O impacto das frotas terceirizadas agrícolas na cadeia produtiva e economia regional

O impacto das frotas terceirizadas agrícolas na cadeia produtiva e economia regional

Com a consolidação da globalização e com um aumento na hipercompetição entre empresas, torna-se ainda mais vital ter uma visão sistêmica dos processos para gerar melhorias, implementar inovações impactantes e ganhar produtividade enquanto se controla custos. As frotas terceirizadas agrícolas têm um papel importante para os desafios desse cenário vivenciado pela cadeia produtiva do país e que impacta na economia.

Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e o agronegócio é um dos principais pilares de nossa economia. Apesar disso, há muitos desafios nessa cadeia produtiva. A boa notícia é que muitos deles podem ser vencidos com as frotas terceirizadas agrícolas. Continue a leitura para saber mais.

Como funciona a terceirização de frotas agrícolas?

Antes de tudo, é importante compreender o que é e o funcionamento das frotas terceirizadas agrícolas.

Sabemos que, especialmente nos últimos anos, o setor enfrentou diversos desafios. Em um ambiente mercadológico com margens mais apertadas, consumidores e clientes cada vez mais exigentes e uma demanda maior por produtos para uma população em crescimento, o agronegócio precisou buscar iniciativas de grande impacto para continuar seu desenvolvimento.

E uma delas foi a terceirização de frotas agrícolas, que traz ganhos para todos os elos da cadeia produtiva. O funcionamento desse modelo é simples: a empresa contrata uma parceira para fornecer as frotas agrícolas por meio de um contrato, sem precisar arcar com os altos custos envolvendo a aquisição desse maquinário.

Dado o potencial de gerar redução de custos e ganho de produtividade e eficiência, essa alternativa tem sido uma solução relevante para simplificar e modernizar o processo logístico das empresas do setor. Isso pode ocorrer para atender aos prazos urgentes dentro do período de entressafra, por exemplo, ou como solução para otimizar o escoamento da produção em uma região.

Quais as particularidades da cadeia produtiva do agronegócio que as frotas terceirizadas podem otimizar?

A cadeia produtiva do agronegócio é uma das que mais impactam em nossa economia, visto o país ser um grande produtor mundial e exportador global de alimentos.

Nosso clima e a expertise para a produção em ambientes tão diversos são alguns dos fatores a favor desses resultados. Isso também traz mais complexidade para essa cadeia, que abrange todas as fases pelas quais as matérias-primas são submetidas até se transformarem no produto final que chegará à mesa do consumidor.

Para funcionar, portanto, ela precisa ser calibrada como uma ampla rede de cooperação entre os diversos players e ter uma capacidade logística consistente para garantir prazos, qualidade e integridade dos produtos em todos os seus elos.

Sendo assim, problemas com a frota podem levar a um grande “efeito dominó” prejudicial a essa cadeia, que depende muito da eficiência logística de ponta a ponta.

É por isso que a opção pelas frotas terceirizadas agrícolas tem sido cada vez mais comum, tanto para ajudar a conter os altos custos logísticos dessa cadeia e evitar desperdícios na sua etapa final quanto para garantir os elevados padrões de cumprimento de requisitos de qualidade e de tempo de entrega.

Como o transporte com frotas terceirizadas agrícolas produz impactos importantes para o setor e a economia?

No competitivo cenário atual, no qual é vital acelerar processos, aumentar a qualidade e controlar custos, o transporte exerce um papel de grande relevância.

Um transporte com frotas terceirizadas agrícolas eficiente tem uma contribuição impactante para a competitividade do agronegócio e para fortalecer nossa economia.

Afinal, ter uma cadeia produtiva com desperdícios, avarias de mercadorias constantes no transporte, atrasos de entrega e outras ineficiências impactará na lucratividade das empresas e no preço dos produtos, refletindo, ainda, no poder de compra da população.

Com as frotas próprias, um fator que eleva o valor da produção agrícola é ter maquinários ociosos e que demandam um alto custo de aquisição e manutenção. Isso não ocorre com a terceirização que, também, fornece equipamentos altamente eficientes e modernos para garantir a qualidade e o máximo de eficiência na cadeia produtiva.

Portanto, com essa alternativa, tem-se uma cadeia mais forte e com melhor relação entre custo-eficiência, com ganhos em escala do campo ao bolso do cliente final.

Qual a importância das frotas terceirizadas agrícolas para otimizar a economia das empresas e das regiões?

Normalmente, os negócios agrícolas ocupam extensas áreas, o que os torna bastante dependentes da mecanização com maquinários agrícolas para auxiliar na produtividade em todos os pontos e operações, como semeadura e colheita.

Por isso, é comum que um dos primeiros investimentos feitos por essas empresas seja em maquinário. No entanto, para muitos negócios, especialmente os de agricultura familiar que respondem por quase 40% do valor bruto de produção do país, conforme dados do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tais investimentos iniciais e contínuos com a renovação dessas frotas pode dificultar seu fluxo de caixa e o crescimento da operação.

As frotas terceirizadas agrícolas são uma solução para esse entrave, permitindo otimizar tanto a economia das empresas quanto da região, mantendo a geração de renda e a circulação de mercadorias sempre ativa.

Esse modelo também contribui para reduzir o custo logístico da cadeia produtiva e para o escoamento da produção, o que pode ter impactos na venda de mercadorias ao cliente com um preço mais competitivo.

Assim, quanto mais eficiente for a frota agrícola e o sistema logístico do agronegócio, mais a economia deve se desenvolver e melhor deve ser o acesso aos produtos no mercado consumidor. Com resultado, todos saem ganhando.

Se você quer fazer parte desse movimento, entre em contato com a Maestro, somos especialistas em frotas terceirizadas agrícolas de alta eficiência e impacto.

Fechar Menu