O que é veículo especial? Conheça seus tipos!

O que é veículo especial? Conheça seus tipos!

Afinal, o que é veículo especial? Projetado para atender as diferentes demandas do mercado, ele otimiza atividades e conta com recursos específicos.

Neste artigo, saiba o que é veículo especial e quais são seus tipos. Boa leitura!

O que é veículo especial?

Conforme a Resolução nº 01/2016 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o veículo especial é projetado com atributos específicos, sendo voltado ao transporte de cargas indivisíveis excedentes em peso e/ou dimensões. Assim como o veículo com equipamentos para prestação de serviço especializado, que conta com carga permanente, como o guindaste e o semirreboque extensivo.

Já segundo a Resolução nº 210/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o veículo especial é aquele com largura, comprimento e altura que excedam as dimensões tradicionais de um veículo padrão.

É possível, ainda, enquadrar nessa categoria os veículos que apresentam propriedades específicas para pessoas com deficiência.

Portanto, podemos dizer que os veículos especiais são aqueles preparados e adaptados para exigências mais específicas, seja em termos de dimensões ou de finalidades.

No entanto, alguns deles não saem prontos da montadora, sendo necessário realizar mudanças para atender aos objetivos específicos de sua utilização, como os food trucks e as viaturas.

Quais são os tipos de veículos especiais?

Agora que está mais claro o que é veículo especial, conheça os seus diferentes tipos. Afinal, há muitos modelos considerados como especiais no mercado hoje. Os principais tipos são:

  • prancha carrega tudo;
  • guindaste;
  • viaturas diversas;
  • máquina perfuratriz;
  • veículo funerário;
  • food truck;
  • ambulância;
  • caminhão de bombeiro.

Quais são as suas particularidades?

Ambulância

A ambulância é um veículo especial voltado tanto para o transporte de pacientes quanto para atendimento de emergência em UTIs móveis.

Normalmente, o furgão é utilizado como base para a ambulância em função do espaço interno amplo e da maior facilidade de adaptação para tal finalidade.

Entre essas transformações estão a instalação de equipamentos como maca e desfibrilador, além de compartimentos para armazenamento de medicamentos, colares cervicais e acessórios variados para procedimentos simples ou pequenas cirurgias.

Veículo resfriado

Uma variável da logística da cadeia de abastecimento é a necessidade de manter alguns produtos refrigerados. Para isso, as empresas equipam veículos como caminhões e vans para manter o frio dentro e o calor fora durante o transporte de mercadorias, especialmente por longas distâncias.

Esse veículo resfriado pode ser de dois tipos:

  • isotérmico: conta com cabine equipada com paredes isolantes, incluindo piso, portas e teto. Por conta disso, a troca de calor entre o interior e o exterior é, consideravelmente, reduzida.
  • congelante: voltado para a preservação da mercadoria, ele a mantêm congelada ao longo do trajeto.

Em todos caso, a adaptação tem a ver com o uso de materiais específicos para a vedação do veículo, além da instalação de itens como termômetros, luminárias, controladores de temperatura, etc.

Carro funerário

O carro funerário também passa por uma adaptação para cumprir sua finalidade. Um dos critérios é que o espaço interno do veículo seja de, pelo menos, 2,10 metros para possibilitar o transporte da urna/caixão.

Viatura

Quando pensamos o que é veículo especial, a viatura é um dos exemplos que vêm a nossa mente.

Para se transformar em especial, esse veículo é adaptado com a instalação de sirenes, equipamentos de comunicação, giroscópio e outros itens, como a sua blindagem.

Food truck

O food truck é uma espécie de cozinha móvel para preparar, vender e servir lanches e refeições aos clientes em diversos lugares e ocasiões, como festivais e eventos de grande porte.

Normalmente, furgão, caminhonete ou caminhão são adaptados para serem veículos especiais por meio da instalação de equipamentos como churrasqueiras, mesas de aço inoxidável, pia, fritadeiras, fornos, unidades de refrigeração e janela ou balcão de atendimento.

Quais são as normas referentes a veículos especiais?

Como era de se esperar, os veículos especiais contam com regulamentações e normas específicas.

Entre as principais estão a Resolução Contran nº 882/2021 e a Lei nº 14.229/2021, que estabelecem limites para as dimensões dos veículos e para o peso transportado por eles.

Também são feitas outras prescrições pelo Contran quanto a aspectos relacionados à segurança e a restrições para sua circulação.

Além disso, no caso de veículos refrigerados, há determinações mais específicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

É possível terceirizar a frota de veículos especiais?

Embora, num primeiro momento, possa parecer que a terceirização da frota de veículos especiais não seja uma opção, isso não é verdade.

A terceirização está disponível apenas para modelos tradicionais e é um dos caminhos para viabilizar frotas de veículos especiais de modo econômico, seguro e prático.

Entre as vantagens de optar pela terceirização de veículos especiais estão:

  • investimento inicial menor;
  • custos controlados;
  • acesso a veículos modernos;
  • apoio especializado para personalizações (como o envelopamento dos veículos);
  • tranquilidade para adaptar o veículo conforme as normas vigentes;
  • mais facilidade para a renovação da frota;
  • garantia de qualidade da frota de veículos especiais;
  • acesso a tecnologias de rastreamento, telemetria e monitoramento.

Por fim, lembre-se de que é essencial selecionar bem o seu parceiro de terceirização.

A Maestro Frotas atua no nicho de veículos especiais e oferece uma variedade de modelos, além de suporte para as necessidades de projetos especiais.

Agora que você já sabe o que é veículo especial, descubra também quais são os 6 piores erros da gestão de frota para você evitar!

Fechar Menu