Vale a pena bloqueador de veículo para frotas?

Vale a pena bloqueador de veículo para frotas?

Na gestão de uma frota, é importante implementar sistemas que monitorem seus veículos e, principalmente, garantam um nível mais elevado de segurança. Nesse sentido, o bloqueador de veículo pode oferecer benefícios.

No entanto, sem que haja uma adoção correta e uma estratégia bem desenvolvida, este recurso pode não valer tanto a pena. Você certamente já teve suas dúvidas sobre a utilização desses bloqueadores e quais as vantagens concretas, não é mesmo?

Dependendo da realidade do segmento de frotas e logística de sua região, o uso do bloqueador de veículo precisa ser pensado e investido de forma mais específica em sua estratégia. Há também alguns riscos que podem surgir com o uso desse recurso.

Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre o bloqueador de veículo para frotas e seu funcionamento. Dessa forma, você poderá avaliar e ter uma tomada de decisão mais segura sobre como utilizar essa tecnologia. Confira a seguir.

O que um bloqueador de veículo faz?

O uso de radiofrequência já é bem difundido em soluções de monitoramento de veículos. A partir dela, é possível acionar a triangulação do veículo da frota de maneira ágil, permitindo que se tenha um maior controle em caso de furtos ou acidentes. O bloqueador de veículo utiliza esse comando para, como a denominação indica, impedir que o veículo se movimente.

O bloqueador de veículo é instalado junto à ignição ou à bomba de combustível. Ele pode ser armado com um comando simples, como quando uma pessoa não autorizada abre a porta do veículo, por exemplo. Uma vantagem desse sistema de bloqueador de veículo é que seu desarme (o chamado botão antifurto) pode ser instalado em qualquer local do veículo automotor, o que diminui a possibilidade de destravamento.

Como podemos ver, há uma grande responsabilidade em realizar a instalação e manutenção do bloqueador de veículo em uma frota. Afinal, o sistema precisa interferir na parte mecânica e elétrica do veículo, o que requer cuidado e confiança no serviço contratado para minimizar as chances de danos mecânicos ao veículo.

Quais são as vantagens potenciais de um bloqueador de veículo?

A efetividade do bloqueador de veículo dependerá da forma com que ele é utilizado e, principalmente, como ele é integrado com as estratégias da gestão de frota. Um sistema de rastreamento veicular, por exemplo, pode se integrar ao mecanismo dos bloqueadores. Com isso, funções como localidade em tempo real, alarme e notificações podem ser adicionadas.

Além disso, um bloqueador de veículo oferece maior segurança no momento em que o automóvel ou caminhão estiver parado. Em grandes processos de carga e descarga, ou de estacionamento em locais externos em horários com menos circulação e vigilância, é importante manter a integridade dos veículos da frota e este é um recurso que pode contribuir para tal objetivo.

Dessa maneira, para a gestão da frota, o sistema de bloqueador de veículo pode ser uma maneira inteligente de elevar a segurança de forma geral e também de controlar os horários de utilização da frota pelos motoristas da empresa. Acionando um bloqueio automático programado, por exemplo, é possível manter os veículos em circulação dentro do horário do expediente estabelecido. De acordo com a necessidade, é possível até mesmo delimitar rotas e trajetos, evitando o uso indevido e a utilização dos veículos da frota fora das normas determinadas.

E então, vale a pena utilizar bloqueador de veículo para frotas?

Neste artigo vimos como o bloqueador pode ajudar a trazer mais segurança para sua frota, carga e para a equipe, auxiliando a coibir a ação de pessoas de má-fé e a minimizar prejuízos.

É importante considerar os trâmites de implementação e de treinamento e as taxas de sinistros em sua região e em sua empresa para tomar sua decisão. Além disso, é fundamental avaliar os casos em que esse recurso pode ajudar ou acabar atrapalhando a segurança dos condutores, especialmente em casos de o motorista ser rendido por um criminoso, por exemplo. Se o bloqueio ocorrer enquanto o veículo estiver em alta velocidade ou em uma curva, também há risco de se ter um acidente.

Por isso, há quem prefira utilizar outras tecnologias, como o rastreador. O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), por exemplo, recomenda a preferência pelo rastreamento, que possibilita a recuperação do veículo sem colocar em risco a segurança neste tipo de situação e por ter recursos mais completos do que o bloqueador.

Outro ponto a considerar é que a instalação é invasiva e pode levar à perda de garantia do veículo junto ao fabricante.

De qualquer maneira, contar com dispositivos de monitoramento que auxiliem na segurança é algo imperativo para negócios cujas operações dependam de sua frota.

Você precisa saber mais sobre como tecnologias aliadas a uma terceirização de frotas podem tornar sua gestão mais estratégica? A Maestro Frotas conta com uma infraestrutura e expertise que atende a suas demandas, sem a necessidade de contratação de parceiros externos. Interessado em saber mais? Converse com os especialistas da Maestro!

Fechar Menu