Pneus Remold para frotas é uma boa escolha?

Pneus Remold para frotas é uma boa escolha?

Os pneus Remold, também conhecidos como remodelados, têm conquistado certa popularidade diante do apelo de custarem menos. De fato, esses pneus custam até 50% menos do que um novo e similar.

No entanto, a dúvida de qualquer gestor de frota de veículos é se vale a pena investir nesse tipo de produto, se ele é confiável para ser utilizado na operação de sua empresa. É o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura!

O que são os pneus Remold?

Os Remold são aqueles feitos a partir de pneus que já foram usados e que são reaproveitados após diversas reestruturações em suas características, a fim de suprir os danos causados pelo seu uso constante.

Esse processo de reconstrução, que se dá por meio da vulcanização e da raspagem da banda de rodagem e suas laterais, gera a perda de informações importantes do pneu – como sua marca, número de série de fabricação original e índice de carga e velocidade.

Tudo isso gera um risco para quem utiliza os pneus Remold – sem esses dados, fica difícil saber realmente como está a saúde do pneu e quais os melhores processos de manutenção utilizar.

Ok, é mais barato. Mas será que dá para confiar?

Você já deve ter ouvido a máxima de que “o barato sai caro”, certo? Em alguns contextos, a premissa é verdadeira. O gestor de frota sustenta uma grande responsabilidade. Além do sucesso da operação da empresa, ele precisa ter a certeza de que está fornecendo condições realmente seguras para os condutores dos veículos, a fim de prezar por seu bem-estar e, também, por sua vida. Ainda, sem esses cuidados, acidentes podem ocorrer, gerando consequências bastante graves à empresa.

Por tudo isso, na hora de tomar suas decisões, é preciso buscar informações e optar pela alternativa que não ofereça riscos ao negócio.

É preciso ter em mente que os materiais utilizados para cobrir os pneus Remold não apresentam a mesma qualidade de um pneu novo – e isso pode comprometer bastante a sua qualidade, durabilidade e segurança.

Outro fator negativo é que as condições reais do seu pneu não ficam visíveis, pois características inerentes ao uso intensivo são “mascaradas” no processo de remodelagem, o que dificulta a detecção de sua conservação real e a verificação de quando eles devem ser trocados. O processo de balanceamento das rodas também fica prejudicado, o que dificulta a dirigibilidade e a estabilidade do veículo.

Ainda, apesar de alguns contarem com o selo do Inmetro, eles não oferecem, de fato, total segurança e têm sua vida útil menor do que a dos pneus comuns. Testes indicaram que os limites de velocidade para aquaplanagem dos pneus Remold são mais baixos do que os alcançados pelos pneus novos, além de apresentarem pior performance em aderência nas curvas e nas frenagens em pista molhada, o que pode comprometer a segurança de sua operação.

No caso do desempenho do veículo em curvas, retas e sob diferentes temperaturas, isso pode fazer toda a diferença, representando um grande risco de o motorista perder o controle do carro em um desvio, por exemplo, elevando, assim, as chances de ocorrer um acidente. Lembre-se de que o que conecta o veículo (e seu condutor) ao asfalto é, em última instância, o pneu. Será que, realmente, vale a pena economizar em uma opção duvidosa nesse recurso?

E você, já utilizou os pneus Remold em sua frota de veículos? O que achou das características dessa alternativa? Compartilhe suas experiências nos comentários e até a próxima!

Fechar Menu