O perfil dos condutores influencia na frota terceirizada?

O perfil dos condutores influencia na frota terceirizada?

O papel de gestor de frota envolve estar atento a todos os aspectos que garantam o bom funcionamento de sua empresa. Nessa função de organização de recursos, o serviço de uma frota terceirizada permite uma autonomia maior para que a gestão possa focar nos mínimos detalhes.     

Dentre esses detalhes, é comum pensarmos no melhor trajeto ou nos atributos técnicos dos veículos (rendimento de combustível, capacidade de carga, etc.). No entanto, existe um detalhe importante: o perfil do condutor.

O comportamento do motorista pode impactar na escolha de sua frota terceirizada. Porém, mensurar e analisar corretamente diferentes perfis pode ser um processo complexo para determinada gestão de frota. Selecionar, remanejar e até mesmo sinalizar o desligamento de um condutor, ao lidar com uma frota terceirizada, exige parâmetros sérios.

No artigo de hoje, entenda como as características e os perfis de condutor podem influenciar em sua estratégia de frota terceirizada. Confira.

Os diferentes perfis de condutores e suas atitudes

Entre os principais perfis de condutores, destacam-se:

1. Tranquilo

O ambiente de trânsito intenso e de longas viagens pode ser estressante para muitos. Mas há condutores que têm um perfil mais sossegado. Esses mantêm um temperamento tranquilo em relação a intempéries do dia a dia da condução. Isso faz com que esse perfil seja muito indicado quando se procura evitar acidentes, brigas ou mesmo conflitos internos de gestão.

Ao mesmo tempo, o perfil tranquilo pode ser um obstáculo quando é preciso justamente que se tenha maior agilidade ou tenacidade nas ações. Atrasos, para esse motorista, podem ser encarados de forma bem mais branda, dada sua forma calma de conduzir.

2. Confiante

Esse condutor tem certeza sobre seu domínio nas habilidades necessárias para seu trabalho. Infelizmente, a grande confiança pode levar a atitudes impulsivas e até mesmo a quebras de normas e procedimentos de segurança básicos.

Na gestão de frota terceirizada, é importante trabalhar estrategicamente para trazer o melhor lado desse perfil de comportamento confiante. Sinalizar violações e práticas perigosas de condução é parte importante no relacionamento com esse profissional para promover uma direção defensiva e segura para todos.

3. Responsável

Extremamente atento à segurança e às práticas de boa condução. É o perfil mais indicado quando se administra uma frota terceirizada de veículos pesados ou que transporte cargas que exijam delicadeza na logística.

Sua forma de conduzir, de certa forma, se assemelha ao perfil do motorista tranquilo. Entretanto, aqui muda a origem da atitude. A preocupação desse condutor com luzes, freios e a revisão de todo o veículo é uma constante.

4. Impulsivo

Esse condutor tem o hábito de personalizar seu veículo e ser altamente passional em conflitos e acidentes que ocorram quando lida com o trânsito. A natureza impulsiva faz com que, geralmente, eles estejam sujeitos a acidentes e problemas mais facilmente.

Controlar a impulsividade é uma prioridade para que esse perfil, que torna a condução de forma altamente pessoal seja bem empregada. Porém, caso não seja possível controlar, é também indicado que a gestão possa afastá-lo da condução, selecionando um perfil cuja impulsividade não interfira nas atividades propostas.

Testes, seleções e seu impacto na frota terceirizada

O primeiro teste a ser feito para identificar o perfil de seus condutores está em sua carteira de habilitação. Claro que a parte prática ainda tem grande relevância na seleção em sua frota terceirizada. Mas, a partir das credenciais e categorias de habilitação, já é possível ter uma base para análises e futuros testes a serem aplicados.

Há, também, o exame toxicológico, recentemente estabelecido como obrigatório para a função desse profissional. Perfis impulsivos ou que possam trazer problemas à gestão de sua frota podem ser, inclusive, identificados com esse teste. Dessa forma, ações reparativas para reabilitar e reinserir esse profissional podem ser realizadas de forma mais precisa.

Por fim, uma seleção com planos de carreira dentro da gestão de frota: isso pode ajudar a destacar os melhores perfis de sua equipe. Além disso, veículos com maior complexidade de condução podem ser conduzidos por colaboradores motivados, instruídos e que possam ser promovidos como especialistas. Fidelizar e valorizar seu time é uma ótima forma de promover perfis positivos de condução.

Como você identifica perfis de condutores para sua frota terceirizada? Compartilhe sua experiência conosco e até a próxima!

Fechar Menu