Licenciamento e revisão de carro com terceirização de frotas

Licenciamento e revisão de carro com terceirização de frotas

Em uma gestão de frota, é essencial que se tenha o planejamento de recursos sempre em dia. O processo de licenciamento e revisão de carro, por exemplo, necessita de um cuidado especial, pois, entre outras coisas, é preciso que a folha de pagamentos da gestão possa estar alinhada com as contas. Mas como administrar fatores como IPVA e itens do motor dos veículos com uma frota terceirizada?

No artigo de hoje, falaremos mais sobre como o licenciamento e a revisão de carro podem ser facilitados em um modelo de terceirização de frota. Destacaremos alguns dos detalhes mais prioritários nesse processo e qual é o papel da gestão ao implementar esse modelo. Confira mais a seguir.

Mantendo o controle de manutenção e revisão de carro na frota terceirizada

Um engano comum é pensar que, com a terceirização de frotas, o papel do gestor é limitado ou, mesmo, que sua função corre o risco de ser extinguida. Na prática, o que ocorre é uma mudança de foco de atuação. Uma gestão de frota que antes necessitava dispender tempo e delegar profissionais internamente para operacionalização da revisão do carro agora ganha um papel muito mais estratégico. E isso significa também otimizar o controle de manutenção.

A responsabilidade da gestão da frota com a revisão não mais se torna a solução operacional. No entanto, da mesma maneira, é importante que o parceiro terceirizado possa comunicar com clareza quais as ações e ferramentas que permitem que a revisão de carro possa ser melhor otimizada nesta nova forma de atuação.   

Com uma implementação correta do controle de rotinas, trocas e revisões de itens podem ser administrados de maneira mais ágil. Desse modo, revisão de carro não programada, isto é, por acidentes ou pelo mau funcionamento de algum veículo, pode ser minimizada e até mesmo entrar de maneira mais alinhada ao ciclo de investimentos da gestão de frota.

Ainda, ter uma prática racional da frota frente às rotinas de manutenção e revisão do carro permite que se ganhe maior poder logístico. Uma operação que se mantenha bem informada com o controle dos custos envolvidos na revisão de carro pode programar e prevenir falhas, permitindo que cada vez menos fatores externos possam dificultar o planejamento da frota e, por consequência, o alcance de suas metas e melhores resultados.

Programando o licenciamento de frotas em um modelo de terceirização

O planejamento do orçamento por parte da gestão da frota não se limita somente à revisão do carro e à manutenção dos veículos para que esses possam circular em boas condições nas operações da empresa. Anualmente, é importante que se mantenha também o licenciamento em dia. Isso inclui impostos, salários e, claro, o orçamento previsto para o próximo ano.

Com a contratação de uma frota terceirizada, esses detalhes não precisam mais ser resolvidos operacionalmente pela equipe interna. Por um lado, isso ajuda a evitar problemas futuros e a gestão da frota ganha maior autonomia para o resto do ano.

Por outro lado, é imprescindível que haja transparência e agilidade nessa parceria. Ter o acompanhamento e contato com o financeiro da empresa que terceiriza a frota e presta outros serviços para a gestão de frota, por exemplo, é essencial para o bom acompanhamento do processo.

Dessa forma, investir em um modelo terceirizado de frota faz com que muitas das preocupações de licenciamento que antes eram internas tornem-se responsabilidade da parceria. No entanto, estrategicamente, ainda cabe à gestão ter controle sobre esse processo.

Descontos, irregularidades e questões logísticas (como serviço de despachantes e quitação de multas e impostos) precisam estar claros e bem alinhados ao cronograma de gastos e despesas da frota previamente definido.

Que tal saber mais sobre como otimizar o licenciamento e a revisão de carro de uma frota terceirizada? Gastos com manutenção e licenciamento ainda são um grande desafio na gestão de frota de sua empresa? Conheça mais sobre como as soluções da Maestro Frotas podem lhe auxiliar a reduzir custos e a agilizar sua tomada de decisão! 

Fechar Menu