Blindagem de carro: vidro delaminado, teto solar e proteção

Blindagem de carro: vidro delaminado, teto solar e proteção

A blindagem é um recurso projetado com a intenção de proporcionar segurança aos passageiros contra os mais diversos tipos de ataques. No passado, a tecnologia da blindagem de carro era usada de modo mais exclusivo pelas forças armadas ou por policiais. Hoje em dia, ela está presente em veículos comerciais e, até mesmo, pessoais.

Geralmente, o material empregado nesses automóveis é selecionado de acordo com o nível de segurança desejado. No entanto, empresas e proprietários também devem seguir normas obrigatórias estabelecidas pelo Exército brasileiro.

Neste artigo, você vai conhecer quais são essas normas e os benefícios de ter um veículo blindado em sua frota. Acompanhe a seguir.

Os motivos que levam as pessoas a fazerem a blindagem de carro

A segurança é um quesito essencial na sociedade moderna. Há uma variedade de medidas que ajudam o cidadão a permanecer um passo à frente em situações perigosas.

Nesse contexto, a blindagem de carro é extremamente útil para proteger executivos, celebridades ou qualquer outro tipo de convidado de alto perfil do seu negócio. Um veículo blindado pode mostrar um sinal de respeito, indicando que você está disposto a fazer um esforço extra para oferecer proteção a ele.

Além disso, se você precisa movimentar dinheiro regularmente ou escoltar clientes, um veículo blindado é um investimento extremamente inteligente, e que pode ajudá-lo a se preparar para a pior situação.

A forma como um veículo é blindado

A blindagem de carro pode ser instalada em todas as marcas e modelos de veículos. Cada situação exige um tipo diferente de especificação e, consequentemente, são fornecidas soluções ao nível de ameaça, que variam de uma pistola de 9 mm a armas de grosso calibre.

As características desses automóveis incluem compartimento de passageiros completamente selado, reforço balístico em todo o corpo, exclusão de áreas de risco, redução de ruído e capacidade de enfrentar ataques explosivos e balísticos.

Independentemente do modo de transporte escolhido ou do item que você decida proteger, os carros blindados atuam como muros impenetráveis, defendendo seus ativos contra a ameaça de um assalto, tiroteio ou sequestro.

As novas exigências do exército para blindagem de carro

Com o aumento exponencial da demanda pelo serviço de blindagem, o Exército estipula regras quanto à utilização desses tipos de veículos. Atualizada em 2017, os proprietários precisam se adequar às novas normas. A seguir, você encontra as principais delas.

Certificado de registro

O proprietário precisa emitir o Certificado de Registro (CR) antes de começar o procedimento de blindagem do seu veículo. Para isso, é necessário preencher formulários, entregar documentos, emitir certidões e pagar taxas. Despachantes e as próprias blindadoras podem fazer e cobrar por esse serviço.

Vidros delaminados

A nova norma proíbe o conserto de vidros delaminados, ou seja, aqueles que sofreram alguma avaria ou que ultrapassaram o prazo de validade – geralmente, entre 5 e 10 anos. Dessa forma, o vidro precisa ser substituído completamente, sem qualquer tipo de recuperação ou remendo.

Teto solar

Antes, os veículos blindados tinham proteção menor no teto solar. Agora, a nova regulamentação exige que o acessório seja feito de peça única, fixo e com o mesmo nível de blindagem do restante do veículo. Assim, os veículos blindados perdem a funcionalidade de um teto solar.

Prazo de validade

Agora, as empresas responsáveis pela blindagem devem emitir um documento com a data de validade do serviço. Geralmente, uma blindagem oferece proteção por 5 anos, mas é comum que as empresas utilizem materiais mais baratos e com menor durabilidade.

Com tais procedimentos, o processo de blindagem ficou mais caro, além de demandar exigência de mais documentação para rodar com um veículo desses. Portanto, apesar da segurança maior, diante do custo e da burocracia envolvida, uma alternativa para o gestor de frota é alugar esse veículo. A terceirização de frotas pode fornecer a quantidade de veículos que você necessita, atendendo às normas vigentes, com menor custo e sem dores de cabeça.

Apenas um desses veículos pode ser extremamente útil em sua frota. Você nunca sabe quando pode precisar hospedar uma figura importante ou transferir ativos da sua empresa. Assim, a blindagem de carro vale a pena para contextos como esses em uma frota terceirizada. Com os veículos, você pode evitar a perda de vidas, dificuldades financeiras, entre outros cenários negativos.

E você, já conhecia as novas normas para o procedimento de blindagem de carro? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

 

Fechar Menu