Big Data na gestão de frotas pesadas

Big Data na gestão de frotas pesadas

Hoje, graças à riqueza de dados disponíveis para os gestores de frotas, que podem ser analisados e gerar inteligência por meio do Big Data, a gestão de frotas pesadas pode passar mais fácil e assertivamente de reativa, lidando com os problemas depois que eles ocorrem, para proativa, predizendo cenários e verificando problemas e oportunidades em tempo real. 

Em um cenário cada vez mais competitivo e com necessidades crescentes de se reduzir custos e elevar a produtividade e a eficiência, o Big Data pode revolucionar a sua gestão de frotas pesadas.

Continue a leitura para compreender mais sobre o que é essa inovação, seus benefícios e principais aplicações na gestão de frotas pesadas. Acompanhe a seguir.

O que é Big Data?

Podemos compreender o Big Data como sistemas de armazenagem e processamento de enormes volumes de dados. Ele faz com que seja possível consolidar, cruzar e trabalhar com informações diversas de diferentes fontes de modo rápido e fácil e de maneira centralizada.

Assim, na gestão de frotas pesadas, os dados processados ​​em larga escala por ferramentas analíticas de Big Data podem levar a otimizações para a manutenção, segurança, redução de custos, mitigação de riscos, entre outras áreas.

Entre as tecnologias e fontes para esses dados, podem estar plataformas de rastreamento de frota por GPS, sensores de Internet das Coisas (IoT) e outras. Os dados podem, então, ser extraídos pelas empresas para obter insights operacionais impactantes com o uso de análises de Big Data.

Além disso, as plataformas de Big Data automatizam as tecnologias de gerenciamento de frota (como análise preditiva e aprendizado de máquina) e permitem que os gestores tomem decisões informadas sobre as operações diárias, como desempenho e comportamento do motorista, condição do veículo, rota, uso de combustível, manutenção preditiva e preventiva, etc. 

Quais são os benefícios do Big Data na gestão de frotas pesadas?

O gerenciamento de grandes volumes de dados com foco em inteligência permite que a gestão de frotas pesadas otimize a eficiência, a produtividade e a segurança, reduzindo custos desnecessários para a empresa.

Isso porque, ao adotar uma abordagem baseada em dados para a gestão de frotas pesadas, as empresas se tornam mais eficientes em suas operações, obtendo percepções aprofundadas sobre o uso dos veículos, bem como do desempenho de cada motorista.

Os dados revelam também riscos e demandas potenciais antes que eles se transformem em problemas. Também ajudam as empresas a identificarem novas oportunidades, bem como a rastrearem e acompanharem as métricas importantes para o desenvolvimento e o sucesso do negócio.

Como usar o Big Data na gestão de frotas pesadas?

Há diversos processos, atividades e rotinas da gestão de frotas pesadas que podem se beneficiar das potencialidades do Big Data. Alguns exemplos são:

Gerenciamento de combustível aprimorado

A gestão inteligente de dados permite que os gestores de frota monitorem não apenas os custos totais de combustível, como também a forma como o combustível está sendo usado. Por exemplo, veículos que passam muito tempo em marcha lenta consomem mais combustível do que o necessário e isso pode ser facilmente identificado com o Big Data.

Também será possível detectar situações como problemas de rota, que podem estar levando ao consumo ineficiente e excessivo de combustível. O Big Data ajuda os gestores a identificar as causas exatas dos picos nos custos de combustível e, assim, os capacita a encontrar soluções realmente eficientes.

Treinamento mais eficiente para os motoristas

O Big Data também fornece à gestão de frotas pesadas a capacidade de compreender com precisão os padrões de comportamento de seus motoristas e orientá-los de acordo.

As soluções de Big Data irão fornecer dados precisos, completos e em tempo real sobre como os condutores usam os veículos. Comportamentos como a aceleração brusca ou regular, que, além de perigosa, desperdiça combustível, podem ser identificados e trabalhados em treinamentos 100% focados nas necessidades de minimização de riscos no comportamento dos motoristas. 

Melhoria na programação de manutenção dos veículos

O Big Data permite que os gerentes de frota tenham um melhor entendimento das necessidades individuais de manutenção de cada caminhão e criem os cronogramas de manutenção mais eficientes possíveis.

Esta é uma ótima notícia também em termos de segurança, pois significa que os problemas podem ser detectados antes de elevarem custos e riscos. Ainda permite que a manutenção preventiva seja muito mais assertiva e realizada no momento ideal.

Planejamento de rotas mais eficiente

Sem dados precisos e detalhados, é difícil saber por que uma determinada entrega está demorando mais do que o previsto, porque certas rotas são consistentemente problemáticas ou se um obstáculo inesperado está impedindo o progresso de um veículo da frota.

Ter uma imagem em tempo real do clima, tráfego, acidentes ou, até mesmo, de atalhos de rota pode ajudar as organizações a economizar tempo, melhorar o atendimento ao cliente, economizar combustível e reduzir o desgaste do veículo. Por sua vez, isso diminui os custos operacionais e melhora a eficiência da frota e a satisfação do cliente.

Para saber mais sobre o Big Data na gestão de frotas pesadas, continue acompanhando as atualizações do blog da Maestro Frotas.

Fechar Menu