Se você é proprietário ou gestor que está à frente do departamento de frotas, se preocupar com o custo de oportunidade é mais do que importante: é necessário, sobretudo em tempos nos quais é demandado cada vez fazer mais com menos recursos.
Mas você conhece esse conceito? Ele é levado em consideração na hora de planejar a operação de frota de sua empresa? Neste artigo, saiba o que é o custo de oportunidade no contexto da gestão de frotas e como ele pode impactar nos gastos da empresa. Acompanhe.
O que é custo de oportunidade?
Embora possa não saber com precisão o que significa a denominação custo de oportunidade, provavelmente, você lida com isso todos os dias, em diversas situações. Na prática, podemos explicá-la como o valor que é renunciado a partir de uma tomada de decisão.
Sabe aquele velho ditado que diz “cada escolha uma renúncia”? Quando falamos em custo de oportunidade, é mais ou menos isso o que acontece. Antes de tomar qualquer decisão, seja na vida pessoal ou na profissional, é preciso estudar o cenário e avaliar quais impactos positivos e negativos sua ação poderá trazer.
Pode-se dizer que o termo está totalmente associado ao conceito de economia, já que estamos falando do benefício perdido a partir de uma determinada escolha realizada.
Como é a aplicação do custo de oportunidade na gestão de frotas?
Na gestão de frotas, a compra de veículos próprios, por exemplo, pode traduzir um custo de oportunidade. Isso porque o alto valor gasto poderia ter sido destinado a outros projetos com maior retorno sobre o investimento, tais como aplicações financeiras, investimento em melhoria de processos internos, ampliação do escopo de trabalho, etc.
Supondo que sua empresa adquiriu três novos veículos, todos 0 Km, com recursos próprios, isso gera um custo que deve ser calculado com cuidado, pois o valor utilizado para compra e que ficará imobilizado poderia ter sido utilizado na própria cadeia produtiva da sua empresa, a fim de alavancar de modo expressivo seus resultados.
A dica para ter melhores oportunidades de retorno, bem como estar por dentro da situação do mercado e de fatores como preço, custo-benefício, etc., é rever periodicamente a política de aquisição, e mesmo sua pertinência.
Nesse contexto, uma alternativa que tem sido cada vez mais buscada é a terceirização de frota, que acaba com esse alto custo na compra, manutenção, renovação e desmobilização de veículos próprios. Desse modo, sua empresa passa a lidar com um orçamento mais enxuto, atuando de modo mais estratégico no mercado, focando em seu core business.
Nesse tipo de caso, o gestor de frotas deve medir os benefícios de terceirizar ou manter frota própria, compreendendo o custo de oportunidade das opções – isso é, o que a organização perde ao deixar de fazer uma escolha e o que ela irá ganhar com a outra alternativa.
No caso da frota própria, questões como os seguros dos carros, a depreciação dos veículos e o comprometimento e a imobilização do capital são pontos importantes a serem considerados em seu cálculo. E, se a compra não for feita com recursos próprios, há o custo e as taxas do financiamento, fazendo com que seus recursos não sejam investidos para o crescimento do negócio, mas para pagar a conta da frota.
Já com a terceirização de frota há, naturalmente, o valor do contrato, porém não existe perda de capital em razão da depreciação do veículo nem necessidade de descapitalização da empresa ou de comprometimento substancial de seu caixa, o que libera capital para o investimento em modernização, inovação e expansão do negócio. Ainda, em muitos casos, seguro e carro reserva também fazem parte da contrapartida, gerando uma economia substancial à empresa.
Você já havia parado para pensar no custo de oportunidade na gestão de frotas? Já calculou quanto poderia economizar optando pela terceirização?
Tire suas dúvidas sobre essa operação para seu negócio, solicite uma análise personalizada gratuita com a estimativa de redução de custo que a terceirização poderia gerar para sua empresa. Até a próxima!