Por que escalar tamanho da frota pesada com terceirização?

Por que escalar tamanho da frota pesada com terceirização?

É comum, ao considerar a decisão de terceirizar a frota, se pensar principalmente no aspecto econômico. No entanto, estando à frente da gestão de uma frota pesada, é preciso que a terceirização não apenas seja uma reação. Terceirizar uma frota de veículos pesados, afinal, envolve mais fatores e estratégias – e, também, benefícios. Um deles é a escalabilidade da frota, isto é, o quanto ela consegue se modificar para atender à demanda.

Para alcançar um padrão de eficiência no mercado logístico, muitas empresas já adotaram a terceirização para otimizar seus processos. Isso vem ocorrendo já que escalar o tamanho da sua frota pode se tornar um objetivo inviável sem que haja uma estrutura que permita essa expansão – e em uma velocidade acelerada, como impõe o mercado, cada vez mais dinâmico.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar mais a respeito dos motivos de escalar sua frota com a terceirização. Acompanhe a seguir.

A terceirização da frota pesada

Caso sua gestão não tenha ainda terceirizado profissionalmente sua frota de veículos pesados, pode haver uma limitação na percepção deste tipo de serviço. Então, antes de partirmos para a importância de escalar o tamanho da frota, é preciso deixar claro: a terceirização não precisa se resumir ao veículo sendo locado. Terceirização pode envolver um apoio mais abrangente e estratégico para sua operação.

No transporte de cargas por veículos pesados, sabemos que existem ameaças e garantias que precisam ser tomadas antes de executar a operação. Nas rodovias brasileiras, em 2019, calculou-se que o roubo desses transportes já gerou R$1,3 bilhão em prejuízo, conforme dados da ABTC.

Portanto, ao terceirizar sua frota, é importante contar com parceiros que possam garantir bons serviços de monitoramento, segurança, dentre outros. Escalar o tamanho de sua frota pesada, afinal, envolve lidar com o escalonamento de riscos e investimentos para uma boa eficiência e qualidade em seus principais serviços.

A terceirização possibilita o tamanho ideal de sua frota pesada

Dependendo do perfil de seu público e da necessidade de seus principais clientes, a dinâmica de sua empresa em relação à frota pesada será diferente. Para que se tenha uma terceirização eficiente, é importante resolver a dúvida inicial: quanto sua empresa precisa oferecer em solução de frota pesada e quando será necessário modificar sua frota para isso?

De acordo com a quantidade de veículos necessários, dias de maior ou menor demanda e rotas comumente utilizadas, sua frota pesada necessitará de um serviço de terceirização personalizado, com dimensionamento em linha com sua demanda atual e projetada. A grande vantagem em escalar o tamanho da sua frota pesada está justamente em poder se adequar a essas necessidades sem perder o foco das suas operações de base.

É papel da gestão, em um esquema de terceirização, ter um planejamento estratégico que possa projetar com assertividade o tamanho de sua frota ideal. Isso envolve levar em conta as características específicas de operação de sua empresa, o tempo de viagem médio de seus veículos pesados e, até mesmo, a metodologia de carga e descarga.

Escalar sua frota pesada para novas oportunidades é possível com a terceirização

Idealmente, sua gestão de frota não traria para si o prejuízo de manter um veículo que raramente precisa ser utilizado em toda sua capacidade, não é mesmo? Nesse ponto, a terceirização pode também auxiliar trazendo a possibilidade de aproveitar oportunidades pontuais, sazonais ou especiais sem que isso exija um grande valor de investimento com compra e manutenção de um veículo pesado adicional.

Ter uma frota padronizada ainda é desafio em muitas organizações, especialmente entre as menores. Com isso, a gestão pode se ver “de mãos amarradas” quando é preciso encontrar maneiras de aproveitar oportunidades e diversificar as fontes de lucro em uma operação com frota própria.

Entretanto, fretes e serviços de cargas pesadas variados exigem modelos de frota adaptáveis para diferentes tipos de operação em um mercado dinâmico. Escalar o tamanho de sua frota com a terceirização permite ter essa flexibilidade e agilidade na solução como um diferencial de mercado.

Sua empresa necessita escalar o tamanho de sua frota, mas não encontrou a proposta ideal? Ainda tem dúvidas sobre como a terceirização pode oferecer uma solução abrangente e eficiente para operações de frota pesada? Então, entre em contato com a Maestro Frotas e converse com um de nossos consultores.

 

Fechar Menu