Quais as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento?

Quais as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento?

A mudança no setor logístico e as transformações do mercado têm estimulado as empresas a procurarem tecnologias para elevar fatores como competitividade, segurança, eficiência e controle operacional e financeiro. Por conta disso, é comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento veicular.

Apesar de relacionadas e, por vezes, vistas como sinônimos, elas se referem a tecnologias distintas. Continue a leitura para compreender as características e as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento de veículos!

O que é rastreamento veicular?

Na sua definição mais simples, o rastreamento é a solução que permite localizar em tempo real veículos graças especialmente a dispositivos instalados neles.

Quando consideramos o sistema utilizado, todos os principais rastreadores veiculares utilizam a tecnologia GPS. O GPS foi originalmente desenvolvido para uso militar. No entanto, desde o final dos anos 1980, ele tem sido um recurso padrão em muitos modelos de automóveis.

Os três tipos principais de rastreadores são:

  • Rastreador por satélite: efetua o envio de sinal para uma rede que faz a distribuição da localização exata para uma central de rastreamento. Contudo, a transmissão não ocorre em tempo real.
  • Rastreador por radiofrequência: costuma ser usado para rastrear cargas. Trata-se de um tipo mais simples e com aplicações restritas.
  • M2M/GSM: mais moderno, ele faz a transmissão do sinal a antenas de telefonia.

Independentemente do tipo de tecnologia, o rastreamento é um recurso que se tornou comum na gestão de frota. Ele é utilizado sobretudo para obter informações precisas 24 horas por dia sobre a localização dos veículos. 

Isso é importante para garantir a segurança das equipes, dos veículos e das cargas transportadas, além de minimizar riscos e promover uma operação mais transparente e eficiente.

O que é monitoramento veicular?

O monitoramento veicular se refere-à utilização de dispositivos para fazer o registro automático de detalhes sobre a sua operação. São exemplos disso desde o tacógrafo até os computadores de bordo.

Com ele, é possível verificar informações como:

  • períodos em que o veículo esteve em movimento ou parado durante uma viagem;
  • rotas utilizadas;
  • velocidade com que o veículo foi conduzido;
  • distância percorrida entre as paradas;
  • hora, a data e o local de início e de fim da viagem.

Tudo isso pode ser utilizado na gestão de frota para fornecer subsídios e ofertar treinamentos para os motoristas, baseados em comportamentos registrados e em situações de risco praticadas. Dessa forma, a segurança e a produtividade aumentam e se evita problemas e gastos associados tanto a multas quanto a um uso ineficiente da frota.

O que é telemetria veicular?

A telemetria veicular une aspectos do rastreamento e do monitoramento e vai além do básico, fornecendo dados ainda mais abrangentes e completos.

Esse tipo de tecnologia utiliza rastreadores, sistemas e dispositivos, como sensores, para coletar e transmitir dados em tempo real sobre fatores como:

  • localização do veículo;
  • rotas utilizadas;
  • distância percorrida;
  • tempo de condução por motorista;
  • clima e condições da estrada;
  • velocidade e tempo de frenagem; 
  • momentos de troca de marcha e aceleração;
  • movimento na estrada.

Esse sistema processa os dados e os apresenta ao motorista e/ou equipe de gestão de frota, permitindo a identificação de riscos para notificação e orientação imediata na estrada. Ou seja, possibilita uma interação à distância.

Com isso, o gestor tem acesso a informações para aumentar a segurança, a produtividade e a eficiência da operação com base em dados. Isso também permite prever e agir mais proativamente em relação à manutenção dos veículos.

Quais são as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento veicular?

Como mencionado, as aplicações e o tipo e a quantidade de dados gerados vão variar entre rastreamento, telemetria e monitoramento veicular.

Enquanto o rastreamento permite identificar a localização do veículo, o monitoramento também possibilita acompanhar outros dados e condições, como velocidade, rota e tempo em que um veículo permaneceu num determinado ponto.

Já a telemetria proporciona informações mais completas sobre outros elementos de comportamento do condutor, como uso do veículo, pontos de abastecimento no trajeto, rotas, necessidades de manutenção.

Assim, ao considerar as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento veicular, tenha em mente a abrangência e a profundidade dos dados captados e transmitidos em tempo real.

Também é essencial considerar a aplicação necessária, especialmente no momento de escolha por um determinado recurso ou tecnologia. Por vezes, apenas o monitoramento ou, até mesmo, o rastreamento, já vai suprir a demanda pela localização instantânea de um veículo.

Por outro lado, se for preciso ter acesso a informações comportamentais e completas sobre veículos e sua utilização, a telemetria é a opção recomendada.

De qualquer forma, tais soluções podem ser utilizadas de forma integrada na gestão da sua frota. Afinal, um sistema de rastreamento pode integrar uma solução de monitoramento e se fazer presente em uma tecnologia robusta de telemetria.

Logo, vê-se que rastreamento, telemetria e monitoramento não são excludentes e seu uso combinado pode se tornar uma força competitiva, a fim de gerar inteligência em termos de posicionamento, desempenho e eficiência dos veículos e da própria operação.

O conteúdo foi útil para você? Então, confira como escolher o melhor rastreador de veículos para frota!

Fechar Menu