Na atividade agrícola hoje, muitos equipamentos são utilizados para otimizar a produtividade e a eficiência. Os diferentes tipos de máquinas agrícolas, por exemplo, vão desde colheitadeiras de alta tecnologia até tratores simples. Todos ajudam os produtores ruais de pequena e grande escala a vencerem os desafios do campo.
E, claro, o uso de máquinas agrícolas modernas faz com que essa atividade se aprimore, proporcionando precisão e previsibilidade, além de contribuir para uma agricultura mais sustentável.
Neste artigo, conheça os tipos de máquinas agrícolas e saiba como alugá-las. Continue a leitura!
O que é uma máquina agrícola?
A máquina agrícola é um equipamento mecanizado que pode funcionar com eletricidade, a diesel, gasolina e outros.
Ela realiza tarefas repetitivas que eram executadas por mão de obra humana ou que não seriam possíveis de serem realizadas com acuidade, segurança e agilidade pelas pessoas. De qualquer forma, vale lembrar que sua operação é feita, muitas vezes, por humanos.
Esse equipamento é usado em variadas etapas do trabalho agrícola, como preparo do solo, semeadura e plantio, cultivo, aplicação e distribuição de fertilizantes, controle de pragas, colheita, irrigação, drenagem, transporte e pós-colheita.
Quais são os tipos de máquinas agrícolas?
Há diferentes tipos de máquinas agrícolas conforme suas atividades e etapa de trabalho no campo. Veja, abaixo, alguns exemplos.
Trator
O trator é uma das máquinas fundamentais para a atividade agrícola. Ele está disponível em diversos tamanhos e é conhecido por sua versatilidade de aplicações.
O objetivo de um trator é puxar outros equipamentos agrícolas. Contudo, os tratores modernos podem ser equipados com equipamentos complementares, a fim de atender a uma gama de necessidades, como a aragem, a descompactação do solo e o reboque de cargas. Ele se conecta, especialmente, a implementos como os arados, que ampliam a sua funcionalidade.
Por fim, os modelos modernos possuem diferenciais como sistema hidráulico, navegação por GPS, integração com recursos de agricultura 4.0 e de precisão, etc.
Carregadeira
A carregadeira é um equipamento voltado para o carregamento e o transporte de itens variados, como grãos, palha e esterco.
Para isso, elas contam com capacidades de carga e velocidade de transporte variadas, que devem ser consideradas antes da escolha do modelo adequado a sua necessidade.
Colheitadeira
A colheitadeira está entre as máquinas agrícolas mais utilizadas. Isso porque, assim como o trator, é um equipamento versátil e projetado para colher com eficiência uma variedade de grãos. Mas não só isso: elas combinam operações como colher, debulhar e joeirar em uma única máquina.
Culturas como as de trigo, aveia, soja, cevada e milho se beneficiam da otimização e da agilidade da colheita proporcionada pelo uso da colheitadeira. Além disso, ela permite a redução do percentual de perda nesses processos.
Plantadeira
A plantadeira é uma máquina agrícola que pode ser acoplada a um trator, sendo utilizada principalmente para depositar e semear sementes em fileiras no campo. Ela torna o processo de semeadura mais rápido e econômico, requerendo mão de obra mínima para um excelente rendimento.
Por fim, as mais modernas dispensam a necessidade de uma tração externa, já que são motorizadas.
Pulverizador
O pulverizador é um equipamento utilizado para aplicar produtos defensivos, como fungicidas, herbicidas, pesticidas e fertilizantes em culturas agrícolas.
Eles variam em tamanhos, ou seja, desde unidades portáteis até pulverizadores rebocados conectados a um trator.
Os modelos mais modernos contam com recursos como rastreadores e sensores acoplados, que se integram ao sistema de gestão da frota agrícola. Isso permite acompanhar detalhadamente a aplicação dos produtos em tempo real. Para ter uma ideia, é possível, inclusive, parar o equipamento à distância, a fim de realizar ajustes em fatores como a velocidade de pulverização.
Qual é a diferença entre máquina e implemento agrícola?
Tanto a máquina agrícola como o implemento agrícola são indispensáveis para uma moderna e eficiente lavoura. No entanto, os dois não são sinônimos.
O implemento é uma espécie de complemento integrado às máquinas agrícolas, que agrega funções e produtividade a elas. É comum, por exemplo, utilizar um implemento ligado a um trator para que ele tenha mais versatilidade de uso.
Alguns exemplos de implementos são:
- arado;
- adubadora;
- enxada rotativa;
- ceifadeira;
- entre outros.
Como alugar máquinas agrícolas?
Como visto, há muitos tipos de máquinas agrícolas e o seu uso pode trazer diversos ganhos à produção no campo. No entanto, o investimento em cada equipamento é bastante expressivo, especialmente quando se considera as sazonalidades e as demandas pontuais para seu uso.
Uma alternativa com melhor custo-eficiência é alugar esses equipamentos. Assim, não é necessário imobilizar o capital financeiro nem lidar com a desvalorização do investimento ao longo do tempo.
Afinal, com a terceirização, o produtor pode contar com um maquinário sempre renovado e nas melhores condições, sem colocar as suas finanças em risco. Além disso, é possível sempre ter acesso a equipamentos modernos e adequados às necessidades da produção, inclusive as sazonais.
Com a Maestro Frotas, além de diferentes tipos de máquinas agrícolas, também é possível alugar implementos para tornar as atividades no campo ainda mais produtivas.
Você também conta com suporte técnico e assistência especializada, além de acesso a tecnologias que otimizam o trabalho na lavoura.
Por fim, você pode planejar sua safra antecipadamente, aproveitando as oportunidades pontuais de cultivo e alocando seus investimentos em mais áreas.
O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para conhecer as 5 tecnologias de agricultura digital!