Em 2019, chega-se à sexta edição do chamado Maio Amarelo, que, neste ano, tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”, visando incentivar a sociedade para desenvolver um trânsito mais seguro e chamar atenção para o preocupante índice de mortos e feridos no trânsito.
Conforme dados da ONU, os acidentes de trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano. Outra informação alarmante é que, de acordo com Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países com maior incidência de mortes no trânsito – atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Por tudo isso, sobretudo para as empresas que trabalham mais diretamente com transporte, como as que têm uma frota terceirizada, iniciativas como o Maio Amarelo se mostram relevantes.
A seguir, compreenda melhor o que é o Maio Amarelo e veja dicas para adotá-lo em sua empresa. Acompanhe.
O que é o Maio Amarelo e qual é a sua importância?
Promovido em 27 países, o Maio Amarelo é realizado no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), apoiado neste ano pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A ideia por trás do movimento é semelhante a de outras ações atreladas a meses do ano, tais como Outubro Rosa (contra o câncer de mama), Novembro Azul (contra o câncer de próstata) e o Dezembro Vermelho (contra a disseminação da Aids). Nesse caso, a luta é por um trânsito mais seguro. E, assim como nas outras iniciativas, o símbolo da campanha é um laço, mas na cor amarela, relacionada à sinalização, tendo a função de chamar a atenção dos condutores e da sociedade para a situação alarmante de nosso trânsito.
De modo resumido, o objetivo da ação é colocar em pauta o tópico da segurança viária e mobilizar a sociedade (incluindo governo, iniciativa privada, sociedade civil, etc.) para desenvolver, conjuntamente, um trânsito mais seguro.
E isso é realmente importante. Se o cenário não mudar, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, e 2,4 milhões, em 2030. Nesse contexto, outra estatística preocupante é que 65% dos acidentes de trânsito do país poderiam ser evitados se a população dirigisse de modo mais seguro e responsável. E é para ajudar a reverter esse quadro que é importante promover o Maio Amarelo na sua frota terceirizada.
Dicas para promover o maio amarelo em sua frota terceirizada
Para aderir à iniciativa do Maio Amarelo, você pode desenvolver uma série de ações em sua empresa. Entre elas:
1. Ofereça cursos de direção defensiva
O curso de direção defensiva ajuda a elevar a qualidade do trabalho dos motoristas, a trazer mais segurança em sua condução e a manter a regularização para o trabalho, sendo que é pré-requisito, também, para a renovação da carteira de habilitação.
Durante o Maio Amarelo, você poderá oferecer um workshop de atualização de conhecimentos sobre direção defensiva, tirando dúvidas sobre as melhores e mais seguras práticas ao volante.
2. Promova ações de sensibilização e estímulo ao comportamento seguro
Estimular sua equipe a sempre optar pelo comportamento seguro no trânsito também é importante. Assim, durante o Maio Amarelo, você pode promover diálogos de segurança sobre o tema, reuniões informais ou mesmo realizar uma campanha de endomarketing demonstrando os impactos que pequenas ações podem gerar no trânsito.
Por exemplo, demonstre os efeitos que podem ser trazidos por dirigir alcoolizado, escrever ou falar ao celular enquanto se está ao volante, pegar a estrada com sono e dirigir em alta velocidade – conforme dados do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), a taxa de acidentes causados diretamente por ações como essas, que refletem nossa forma de dirigir, representam quase 65% do total.
3. Utilize os materiais oficiais do movimento Maio Amarelo
Os organizadores da ação disponibilizam no site oficial diversos materiais de divulgação sobre o tema. As artes já estão prontas para impressão ou disseminação digital, possibilitando uma divulgação prática e ágil da campanha, inclusive na sua empresa.
4. Faça a distribuição de laços amarelos
Para relembrar sobre a ação e estimular o engajamento da equipe interna e externa ao ambiente laboral, distribua laços amarelos para serem fixados nas vestimentas.
Com isso, o colaborador vai se sentir parte da campanha e, ainda, poderá atuar como seu propagador, visto que o laço possivelmente suscitará a curiosidade de outras pessoas.
5. Crie uma ação envolvendo os familiares dos colaboradores
A família exerce uma influência expressiva em determinados comportamentos pessoais, por isso, engajá-la na campanha pode ser uma forma de também conquistar a adesão dos funcionários.
Para isso, você pode, por exemplo, solicitar fotos de seus filhos, esposas, etc., e criar um mural com as imagens, demonstrando que esses parentes estão à sua espera em casa, e que, por isso, é importante adotar uma conduta segura no trânsito.
E então, pronto para promover o Maio Amarelo na sua frota terceirizada? Quais outras ações são adotadas em sua empresa para estimular um trânsito mais seguro? Até a próxima!