a produtividade do negócio

O aspecto de flexibilidade, dependendo do cenário e das demandas do seu mercado, pode ser até um diferencial. No entanto, é possível que a falta de investimento em uma frota diversificada esteja afetando seu negócio de forma ainda mais básica. Negligenciar esse aspecto pode ser prejudicial a ponto de gerar ociosidade entre os veículos de sua frota.

Já abordamos a questão da ociosidade da frota ao falar sobre a necessidade de carros reserva. Com uma frota mista, o mesmo problema pode ser solucionado. A alta demanda de determinada categoria de veículos, quando mal gerenciada, pode comprometer futuras operações e agravar custos com manutenção.

Melhor planejamento de prazos com sua frota

Uma frota diversificada é resultado de uma gestão e planejamento de frotas que consideram a otimização no cumprimento dos prazos acordados junto a seus clientes. Empresas, além de primarem pelo rápido atendimento das necessidades de seu público, precisam trabalhar seus recursos corretamente.

Uma frota massificada, reduzida, mal dimensionada em termos de suas necessidades está exposta a ter seu planejamento desafiado constantemente. Em casos de incidentes ou até mesmo vistorias de rotina, aumenta a possibilidade de que a frota não consiga cumprir com prazos já estipulados. Com uma frota diversificada, é possível reverter esse quadro.

Mas como ter uma frota diversificada?

Bem como os desafios diários da gestão de frotas, ter a diversificação também pode representar problemas práticos em sua própria implementação. Custos elevados, falta de estrutura ou péssimos fornecedores de veículos terceirizados para diferentes operações são só alguns dos obstáculos possíveis.

Algumas empresas firmam parcerias com montadoras, e acabam tendo o veículo estipulado pela montadora. Nesse caso, acaba-se tendo uma limitação pela eventual incompatibilidade do modelo escolhido para as operações em que o veículo é alocado.

Para resolver essas questões e investir em uma frota diversificada, é recomendado uma locadora que tenha a amplitude de veículos necessária. Ao evitar parcerias com montadoras que limitam o escopo de suas operações, você aumenta a eficiência de sua frota e permite que ela seja mista, sem que isso prejudique seu planejamento inicial.

Ainda tem dúvidas específicas sobre investir em uma frota diversificada? De que outras formas a eficiência da operação de sua frota pode ser expandida? Entre em contato conosco, estamos aqui para ajudá-lo a solucionar suas principais questões sobre o assunto. Até a próxima!

Fechar Menu