Como a tecnologia melhora a eficiência de frotas terceirizadas agrícolas?

Como a tecnologia melhora a eficiência de frotas terceirizadas agrícolas?

A indústria agrícola foi uma das primeiras a existir. Também foi e continua sendo uma das pioneiras na adoção de tecnologias para o seu desenvolvimento, seja para maximização da colheita, melhor utilização da terra ou aperfeiçoamento das técnicas agrícolas. E não apenas isso. A tecnologia também tem se mostrado uma importante aliada para melhorar a eficiência das frotas terceirizadas agrícolas.

Na verdade, um fator definidor da agricultura moderna é a frota utilizada, que pode ser constituída por colheitadeiras, semeadeiras, pulverizadores e tratores, entre outros equipamentos.

E, para otimizar sua performance na operação e no uso estratégico, a tecnologia desempenha um papel relevante, contribuindo para elevar a produtividade e a eficiência dos negócios agrícolas.

Se você está buscando esse tipo de resultado, continue a leitura. A seguir, descubra mais sobre como a tecnologia pode melhorar a eficiência das frotas terceirizadas agrícolas.

Como a tecnologia impacta na eficiência das frotas terceirizadas agrícolas?

Em todos os setores, a tecnologia tem oferecido muitos avanços. No segmento agrícola, isso não é diferente.

Nessa área, as inovações contribuem para aperfeiçoar desde o controle e classificação de produtos até obter mais eficiência no uso do combustível e dos ativos da empresa.

Alguns exemplos desse tipo de aplicação são:

Planejamento de rotas

Nas frotas terceirizadas agrícolas, o parceiro pode fornecer à empresa em sua prestação de serviço sistemas que ajudam no planejamento mais eficiente de rotas.

Isso, além de melhorar o retorno financeiro, pode contribuir para melhorar a produtividade com o escoamento da produção, identificando rotas mais rápidas e seguras, que ajudarão a minimizar eventuais perdas e fazer com que a mercadoria seja entregue mais agilmente, o que é vital para garantir a sua qualidade, especialmente dos grãos.

Eficiência produtiva e no uso de combustível

Para empresas de maior porte, é possível também utilizar essas tecnologias de gerenciamento para aumentar a eficiência e economizar custos dentro do campo.

Afinal, nesses casos, há uma vasta quantidade de terra que precisa ser cuidada, o que significa que condutores e operadores devem sempre saber o melhor caminho para executar seu trabalho.

Nesse contexto, a tecnologia de rastreamento por GPS para frotas terceirizadas agrícolas ajuda a eliminar dúvidas sobre essa questão. Além disso, rotas aprimoradas podem ajudá-lo a reduzir o trabalho improdutivo e diminuir o consumo e os custos de combustível.

Acompanhamento de mercadorias e frota em tempo real

A tecnologia facilita o monitoramento dos produtos agrícolas em tempo real, permitindo que se tenha maior nível de segurança na movimentação de mercadorias.

Essas soluções, que podem incluir tecnologias integradas a computadores de bordo, também oferecem recursos para comunicação entre a empresa e sua equipe, o que facilita esse acompanhamento e a resolução mais rápida de eventuais problemas no transporte.

A tecnologia de telemetria também é muito útil para isso. Ela ajuda a identificar a localização das frotas e suas condições de uso. Além disso, por meio do histórico armazenado, ela permite que o gestor de frotas terceirizadas agrícolas faça análises comparativas que fornecem insights para elevar ainda mais a eficiência de sua frota.

Manutenção das frotas terceirizadas agrícolas

No modelo de terceirização, é comum que a manutenção das frotas fique a cargo da empresa parceira. Isso, além de permitir que o gestor deixe de se envolver com questões mais operacionais dessas rotinas e passe a ter mais tempo para se dedicar a demandas estratégicas para elevar a eficiência da operação, também garante que os equipamentos sempre estarão nas melhores condições com a sua manutenção em dia.

Isso é potencializado com o auxílio da tecnologia, que permite um controle preciso de datas e procedimentos preditivos, preventivos e corretivos que precisam ser executados.

Controle de abastecimento

Esse é um dos pontos nos quais a tecnologia pode impactar mais rapidamente na eficiência e redução de custos das frotas terceirizadas agrícolas.

Afinal, o consumo de combustível representa um dos maiores custos dessas frotas, o que demanda estratégias contínuas para controlar esses gastos.

Com sistemas de rastreamento e de gestão, é possível obter dados confiáveis sobre como o combustível está sendo utilizado e identificar desperdícios ou ineficiências nesse uso que podem ser eliminadas.

Gestão de frotas terceirizadas agrícolas

Para os resultados globais da gestão de frotas agrícolas, há um conjunto de tecnologias que potencializam a eficiência e um melhor retorno sobre o investimento (ROI).

As tecnologias de telemática e os sistemas de rastreamento por GPS permitem aumentar a produtividade no campo. Já os sistemas de gestão de frota agrícola coletam e cruzam dados como consumo de combustível, integridade do motor, histórico de rotas e desempenho de condução e os apresentam em relatórios de fácil compreensão para se identificar gargalos e oportunidades para aperfeiçoar a eficiência da operação.

Por sua vez, softwares que tenham recursos voltados à logística de transporte permitem que o gestor faça um planejamento mais assertivo de recursos e rotas, além de um direcionamento de ativos mais acurado para obter os resultados esperados.

Se você está em busca de mais eficiência nas frotas terceirizadas agrícolas, vamos conversar! A Maestro é especialista na terceirização de frotas agrícolas e conta com diversas tecnologias para elevar a produtividade, a lucratividade e os níveis de eficiência do seu negócio. Converse com nossa equipe.

Fechar Menu