Benefícios da AI na gestão de rotas pesadas

Benefícios da AI na gestão de rotas pesadas

A otimização de rotas pesadas é um dos aspectos mais críticos da gestão de frotas pesadas, pois ajuda a garantir que as entregas cheguem sempre no prazo e com o menor custo possível. Mas há muitas variáveis ​​que influenciam a otimização de rotas, tornando este trabalho complexo, especialmente para frotas maiores.

Felizmente, é aqui que a inteligência artificial (AI) realmente brilha! O aprendizado de máquina de AI está mudando o cenário da gestão e otimização de rotas pesadas. A AI está continuamente coletando dados, aprendendo com eles e analisando novos métodos para garantir que os motoristas estejam seguindo a rota mais otimizada – minuto a minuto e em tempo real.

Neste artigo, saiba mais sobre algumas das maneiras com as quais a AI ajuda a otimizar a gestão de rotas pesadas e como ela pode ser revolucionária para as operações de sua empresa. Acompanhe a seguir.

Como funciona o planejamento de rotas pesadas com o auxílio de AI?

Como gestor de frota, você deseja alcançar uma vantagem competitiva para sua operação, não é mesmo? Você também pode querer eliminar os riscos relacionados a erros humanos, baixa produtividade e planejamento operacional ineficiente.

Para atingir tais objetivos, é possível hoje transformar seu cenário operacional adotando a AI em sua gestão de frota em processos como o de planejamento de rotas pesadas.

Os algoritmos e sistemas relacionados à inteligência artificial são mais precisos, aprendem mais rápido e quase sem erros, de modo que podem fornecer insights baseados em dados valiosos para aprimorar sua gestão e a operação de frotas pesadas.

No caso do planejamento de rotas, a forma simplificada de compreender o funcionamento é a seguinte: o usuário seleciona no sistema o local de partida, o ponto de destino específico e até mesmo uma hora específica do dia.

Em seguida, os algoritmos de AI analisam vários fatores, incluindo padrões de tráfego, condições meteorológicas e relatórios de tráfego, e geram as melhores rotas pesadas possíveis.

O algoritmo também pode contar com dados históricos de tráfego para prever o melhor dia da semana e até mesmo a hora do dia em que o motorista deve sair para realizar determinada entrega de carga pesada.

Algumas plataformas também podem enviar notificações para dispositivos móveis dos condutores sobre o posto de combustível mais próximo com os custos mais baixos, restaurantes e hotéis na estrada e outros dados para facilitar a rotina dos profissionais e garantir que não sejam registrados atrasos na busca por tais informações.

Vantagens potenciais da AI na gestão de rotas pesadas

A roteirização é uma tarefa complexa. Existem vários fatores que afetam a eficiência das rotas pesadas e todos eles devem ser considerados no planejamento. Encontrar o melhor caminho envolve a análise rápida de diversos pontos de dados e a capacidade de aproveitar essa análise a seu favor.

O planejamento das rotas ideais é ainda mais difícil quando as empresas estão lidando com um grande volume de cargas e congestionamento de tráfego pesado. Felizmente, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem ajudar.

Usando algoritmos complexos que levam em consideração dados históricos e em tempo real para identificar rotas ideais, é possível aumentar a otimização de sua rota, melhorar o desempenho da operação e, por fim, reduzir custos e encantar os clientes da sua empresa.

A seguir, veja outras vantagens potenciais de modernizar sua gestão de frota com este tipo de tecnologia:

Otimização do tempo

As soluções de planejamento de AI de rotas pesadas representam uma das melhores maneiras de evitar o desperdício de tempo devido ao agravamento das condições de tráfego ou à não consideração de alguma variável importante.

Embora os planejadores humanos possam ter uma boa noção de como fazer isso, a AI poderá trazer mais agilidade e acurácia para este trabalho – supervisionado por um responsável humano.

A AI pode ir além: pode aprender sobre os padrões de tráfego ao longo do tempo e levá-los em consideração durante o roteamento. Isso significa que seus motoristas poderão evitar engarrafamentos e outros problemas que geram atrasos de forma mais eficaz.

Mais precisão no cumprimento dos prazos de entrega

Competir com grandes marcas e líderes do setor significa que é necessário buscar formas de diferenciação, como a oferta de entregas mais rápidas. É por isso que otimizar as rotas pesadas é crucial para garantir a entrega oportuna e eficiente das cargas aos clientes.

A otimização da rota ajuda a garantir que as frotas pesadas gastem menos tempo nas estradas para atender às demandas dos clientes para atendimento de pedidos no mesmo dia, levando em consideração as condições das estradas, o tráfego e o destino simultaneamente.

Os planejadores humanos podem demorar mais para conseguir encontrar as rotas com as distâncias mais curtas entre as paradas sem ajuda, especialmente quando os pedidos e cancelamentos de última hora começam a se acumular.

Mas se você puder redirecionar pedidos dinamicamente em tempo real usando AI e aprendizado de máquina, será possível ter mais eficiência e precisão em termos de tempo de entrega e manter seus clientes fidelizados e satisfeitos.

Descoberta de novas rotas pesadas potenciais e operação mais otimizada

A otimização de rotas pesadas também significa fazer uso de todos os recursos ou infraestrutura disponíveis. No momento, quando o planejamento de rotas precisa ser feito manualmente, a coisa mais fácil é seguir o que você sabe e criar rotas semelhantes regularmente – mesmo que as mudanças nas condições estejam tornando essas rotas menos ideais.

Afinal, as condições das estradas mudam com o tempo. Os padrões de tráfego mudam e evoluem. Já com o planejamento e a gestão de rotas pesadas com AI, é possível facilmente permanecer diligente sobre o monitoramento da eficiência de suas rotas e encontrar rotas alternativas quando os métodos antigos não se mostrarem suficientes.

Ou seja, à medida que a AI coleta mais e mais dados a cada dia, incluindo resultados do desempenho de entrega real dos períodos anteriores, ela é capaz de analisar, bem como se adaptar, para tomar decisões cada vez melhores e mais especificamente otimizadas para cada veículo e cada rota.

O resultado final é a definição de uma rota que leva um caminhão com carga máxima para todos os destinos que precisa e, em seguida, volta para a empresa no menor tempo e da forma mais eficiente possível.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de rotas pesadas e em sua operação como um todo? Entre em contato com os especialistas da Maestro Frotas.

 

Fechar Menu