Qual o melhor carro para Uber e outros aplicativos?

Qual o melhor carro para Uber e outros aplicativos?

Nos últimos anos, os serviços de compartilhamento de carros têm sido um atrativo para aqueles que querem gerar uma renda extra. O mais famoso deles, o Uber, permite que você seja o seu próprio patrão, definindo as horas de trabalho e ganhando um salário nominal, tudo isso utilizando o seu próprio carro para Uber.

Para trabalhar como motorista de Uber, é preciso ter um carro de 4 portas (com 5 lugares), com ar condicionado em boas condições. O modelo e os requisitos variam de acordo com as regras do serviço e da legislação da cidade onde você atuará, mas, geralmente, o carro não pode ter mais de 10 anos de fabricação.

Embora o consumo de combustível seja um fator importante na escolha do carro para Uber, ele não deve ser o único. É preciso se concentrar nos recursos que podem tornar a viagem mais agradável para os passageiros e, também, para o você, motorista – que vai ficar horas trabalhando ao volante. 

Por isso, se você está pensando em ser um motorista da Uber ou de outros aplicativos, preparamos algumas dicas sobre a escolha do veículo. Acompanhe, a seguir.

Os principais requisitos do carro para Uber

Tornar-se motorista de aplicativos é um processo muito fácil, no entanto, requer atenção quanto aos requisitos mínimos exigidos pelas empresas que oferecem esses postos de trabalho. Além disso, algumas cidades, com o intuito de regulamentar o serviço, passaram a fazer exigências extras.

No caso do Uber, de forma geral, são aceitos quaisquer veículos, desde que não possuam placa vermelha. Os carros não podem ter sido adesivados, plotados, sinistrados ou recuperados. Também não são permitidas alterações nos sistemas de suspensão e freios, isso sem falar nas Pick-ups, vans e caminhonetes, que não são aceitas para integrar a rede de serviço.

Entretanto, o Uber conta com diferentes modalidades, como o X, Select ou Black, com requisitos mínimos distintos.

Para os motoristas do app na cidade de São Paulo, por exemplo, a legislação exige 7 anos de idade máxima do veículo, comprovação de contratação de seguro que cubra acidentes de passageiros, seguro obrigatório, licenciamento obrigatório na capital paulista, a realização de inspeção anual, entre outros.

Como escolher um carro para Uber e outros aplicativos?

Basicamente, o melhor veículo para trabalhar com Uber é aquele que apresenta bom desempenho, menor consumo e que é espaçoso, para proporcionar mais conforto aos passageiros. Por ser um serviço de transporte, o porta-malas também deve ser grande, para acomodar a bagagem quando for necessário. Normalmente, os sedãs e as minivans são os mais indicados para esse tipo de serviço.

Alguns modelos que atendem esses requisitos são o Chevrolet Prisma, Nissan Versa S, Toyota Etios Sedan, Ford Ka Sedan, Hyundai HB20S , Volkswagen Voyage, Renault Logan ou o Fiat Grand Siena.

O ar condicionado é o único conforto exigido pela empresa, mas adicionar vidros e travas elétricas, películas e um bom sistema de áudio pode representar um diferencial para o seu carro para Uber, o que será bem-visto e bem avaliado por seus clientes.

Comprar ou alugar o carro para Uber e outros aplicativos?

Antes de comprar, é preciso fazer as contas e avaliar os custos, pois o carro não representa apenas o valor de compra. É preciso colocar na ponta do lápis despesas como IPVA, DPVAT, licenciamento, combustível, manutenção preventiva, seguro, estacionamento, pedágio e lavagem.

Geralmente, não é recomendada a compra de veículo novo, pois eles desvalorizam muito rapidamente, não fazendo sentido financeiramente utilizá-lo para transportar passageiros. Por se tratar de um investimento alto, muitas vezes, o aluguel do carro sai mais em conta. Assim, mesmo que você não tenha um veículo, pode trabalhar como motorista de aplicativos.

Ao alugar o veículo, o processo é menos estressante e apresenta custos menores do que a compra. Normalmente, nesses tipos de contrato de locação, existem descontos para motoristas da Uber e maior quilometragem de franquia. Além disso, com o carro terceirizado, não há a preocupação com o pagamento de impostos, seguros ou manutenções.

Dessa forma, os altos custos, o incômodo de administrar a posse do veículo e a ameaça de altos prêmios após acidentes fazem do aluguel do carro a melhor opção para trabalhar com aplicativos como o Uber.

E você, gostou das dicas de carro para apps? Ficou com alguma dúvida sobre como alugar um veículo? Conte pra gente pelos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima. 

Fechar Menu