Utilizar o freio é uma parte importante da condução de veículos da frota. Quer o motorista esteja se aproximando de um semáforo ou descendo uma rua íngreme, é indispensável que ele esteja funcionando corretamente.
No entanto, embora utilize especialmente o freio de pé para desacelerar, há também outra tática de frenagem que muitos motoristas não se dão conta: o freio motor.
Neste artigo, entenda o que é freio motor e como usá-lo. Boa leitura!
O que é freio motor?
O nome em si pode ser um pouco contraditório. Um freio motor não é um freio no sentido convencional. Na verdade, não se trata de uma peça do veículo. O freio motor é um modo de condução.
De forma simples, ele se refere ao processo de desacelerar um veículo pisando no acelerador e reduzindo a marcha em vez de pressionar o pedal do freio. Assim, a frenagem do motor é uma tática em que se diminui a velocidade do veículo sem acionar os freios, especialmente em descidas longas e íngremes.
No entanto, é fundamental lembrar que o freio motor só funciona se o veículo estiver engatado. Em outras palavras, é preciso soltar o pedal da embreagem para que o processo de freio motor funcione.
Como funciona o freio motor?
Essa tática de frenagem funciona de modo bem simples. Basicamente, quando o condutor solta o acelerador, a injeção de combustível do veículo é descontinuada e as válvulas de admissão são parcialmente fechadas.
Com isso, gera-se uma resistência ao movimento das rodas, que é passada para o motor. Isso leva a uma redução da velocidade do veículo a partir da desaceleração de suas rodas e sem o uso do freio de pé.
Logo, a potência do freio motor dependerá da taxa de compressão do seu motor, além de outros elementos de cada modelo.
Como funciona o freio motor em veículos híbridos e elétricos?
Para desacelerar, os veículos híbridos costumam usar a frenagem regenerativa, por meio da qual um motor elétrico recupera energia e a utiliza para carregar a bateria, mas o motor ainda é capaz de fornecer força de frenagem. Alguns deles têm uma configuração que aumenta a regeneração e utiliza a frenagem do motor, se necessário.
Já nos veículos elétricos, semelhantes aos híbridos, o processo ocorre tanto mecanicamente nos rotores como por meio da regeneração do(s) motor(es).
Dado que a maioria deles tem apenas uma marcha, o condutor não pode escolher um modo de transmissão diferente. Contudo, muitas vezes, isso pode aumentar o nível padrão de regeneração para que não precise usar tanto os freios.
Além disso, alguns modelos contam com um sistema que, quando acionado, aumenta a regeneração sob demanda.
É bom usar freio motor?
Há pessoas que nunca usam o freio motor, porque acreditam que isso pode danificar o veículo. No entanto, isso não faz sentido.
Na verdade, quando executado corretamente, o processo pode fornecer uma série de benefícios, incluindo:
- aumentar a segurança nas estradas;
- evitar o atrito excessivo que pode causar a falha do freio em descidas íngremes;
- fornecer mais tempo de reação ao motorista em determinadas situações;
- assegurar uma condução mais controlada e eficiente, especialmente em descidas;
- gerar menos desgaste ao motor e às pastilhas, aos rotores e a todas as outras peças do sistema de freio;
- evitar manutenções corretivas recorrentes dos freios;
- diminuir a possibilidade de superaquecimento dos freios;
- prolongar a vida útil dos freios do veículo;
- reduzir custos com manutenção e combustível.
Utilizar o freio motor pode causar danos ao veículo?
Se o uso do freio motor for feito corretamente, isso não gerará prejuízos ao veículo. Além disso, é importante manter alguns cuidados.
Mesmo que o condutor não utilize o freio convencional, vale verificar o estado das pastilhas e do disco do freio, a fim de garantir a segurança de todo o seu sistema. O mesmo vale para a embreagem.
A pressão dos pneus também deve ser avaliada antes de se iniciar uma viagem. No caso de uso do freio motor em declives, esse cuidado é indispensável para a segurança e eficiência do procedimento.
Como usar o freio motor?
Embora seja um procedimento simples, há etapas a serem seguidas quando se trata de frenagem com motor.
Para uma desaceleração gradual, é necessário tirar o pé do acelerador e mudar para uma marcha mais baixa e, em seguida, soltar lentamente a embreagem. É importante deixar o veículo desacelerar até uma velocidade adequada e reduzir uma marcha de cada vez.
Isso começará a desacelerar o veículo e evitará que você pise no freio. Então, você pode parar o carro com segurança usando a embreagem e o freio para minimizar o desgaste. Basta ter tempo e conhecer as marchas e faixas de rotação do veículo para executar essa técnica com segurança e eficácia.
Como usar o freio motor na descida?
O melhor momento para usar o freio motor é quando a gravidade aumenta o impulso do veículo e requer mais energia do que o normal para pará-lo. Em outras palavras, em descidas.
Nessas situações, o uso do freio motor ajudará a evitar o desgaste do sistema de freios e, ainda, trará mais segurança e melhor controle sobre a velocidade do veículo. Isso pode ser muito útil, especialmente quando se estiver trafegando com cargas mais pesadas.
Para isso, o condutor pode usar a mesma marcha que utilizaria se fosse trafegar na ladeira subindo. Ao invés de fazer a descida em quarta ou quinta marcha, por exemplo, o que demandaria um uso intenso dos freios para controlar a velocidade, reduz-se para a segunda ou terceira marcha, fazendo com que o freio motor trabalhe e forneça melhor controle da velocidade e segurança no trecho em questão.
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