4 aspectos que a gestão de frota terceirizada agrícola resolve

4 aspectos que a gestão de frota terceirizada agrícola resolve

A gestão de frota terceirizada auxilia as empresas em muitos aspectos fundamentais para os negócios. Tanto é que essa prática tem crescido e ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Os problemas que podem ser solucionados pela gestão de frota terceirizada incluem otimização de recursos e mais qualidade na prestação dos serviços, benefícios que podem ser aproveitados por empresas de todos os setores.

Para produtores e empresas do agronegócio, essas vantagens fazem toda a diferença, especialmente porque estamos falando de processos que dependem de agilidade e devem ser cumpridos dentro dos prazos adequados.

Nesse post, nós listamos 4 aspectos que a gestão de frota terceirizada agrícola resolve e que podem ajudar a otimizar a produção e os lucros da sua lavoura.

Como funciona a gestão de frota terceirizada

Assim como acontece nas empresas que contam com frota própria, as companhias que optam por frota terceirizada precisam gerir os veículos e todas as operações nas quais eles estão envolvidos.

Na agricultura, portanto, a gestão de frota terceirizada é responsável por administrar toda a parte estratégica e operacional que envolve as máquinas agrícolas e os trabalhadores que as operam, garantindo que o trabalho irá ocorrer da forma mais eficiente possível.

Para isso, a empresa especializada que fornece o maquinário dispõe de softwares e outros dispositivos tecnológicos, bem como de equipe qualificada, para assessorar o produtor da colheita à entrega dos produtos agrícolas.

Entenda os aspectos que a gestão de frota terceirizada resolve

Controle de abastecimento

O consumo de combustíveis pelos maquinários agrícolas é responsável por grande parte dos gastos que precisam ser arcados por quem trabalha no campo, especialmente em tempos de alta nos valores do diesel e da gasolina.

Nesse contexto, entender o consumo das máquinas e saber como otimizá-lo faz toda a diferença. E esse é um dos aspectos que a gestão de frota terceirizada agrícola resolve.

Através do uso de softwares atualizados e de uma consultoria de ponta, o produtor consegue identificar o consumo médio de combustível, averiguar se alguma máquina está consumindo além do normal e identificar problemas relacionados ao abastecimento antes que eles se tornem irreversíveis ou gerem custos muito altos.

Manutenção das máquinas

Uma boa safra depende de máquinas agrícolas de qualidade, que não fiquem ociosas e que cumpram suas funções com a máxima eficiência. Por isso, garantir que os maquinários estejam sempre com as manutenções em dia e que as mesmas sejam feitas de forma preventiva é fundamental.

Manutenções corretivas sempre serão mais caras e poderão resultar em pausas compulsórias na produção, atrasando o cronograma e prejudicando os cultivos. Com a gestão de frota agrícola terceirizada, o produtor conta com auxílio para realizar e cumprir cronogramas de manutenção, além de dispor de máquinas reserva diante de eventuais problemas com o maquinário locado.

Qualificação dos operadores de maquinário

Apesar dos avanços tecnológicos, o conhecimento e a experiência humana continuam sendo indispensáveis para a agricultura. Isso significa que, além de ter os melhores maquinários, é preciso contar com profissionais que saibam utilizar esses equipamentos e tirar o melhor proveito possível deles.

Empresas especializadas em gestão de frota terceirizada agrícola poderão fornecer treinamentos e capacitações para qualificar os operadores de maquinário, além de fornecer os materiais e ferramentas necessários para a gestão de pessoas no campo.

Otimização do uso de pneus

Junto com o combustível, o uso de pneus representa um custo significativo nas operações agrícolas. Isso acontece porque, além do uso intenso, as máquinas também ficam expostas a terrenos irregulares, o que aumenta o desgaste e reduz o tempo de vida útil dos pneus.

Monitorar e otimizar a utilização desses acessórios é mais um dos aspectos que a gestão de frota terceirizada agrícola resolve, através de sistemas inteligentes e opções de pneus especiais que facilitam esse controle.

Para saber como esses benefícios podem ser implantados na sua lavoura, basta acessar o site da Maestro Frotas e conversar com um dos nossos especialistas sobre essas e outras vantagens da gestão e terceirização de máquinas agrícolas.

Fechar Menu