Bati o carro da empresa: e agora?

Bati o carro da empresa: e agora?

Diariamente, estamos expostos aos perigos que cercam o trânsito. Os milhares de acidentes que acontecem todos os dias tornam a busca pela segurança na direção ainda mais indispensável, tanto para preservar nossa vida, saúde e bem-estar quanto o carro da empresa, no caso de motoristas profissionais. 

Nesse contexto, diferentes motivos, muitos alheios à habilidade do condutor corporativo, podem levar a um problema temido: bater o carro da empresa. Para saber o que acontece e como proceder neste tipo de incidente, continue a leitura.

O que fazer após bater o carro da empresa?

Para qualquer acidente de trânsito, a primeira recomendação é que o motorista verifique se há algum ferido ou morto. Se houver, será preciso solicitar o socorro imediato, seja o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu (192) ou o serviço hospitalar de urgência da localidade.

É obrigatório que a vida seja desobstruída ou sinalizada. Se não houver vítimas, a indicação é conduzir o veículo até o acostamento – se isso não for possível, sinalize por meio do triangulo ou, mesmo, de galhos de árvore.

Além disso, é necessário acionar a polícia, pelo número 190. Isso porque, independentemente da gravidade do acidente, será preciso registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.).

Cabe destacar que o motorista precisará também notificar a sua empresa sobre o acidente e solicitar o auxílio dos seus superiores.

O que o empregador precisa fazer?

Como responsável, o empregador deverá prestar assistência ao funcionário que bateu o carro da empresa. A companhia precisa ter um seguro contratado para todos os veículos próprios, pois, assim, entre outros benefícios, as despesas serão menores.

Então, após o registro do B.O. a seguradora deverá ser acionada. Um perito deverá fazer uma avaliação para validação do pagamento do valor da apólice. Até que isso ocorra, o veículo não deverá ficar parado e só poderá ser mandado para manutenção após a conclusão dessa avaliação.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante aos trabalhadores que só será válida a cobrança pelos danos do acidente com carro da empresa se houver provas suficientes que comprovem que o motorista teve negligência ou dolo no trânsito.

É de responsabilidade da companhia ter acertado em contrato com o funcionário, no ato da contratação dele, a possibilidade de efetuar o desconto em caso de acidente com o carro da empresa. 

Cabe salientar que, em caso de frota terceirizada, todo o procedimento deverá ser muito mais simples para a empresa.

Os custos tendem também a ser significativamente reduzidos, seguindo o que foi negociado em contrato com a parceira, a manutenção e custos de franquia de seguros podem ficar a cargo da terceirizada.

Além disso, você poderá dispor mais facilmente de um veículo emergencial para substituição do que foi acidentado, sem precisar reduzir suas operações por conta do incidente.

Como evitar que situações assim aconteçam?

É fundamental que a empresa só disponibilize os veículos para funcionários que estejam com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia. Também é necessário que o motorista tenha responsabilidade e cuidado com o veículo, visto que essa é uma ferramenta de trabalho.

Além disso, sempre respeitar as leis de trânsito e adotar práticas de direção defensiva também é importante.

É fundamental, ainda, que a empresa ofereça treinamentos para aperfeiçoar e atualizar as práticas e o conhecimento dos motoristas no trânsito. Eles devem incluir tanto tópicos mais técnicos e relativos à legislação quanto outros comportamentais.

Afinal, boa parte dos acidentes ocorre por descuidos como uso de celular no trânsito, condução do veículo quando o motorista está com sono excessivo, entre outras situações que poderiam ser evitadas.

E, claro, a manutenção dos veículos em frota própria é de responsabilidade da empresa, é ela quem deve garantir que o carro sempre esteja em boas condições de uso e com suas manutenções em dia. No caso de frota terceirizada, o plano de manutenção deve ser acertado e cobrado junto à empresa parceira.

E na sua empresa, isso já chegou a acontecer? Conte aqui nos comentários como você lidou com a situação, ou entre em contato com a Maestro Frotas. Disponibilizamos diversos serviços e soluções para ajudar gestores a vencerem os desafios na gestão de frotas leves e pesadas.

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