3 cuidados com o carro de frota em tempos de Covid

3 cuidados com o carro de frota em tempos de Covid

A gestão de frota foi impactada de diversas formas pela pandemia. A busca por eficiência, segurança, otimização na operação e redução de custos se tornou ainda mais imperativa. Nesse contexto, os cuidados e o uso do carro de frota também têm sido repensados e adaptados nesses tempos de Covid-19.

Novos desafios, mudanças de cenários e necessidades de proteção – tanto da equipe quanto da empresa e de seus ativos – surgem constantemente.

Para ajudar você a replanejar sua operação, preparamos este artigo. Continue a leitura e conheça mais sobre alguns dos cuidados importantes com o carro de frota neste momento em que ainda lidamos com as transformações e consequências desencadeadas pelo novo coronavírus.

1. Adote rígidos protocolos de segurança e limpeza no carro de frota

Embora a preocupação com os negócios permaneça sempre presente, saúde e segurança são as principais prioridades durante a pandemia. Garantir que sua frota permaneça higienizada ajuda a reduzir a disseminação de Covid-19 e mantém os funcionários e o seu cliente em segurança.

Portanto, estabeleça ou reveja constantemente os protocolos adotados, realize melhorias e garanta que sua equipe, seu público e o carro de frota estejam protegidos.

A higienização de veículos e equipamentos deve ser realizada periodicamente a cada dia, de preferência antes e depois de cada uso.

Incluir padrões básicos de segurança e limpeza em suas inspeções rotineiras de veículos é uma excelente maneira de garantir que sua frota esteja fazendo sua parte no combate à propagação do novo coronavírus.

Conforme uma pesquisa internacional, o volante de um carro pode apresentar até seis vezes mais bactérias do que a tela de um smartphone e, até mesmo, mais do que as encontradas em um banheiro público. Portanto, sua higienização constante é benéfica para além da Covid-19.

Além do volante, é importante incluir nesses protocolos também: cinto de segurança, porta-copos, puxadores internos e externos das portas, alavanca de câmbio, rádio, apoio de braço, botões elétricos dos vidros e demais superfícies de contato do veículo.

Além disso, devem ser higienizados os equipamentos auxiliares, como tablets, scanners, caixas de ferramentas e alças de carrinhos usados ​​para transportar cargas.

O recomendado é que seja feita essa rotina ainda mais frequentemente se o carro de frota é utilizado por mais de um condutor, o que demanda uma nova higienização antes que o profissional assuma o veículo.

2. Atente-se ao cronograma de manutenção e ao carro de frota que estiver inativo

Com a pandemia, muitas atividades e planejamentos acabaram sendo adiados ou atrasados. Mas isso não deve acontecer com o cronograma de manutenção de sua frota.

Os veículos precisam de uso e manutenção regulares para se manterem em boas condições e em segurança.

Entre os cuidados com o carro de frota neste momento, é importante fazer as verificações de todas as correias e mangueiras. Embora ambos sofram os efeitos do calor do motor sob o capô, eles também podem desenvolver rachaduras enquanto o carro está parado. 

Outra tarefa de manutenção que não deve ser adiada é a substituição da correia dentada nos motores que as utilizam. A correia gira os eixos de comando que abrem as válvulas do motor e pode causar danos graves ao motor se ele falhar.

É importante lembrar de que a correia pode degradar mesmo quando está parada. Então, siga as recomendações do fabricante para garantir uma rotina de troca segura.

Além disso, tenha em mente que os veículos que não estão em uso regular devem ser ligados pelo menos uma vez por semana para garantir que estão com as baterias carregadas, etc.

3. Adote a tecnologia como aliada dos cuidados com o carro de frota

A tecnologia pode ser aplicada de diversas maneiras para tornar o trabalho mais ágil, eficiente e seguro em tempos de Covid-19.

Se sua operação utiliza um sistema de gestão, avalie incluir nesse o registro de higienização e manutenção de cada carro de frota, com detalhes como data e horário das limpezas.

Além disso, você pode utilizar tecnologias de roteirização para determinar os melhores trajetos de modo a fazer mais entregas em menos tempo e com uso otimizado do combustível, para ajudar a controlar custos e elevar a eficiência.

Ainda, considere utilizar soluções para digitalização de emissão de documentos exigidos para entregas e rotinas de fiscalização de cargas, garantindo menos contato humano nessas atividades e elevando a proteção de sua equipe.

Para mais dicas de cuidados com o carro de frota em tempos de Covid-19, continue acompanhando os novos conteúdos do blog da Maestro Frotas.

Fechar Menu