A gestão de frota de uma empresa representa uma grande responsabilidade nas operações. Por conta disso, demanda um consistente planejamento de suas ações mais estratégicas. A terceirização de frotas é uma opção que pode gerar questões que muitas administrações ainda não conseguem solucionar em suas organizações.
O primeiro aspecto de responsabilização que é importante de ser desmistificado é que realizar a terceirização de frotas não significa que a gestão irá se tornar enfraquecida ou reduzida no quadro.
Pelo contrário, é preciso que se tenha uma estratégia dentro da gestão e que ela esteja em sintonia com sua parceria para que consigam atingir sucesso. Isso envolve não somente a contratação do serviço, como a responsabilidade da gestão em si. Assim, é essa união de forças que está por trás dos resultados e benefícios tão expressivos oferecidos pela terceirização.
Mas, como encontrar este caminho? Neste artigo, nós falaremos mais sobre modelos de terceirização e de que forma eles criam novas responsabilidades e oportunidades estratégicas para a empresa e a gestão de frota. Confira a seguir.
Como a responsabilidade da gestão de frotas é percebida na terceirização?
Como já vimos em diversos de nossos artigos, a frota terceirizada não exclui uma gestão interna organizada e estratégica – isso é, não exclui o gestor de frotas. Isso posto, é preciso entender o próximo passo: como a percepção da responsabilidade da gestão é impactada? Afinal, mesmo que a gerência e alta administração reconheçam os benefícios da terceirização, é preciso implementar esse modelo de forma clara e transparente.
Com uma gestão própria, todas as obrigações burocráticas e operacionais tendem a tornar a operação mais onerosa e morosa. Isso significa que a responsabilidade da gestão, sem uma terceirização dos serviços, ganha um caráter mais técnico, operacional e funcional.
Com isso, a tendência é de que estratégias que agreguem valor à utilização de frota continuamente estarão em menor prioridade. Afinal, urgências como regularização de veículos e manutenção são pontuais e constantes. Portanto, é importante que a gestão de frota tenha a responsabilidade de assumir uma função nova e mais estratégica ao implementar a terceirização de frotas.
É válido ressaltar que a terceirização de frotas não se trata de uma ação automática e que exime tarefas e a responsabilização da gestão. Pelo contrário, há uma transformação na percepção. O sucesso da empresa depende de como a gestão trará novas ferramentas, serviços e tecnologias automatizadas de maneira estratégica e integrada a um planejamento para seu crescimento.
O papel e a responsabilização do gestor na terceirização de frotas
A mudança de funções e áreas, em geral, ocorre pela maior acessibilidade a novas tecnologias e ferramentas. Em uma gestão de frotas, a metodologia também foi modificada por conta disso. Isso faz com que a responsabilidade da gestão não se informe somente mais de maneira pontual e limitada. Serviços de monitoramento e telemetria, por exemplo, fizeram com que a gestão pudesse se reestruturar e ganhar um caráter mais estratégico.
Junto a essa mudança de paradigma, empresas do ramo passaram não apenas a terceirizar a frota, como também serviços diferenciais, de modo a tornar seu acesso a tecnologias de gestão mais facilitado e alinhado ao seu orçamento. Nesse cenário, a responsabilidade da gestão torna-se não somente lidar com a propriedade dos veículos, como também garantir um maior padrão operacional e benefícios estratégicos nesta parceria.
A terceirização adotada agora muda as responsabilidades do gestor sobre a forma de compreender os processos. Se, antes, as habilidades necessárias eram mais operacionais – mecânica, manutenção, compra e venda de veículos de diferentes portes – hoje o papel e a responsabilização da gestão de frotas ganha também um caráter mais estratégico de geração de valor, de formulação de estratégia, de criação de projeções e até mesmo o gerenciamento de talentos que vão além da base de motoristas e carregadores.
Ainda, o papel do gestor na terceirização de frotas ganha profundidade no ramo financeiro e de como os negócios com parceiros prestadores de serviço serão conduzidos. A eficiência da operação depende de um planejamento financeiro e, com a terceirização, é possível não somente otimizar custos como também alinhar o planejamento a diferentes demandas e melhoras contínuas na operação de frota.
Para saber mais sobre como conduzir o processo de terceirização da melhor maneira dentro do escopo e das necessidades de sua empresa, entre em contato com os especialistas da Maestro Frotas.