Previsibilidade de custo com frota: como conquistar?

Previsibilidade de custo com frota: como conquistar?

Seja na hora de realizar o planejamento anual ou de projetar o fluxo de caixa, buscar a previsibilidade de custo com frota é algo essencial.

Ter previsibilidade nos gastos também é crucial para, inclusive, conseguir agir proativamente para reduzi-los e controlá-los – especialmente os custos fixos.

Mas, afinal, como conquistar previsibilidade de custo com frota? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos.

O que é previsibilidade de custo com frota?

Para sabermos como conquistar a previsibilidade de custo com frota, é interessante que entendamos bem esse conceito e a importância dele para o negócio.

Para os gestores, essa pode ser uma ferramenta bastante estratégica, já que essa previsibilidade contribui para que a empresa ganhe em capacidade para tomadas de decisão mais certeiras para o futuro a curto, médio e longo prazo.

A previsibilidade aqui é como um planejamento orçamentário e, com suas estatísticas e dados, pode ser uma solução potente e um norte para o destino de crescimento da sua empresa e a aceleração dos resultados da operação de frota.

Benefícios de ter maior previsibilidade de custos em sua frota

Muitos são os motivos para se buscar formas de ter mais previsibilidade de custo com frota. Isso inclui conseguir projetar com mais assertividade o faturamento da empresa para o próximo semestre ou ano, seu crescimento, receitas e margem para investimentos, lucratividade e, ainda, conseguir se preparar para diferentes cenários – positivos e negativos.

Uma operação de frota pode ter entre suas despesas a serem projetadas, por exemplo, combustível, manutenção dos veículos, treinamentos, etc. Ao conseguir prever esses custos com maior precisão, o gestor poderá desenvolver também uma precificação mais adequada, competitiva e que renda lucro.

Não é à toa que uma pesquisa do Sebrae apontou que as empresas que fazem previsão de cenários, buscam o conhecimento e informações para se planejarem são as que mais chegam ao sucesso do negócio. E a previsibilidade de custos entra nesse escopo.

Dicas para ter mais previsibilidade de custo com frota

Em uma gestão de frotas, sabe-se que imprevistos podem ocorrer, especialmente aqueles relacionados a fatores externos de macroambiente e mercado. Mas essa não é a regra.

Há uma base com a qual o gestor pode trabalhar com dados históricos, análises e projeções para fundamentar a previsibilidade de custo com frota com uma boa margem de precisão e acerto.

Entre as iniciativas que apoiam este trabalho, podemos considerar:

1. Uso de tecnologia

A utilização de diferentes tecnologias pode fazer com que muitos processos sejam otimizados, garantindo melhor controle e mais confiabilidade na base de informações.

Um software de gestão, por exemplo, poderá fornecer rapidamente relatórios e dashboards com dados completos para que o gestor consiga visualizar cenários atuais e fazer projeções em termos de custos variados, como os gastos com impostos, combustível, recursos humanos e manutenção dos veículos.

2. Planejamento de manutenção

As manutenções preventivas garantem que a empresa não tenha prejuízos de surpresa com as falhas eventualmente apresentadas pelos veículos que não são devidamente revisados.

Além disso, diferentemente do que ocorre com as manutenções corretivas emergenciais, as manutenções preventivas planejadas apresentam uma margem de previsibilidade de custos muito mais acurada.

3. Treinamento

Os acidentes e as falhas provocadas por mau uso ou práticas inadequadas pesam no orçamento e tornam os gastos imprevisíveis. Uma maneira de evitar esses problemas é investir na qualificação e orientação contínua de sua equipe de condutores.

Afinal, quando eles estão bem treinados e capacitados para a operação correta dos veículos, há menor propensão a comportamentos de risco ou que fujam dos padrões estabelecidos.

4. Terceirização da frota

Cada vez mais as empresas estão considerando a terceirização de sua frota. E isso ocorre por diversos motivos associados às vantagens potenciais obtidas ao terceirizar.

No que envolve a previsibilidade de custos, com a terceirização, os custos mais impactantes da operação de frota terão sua base acordada em contrato. Além disso, quando houver necessidade de escalar a operação com veículos extras ou de obter um outro tipo de apoio especializado com este parceiro, todos os valores serão previamente apresentados e negociados, de modo que o gestor tenha ampla previsibilidade dos custos relacionados.

5. Planejamento de rotas em relação à qualidade das vias

Você já parou para pensar em como esse aspecto pode tornar certos custos da operação de frota imprevisíveis?

Por exemplo, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), é possível relacionar a qualidade das estradas com os custos operacionais das frotas.

Segundo esse levantamento, quando a qualidade da rodovia é considerada péssima, pode ocorrer um incremento do custo operacional na casa dos 91,5%. Quando a qualidade é ruim, 65,6% e, claro, quando a qualidade é considerada ótima, não há aumento de custos, alinhando os gastos com o que havia sido previsto.

Dessa maneira, para se buscar maior previsibilidade de custos relacionados a elementos como manutenção dos veículos, combustível, pneu e freios, fazer uma roteirização que leve em conta também a qualidade das rodovias pode tornar o orçamento muito mais controlável e, ainda, gerar economias consideráveis.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como a terceirização pode ajudar a gerar mais previsibilidade e redução de custos, entre em contato com a equipe da Maestro Frotas.

 

Fechar Menu