Afinal, vale a pena investir no rastreamento de máquinas agrícolas?

Afinal, vale a pena investir no rastreamento de máquinas agrícolas?

A agricultura é um grande setor produtivo e, por conta disso, pequenas melhorias na eficiência têm um impacto relevante. Com o uso de tecnologias como a de rastreamento de máquinas agrícolas, a gestão otimizada da frota pode ser mais fácil.

Neste artigo, descubra se vale a pena investir no rastreamento de máquinas agrícolas. Boa leitura!

O que é rastreamento na agricultura?

A tecnologia agrícola está avançando em ritmo acelerado, possibilitando melhorias e inovações no campo. As ferramentas de rastreamento são um exemplo disso.

Afinal, são soluções utilizadas para localizar, monitorar e rastrear ativos e, até mesmo, a produção. Isso inclui desde a etapa de plantio até o momento de colheita.

A coleta de dados em tempo real é feita a partir do uso combinado de tecnologias como:

  • telemetria;
  • GPS;
  • aplicativos e plataformas online;
  • comunicação via satélite;
  • sensores de Internet das Coisas (sensores IoT).

Elas contribuem para o controle dos ativos e, também, para uma visão mais completa das operações no campo. Consequentemente, isso melhora a produtividade e minimiza o desperdício.

O que é e como funciona o rastreamento de máquinas agrícolas?

O rastreamento de máquinas agrícolas é uma tecnologia que permite ao agricultor monitorar, gerenciar e otimizar o uso de sua frota agrícola em tempo real, garantindo operações mais eficientes.

Esse rastreamento fornece dados de localização em tempo real, a fim de identificar o local exato do seu ativo. Com isso, o agricultor é capaz de acompanhar a utilização das máquinas, analisar seu desempenho e obter insights para que os processos tenham uma melhor relação custo-eficiência.

Veja com quais máquinas agrícolas isso pode ser feito:

  • tratores;
  • carregadeiras;
  • colheitadeiras;
  • plantadeiras;
  • pulverizadores.

A que dados é possível ter acesso com o uso de rastreadores em maquinários?

Com o uso de rastreadores em maquinários, é possível ter acesso aos seguintes dados em tempo real:

  • localização do ativo;
  • período de operação da máquina;
  • consumo de combustível;
  • uso do motor (velocidade, rotação e temperatura);
  • identificação de falhas de funcionamento.

Vale a pena investir em rastreamento de máquinas agrícolas?

O rastreamento de máquinas agrícolas é uma estratégia para modernizar o campo, permitindo que o agricultor otimize processos. Confira, a seguir, quais são seus benefícios.

Mais controle sobre os ativos

Como o maquinário agrícola não tem um custo baixo, é preciso ter um excelente controle sobre ele, a fim de extrair o máximo de valor pelo maior tempo possível do ciclo de cada equipamento.

Acesso a dados estratégicos

O rastreamento de máquinas agrícolas fornece dados sobre a localização dos ativos e, também, a outros indicadores relevantes, como horas de uso, tempo de deslocamento no campo e desempenho do motor do equipamento.

Ganho de eficiência

A tecnologia de rastreamento é uma ótima ferramenta para melhorar a eficiência de equipamentos utilizados na agricultura.

Com os dados gerados, é possível programar as manutenções e reparos. Isso garante que o maquinário esteja sempre em bom estado e operando com eficiência.

Além disso, o agricultor também consegue monitorar o rendimento por equipamento, verificar se a velocidade de trabalho está adequada e corrigir problemas que possam impactar na eficiência da operação.

Diminuição no consumo de combustível

A tecnologia de rastreamento de máquinas agrícolas também pode ser usada para monitorar o consumo de combustível.

Isso permite que os agricultores identifiquem e resolvam as questões que estejam afetando o consumo do combustível.

Mais previsibilidade e menos tempo de paradas

A partir de dados gerados pelo rastreamento de máquinas agrícolas, como a quilometragem rodada por cada maquinário, é possível atuar preventivamente para que, sempre que for necessário, o equipamento esteja nas melhores condições de uso.

Isso também evita ter de retirar da frota um equipamento para reparo emergencial, paralisando e comprometendo a operação agrícola, a produção e o cumprimento de prazos.

Redução da pegada de carbono

Com um maquinário eficiente e com o consumo de combustível controlado, reduz-se a emissão de CO2 e, assim, a pegada de carbono da produção agrícola.

Distribuição eficiente da mão de obra

Outra vantagem do uso do rastreamento de máquinas agrícolas é que a localização de todos os veículos pode ser visualizada de uma só vez em tempo real.

Assim, menos supervisores precisam ser contratados para fazer o monitoramento diário dos maquinários. Otimiza recursos, fica mais fácil redistribuir a equipe de modo a melhorar a produtividade.

Redução de riscos para seus ativos

Os dispositivos de rastreamento de máquinas agrícolas e as soluções de gerenciamento de frota facilitam a identificação de onde os maquinários são deixados no final de um turno de trabalho e, também, o acompanhamento de todas as suas localizações durante todo o tempo de uso.

Esses dados são cruciais para reduzir riscos e proteger o patrimônio, minimizando perdas, roubos ou danos e, ainda, assegura a recuperação caso haja necessidade.

Vale destacar que Isso é útil também para proteger os ativos em situações como intempéries naturais. Se um vendaval, por exemplo, é iminente e há risco de dano para algum maquinário exposto, é possível localizá-lo e protegê-lo com facilidade.

Diminuição de custos

Ao reduzir o tempo ocioso das máquinas e os períodos não previstos de manutenção emergencial, bem como controlando o uso de combustível e otimizando processos, ocorre a diminuição dos custos.

O conteúdo foi útil para você? Então, veja qual é a melhor forma de fazer o rastreamento de frota pesada!

Fechar Menu