Confira quais são as tecnologias de rastreamento agrícola!

Confira quais são as tecnologias de rastreamento agrícola!

Na era digital, em que a inovação molda o cenário de diversos setores, a agricultura não fica para trás. As tecnologias de rastreamento agrícola se tornaram peças importantes para otimizar os processos, aumentar a eficiência e garantir a sustentabilidade.

Neste artigo, confira quais são as tecnologias de rastreamento agrícola. Acompanhe!

O que é rastreamento na agricultura?

O rastreamento na agricultura é uma evolução no modo como os agricultores gerenciam e monitoram suas operações.

Em essência, trata-se do uso de tecnologias avançadas para coletar, analisar e interpretar dados relacionados às práticas agrícolas. Esse processo visa fornecer uma visão abrangente e em tempo real das operações no campo.

No entanto, o rastreamento agrícola vai muito além do simples monitoramento de máquinas e equipamentos. Ele engloba a coleta de dados sobre condições como:

  • solo;
  • clima;
  • uso de insumos;
  • produtividade.

Por que fazer o rastreamento de máquinas agrícolas?

Com o rastreamento de máquinas agrícolas, os agricultores colhem vantagens que contribuem para a eficiência operacional, a sustentabilidade e a tomada de decisões favoráveis. Veja, a seguir, quais são elas.

Otimização de recursos

O rastreamento permite um uso mais eficiente de máquinas, equipamentos e insumos. Por conta do monitoramento em tempo real, os agricultores podem ajustar as operações com base nas condições do campo, o que minimiza os desperdícios.

Manutenção preditiva

A capacidade de rastrear o desempenho das máquinas possibilita a implementação de estratégias de manutenção preditiva. 

Afinal, identificar antecipadamente possíveis problemas mecânicos ou de desempenho permite a intervenção antes que ocorram falhas graves, evitando tempo de inatividade não planejado.

Segurança e prevenção de roubo

O rastreamento fornece mais uma camada de segurança, auxiliando na prevenção de roubos. Em caso de máquinas deslocadas sem autorização, os sistemas de rastreamento facilitam a recuperação, reduzindo perdas e protegendo investimentos.

Documentação e conformidade

Os registros gerados pelo rastreamento podem ser valiosos para documentação e conformidade regulatória. Isso é especialmente importante em setores que requerem rastreabilidade, garantindo a conformidade com normas e regulamentações.

Análise de desempenho

O rastreamento fornece dados sobre o desempenho das máquinas ao longo do tempo. Essas informações são úteis para análises posteriores, porque ajuda o agricultor a entender padrões sazonais. Isso otimiza processos e pode aumentar a eficiência ano após ano.

Quais são as tecnologias de rastreamento agrícola?

A evolução tecnológica na agricultura trouxe uma variedade de soluções para o rastreamento de atividades no campo. Elas tanto proporcionam uma visão abrangente das operações, como também capacitam os agricultores a tomar melhores decisões. Confira, abaixo, quais são as principais tecnologias de rastreamento agrícola.

Sistema de Posicionamento Global (GPS)

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) permite a localização precisa de máquinas e equipamentos no campo. Isso não apenas facilita o monitoramento em tempo real, mas também contribui para a otimização de rotas e a criação de mapas das atividades agrícolas.

Sensores remotos

Com a captura de dados por meio de drones e satélites, os sensores remotos oferecem uma perspectiva aérea das operações agrícolas. Isso inclui análises detalhadas do solo, mapeamento de culturas e detecção de padrões, que auxiliam na gestão eficiente dos recursos.

Identificação por radiofrequência (RFID)

A Identificação por radiofrequência (em inglês, Radio-Frequency Identification – RFID) possibilita o rastreamento de ativos agrícolas por meio de etiquetas inteligentes. Isso simplifica o controle de inventário e também melhora a rastreabilidade de produtos ao longo da cadeia de suprimentos.

Telemetria

Sistemas de telemetria permitem a transmissão remota de dados sobre o desempenho de máquinas, condições do solo e consumo de combustível. Tais informações em tempo real contribuem para a manutenção preditiva e a otimização das operações.

Softwares de gerenciamento agrícola

Plataformas de software dedicadas oferecem uma abordagem integrada para o rastreamento agrícola. Isso porque elas unificam dados de diversas fontes, fornecendo aos agricultores uma visão centralizada.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things – IoT) conecta dispositivos agrícolas, o que permite a comunicação entre máquinas e a coleta de dados em tempo real. O resultado disso são operações mais eficientes, uma vez que os agricultores podem monitorar e controlar remotamente diferentes aspectos de suas operações.

Como escolher um sistema de rastreamento?

Escolher um sistema de rastreamento adequado para as necessidades da sua operação agrícola é uma decisão que requer uma avaliação cuidadosa.

Para isso, em primeiro lugar, identifique os objetivos que você deseja alcançar. Isso pode incluir otimização de operações, redução de custos, melhorias na eficiência ou conformidade com regulamentações.

Em seguida, considere quais tipos de ativos agrícolas você precisa rastrear como:

Depois, avalie se o sistema de rastreamento é compatível com os dispositivos e equipamentos agrícolas que você já possui. Afinal, uma integração bem feita ajuda a garantir a eficácia e a aceitação da equipe.

Considere também a precisão de localização, em especial se operar em áreas extensas ou remotas. Analise se são utilizados GPS, sensores remotos ou uma combinação de tecnologias para fornecer uma cobertura abrangente.

Não se esqueça de analisar a capacidade de adaptação às necessidades da sua operação. Um sistema flexível permitirá ajustes conforme as demandas do seu negócio evoluam.

Certifique-se ainda de que ele ofereça medidas de segurança para proteger os dados sensíveis da sua operação. Isso inclui criptografia, autenticação segura e práticas de segurança de Tecnologia de Informação (TI).

Além do custo inicial, leve em consideração os custos contínuos, como taxas de assinatura, manutenção e atualizações. Compare o Custo Total de Propriedade (em inglês, Total Cost of Ownership – TCO) de diferentes sistemas para tomar a melhor decisão.

Por fim, faça uma pesquisa das avaliações dos usuários e peça recomendações a colegas.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para entender as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento!

Fechar Menu