Gestão de manutenção preditiva de frota pesada

Gestão de manutenção preditiva de frota pesada

Sua frota pesada deve estar na estrada, fazendo seu trabalho e gerando lucro, certo? Para fazer isso, você, como gestor de frota, precisa manter o controle de diversos fatores para garantir que os veículos permaneçam ativos e lucrativos. A manutenção preventiva, por exemplo, é essencial. Mas há outro elemento de manutenção cada vez mais importante para se ter o melhor retorno de sua frota pesada: a manutenção preditiva.

A análise preditiva pode ser uma grande aliada dos gestores para ajudá-los a administrar proativamente as frotas da empresa e mantê-las lucrativas. A seguir, compreenda melhor o que é a gestão de manutenção preditiva de frota pesada.

O que é manutenção preditiva e quais seus benefícios?

A manutenção preditiva é elaborada e existe junto com a manutenção preventiva. A manutenção preventiva ocorre de acordo com um cronograma; em intervalos regulares determinadas peças precisam ser substituídas, serviços feitos para que sua frota pesada permaneça em boas condições na estrada por mais tempo.

Já a manutenção preditiva leva isso um passo adiante, baseando-se em dados para estimar quando as coisas poderão dar errado, em vez de substituir peças que apresentam desgaste ou programar manutenção regular.

Assim, a manutenção preditiva aproveita dados de diversas fontes para estimar e identificar falhas e outros problemas antes que eles ocorram e gerem um impacto negativo maior em sua operação de frota. Com isso, é possível utilizar dados para obter padrões futuros e utilizá-los para ter o máximo efeito para planejar e agir de forma mais preventiva do que reativa com a manutenção de sua frota pesada.

Assim, esse tipo de manutenção poderá usar dados históricos e em tempo real para informar aos gestores de frota quais peças de um veículo têm probabilidade de falhar, possivelmente até semanas antes da eventual ocorrência da falha. A longo prazo, a manutenção preditiva pode ajudar a estender a vida útil do veículo e auxiliar os gestores a garantir que eles tenham uma capacidade de frota adequada e confiável.

Ainda, ela ajuda as frotas pesadas reduzindo o tempo de inatividade dos veículos devido a reparos evitáveis. Além disso, os veículos podem ser utilizados de forma mais eficiente porque a manutenção é planejada apenas quando é necessária, ajudando a evitar contratempos que prejudiquem o cronograma de cada condutor e veículo. E isso repercute diretamente na satisfação do cliente ao ter uma previsibilidade confiável para o recebimento de suas cargas.

Como funciona a manutenção preditiva para frota pesada?

A manutenção preditiva não é uma ciência exata – ainda. E a sua assertividade depende diretamente dos dados disponíveis. É preciso, no mínimo, dados históricos, mas dados de outras fontes, como os fornecidos por fabricantes, estatísticas de órgãos oficiais, dados colhidos em tempo real com a telemática – esses e tantos outros podem contribuir para projeções muito mais precisas e valiosas para sua operação.

No contexto ideal, a manutenção preventiva e a preditiva trabalham juntas para manter seu caminhão na estrada e fora de perigo. Assim, você segue o cronograma de manutenção preventiva, que inclui trocas de óleo, troca programada de peças e verificações gerais. Já sua manutenção preditiva geralmente não é programada – você será alertado sobre uma possível tarefa de manutenção preditiva quando ela surgir.

A manutenção preventiva será essencial para a preditiva, uma vez que os registros de manutenção e reparos são fundamentais para as projeções de novas ocorrências.

Como ocorre a manutenção preditiva com IA (Inteligência Artificial)?

Diferentemente do que se imagina, os programas de manutenção preditiva habilitados para IA não precisam ser difíceis de implementar. Soluções telemáticas típicas podem ser ampliadas por um serviço de manutenção preditiva – a inteligência está nos algoritmos de IA, portanto, não se trata de, necessariamente, adicionar mais equipamentos físicos aos veículos além do que já está em uso.

Para fazer isso corretamente, é recomendado adotar uma abordagem em fases para construir essas percepções em suas práticas de negócios. Assim, a indicação é, primeiro, abordar os problemas mais impactantes prevalentes em sua frota pesada, buscando tendências em torno deles para evitá-los.

Em seguida, a próxima fase seria mais sobre personalização – potencialmente algumas frotas pesadas vão querer se concentrar em compreender a previsão de padrões comportamentais por cada tipo de veículo.

Assim, à medida que a tecnologia telemática avança, a IA é uma área de grande potencial para a construção de modelos de análise preditiva que podem processar grandes volumes de conjuntos de dados e fornecer melhores insights aos gestores de frota sobre a tomada de ações para melhorar a utilização do veículo, reduzir custos de manutenção desnecessários, ter mais eficiência, segurança na operação e desempenho elevado de seus ativos.

Uma forma de ter acesso a plataformas e orientações claras sobre como usar a manutenção preditiva é contar com um parceiro de terceirização que forneça esse tipo de serviço de análise de dados e um apoio mais completo para que sua frota pesada mantenha-se sempre alinhada às metas estratégicas do seu negócio.

Se você ficou interessado nessa possibilidade, entre em contato com um especialista da Maestro Frotas.

 

Fechar Menu