O que é veículo leve? Tire todas as suas dúvidas!

O que é veículo leve? Tire todas as suas dúvidas!

Você sabia que os veículos leves compõem a maior parte das frotas brasileiras? Para ter uma ideia, até 2050, esse tipo de veículo deve somar 130 milhões de carros em circulação no país, conforme estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No entanto, apesar disso, ainda é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre o que é veículo leve.

Neste artigo, saiba o que é veículo leve, quais são seus tipos e como diferenciá-los dos veículos pesados. Continue a leitura!

O que é veículo leve?

A classificação de veículo leve ou pesado considera, especialmente, o Peso Bruto Total (PBT) dos veículos automotores. O PBT é a soma do peso do carro e da sua carga máxima (incluindo carga e passageiros).

Assim, o veículo leve é aquele que têm o seu PBT de, no máximo, 3.500 quilogramas, ou seja, 3,5 toneladas. Esse critério é estabelecido com base na Resolução nº 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

É importante saber o que é veículo leve e os critérios de classificação, porque eles estão relacionados a determinações da gestão de frota, como restrições para circulação, limites de velocidade, multas aplicáveis e tipos de fiscalização e tributação.

Diferentemente do que ocorre com veículos pesados, por exemplo, a frota leve não está sujeita a restrições de horários e locais de circulação. Da mesma forma, equipamentos de segurança mais específicos, como sinalização especial, não são exigidos para veículos leves.

Por isso, é necessário estar atento às diferenças entre as categorias. Afinal, ao entender o que é veículo leve e o que é veículo pesado, é possível evitar multas, problemas e atrasos na operação, infrações e acidentes.

Quais são os tipos de veículos leves?

Os veículos automotores leves estão entre os mais vistos nas vias brasileiras. Eles são utilizados tanto para transporte de pessoas quanto de cargas de pequenos volumes, em especial, em curtas ou médias distâncias.

Entre os principais tipos de veículos leves, destacamos:

  • ciclomotores;
  • motocicletas;
  • triciclos;
  • quadriciclos;
  • automóveis com capacidade para, no máximo, oito passageiros;
  • utilitários esportivos (SUVs);
  • caminhonetes;
  • motonetas;
  • veículos de passeio no geral.

Qual é a velocidade máxima para veículo leve?

O artigo nº 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina normas e critérios para os veículos leves, sobretudo em termos de limites de velocidade permitidos nas vias públicas.

Para veículos leves, a velocidade máxima nas vias urbanas é de:

  • 80 km/h nas vias de trânsito rápido;
  • 60 km/h nas vias arteriais;
  • 40 km/h nas vias coletoras.

No entanto, esses limites são outros quando se passa do ambiente urbano para o rural.

Para veículos leves, a velocidade máxima no ambiente rural é de:

  • 110 km/h nas pistas duplas;
  • 100 km/h nas rodovias de pista simples;
  • 60 km/h nas estradas.

Por fim, tenha em mente que esses limites podem variar conforme a sinalização das vias.

Como saber se um veículo é leve ou pesado?

Além de entender o que é veículo leve, é preciso saber quais são as suas diferenças em relação a um veículo pesado.

A principal delas diz respeito ao peso bruto total do veículo. Para os veículos leves, o limite de PTB é de 3.500 quilogramas. Já o PTB dos veículos pesados parte de 3.500 quilogramas.

Além disso, as frotas pesadas devem estar equipadas com itens de segurança em bom estado de funcionamento e conservação, que não são obrigatórios para veículos leves. São eles o tacógrafo, o cronotacógrafo, as faixas reflexivas e outros.

Para completar, é exigida uma habilitação específica para quem dirige veículos pesados.

A categoria de veículos pesados inclui:

  • caminhões;
  • micro-ônibus;
  • carretas;
  • ônibus;
  • motorhomes.

É importante destacar que os radares eletrônicos presentes nas vias públicas são capazes de identificar se um veículo é leve ou pesado a partir de sensores instalados no pavimento ou, ainda, por meio de câmeras que captam as imagens desses veículos.

Por isso, eles aplicam multas de acordo com o tipo de veículo e os limites de velocidade permitidos.

Por fim, cada categoria de veículo possui sua própria tributação:

  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Como funciona uma frota mista com veículos leves e pesados?

Ter uma frota mista com veículos leves e pesados pode ser uma boa estratégia para diversificar o portfólio de serviços e alcançar novos mercados. Ou, então, para tornar a operação mais produtiva e eficaz.

Seja para atender demandas internas de transporte de colaboradores ou de pequenas cargas, a existência de veículos leves na frota é capaz de tornar a sua gestão mais custo-eficiente.

Da mesma forma, diante de novas demandas, desafios ou oportunidades, pode ser interessante adicionar veículos pesados à frota.

Em resumo, ter uma frota mista oferece flexibilidade e prontidão para a ampliação da base de clientes e para a lucratividade do negócio. Afinal, é possível dimensionar e diversificar a frota conforme os planos de crescimento da empresa.

Uma maneira prática, menos burocrática e com custos controlados para criar e manter uma frota mista de veículos leves e pesados é optar pela terceirização. 

Isso porque não será necessário investir na compra e renovação de veículos e, ainda, garante-se acesso a veículos adequados às necessidades e nas melhores condições de funcionamento.

O conteúdo foi útil para você? Então, descubra se é possível ter frota terceirizada de veículos especiais!

Fechar Menu