Roteirizador de frota: saiba o que é e quais as vantagens!

Roteirizador de frota: saiba o que é e quais as vantagens!

O gestor de frota enfrenta diariamente desafios relacionados a entregas, cumprimento de prazo, redução de custos e aumento da eficiência. Para ajudá-lo nisso, um dos seus aliados é o roteirizador de frota.

Neste artigo, saiba o que é roteirizador de frota e quais são as suas vantagens. Boa leitura!

O que é roteirizador de frota?

O roteirizador de frota é uma ferramenta que automatiza processos para encontrar as rotas mais eficientes e econômicas, ajudando as frotas a cumprirem suas metas e chegarem ao destino da melhor forma possível.

O roteirizados de frota considera diferentes parâmetros para encontrar a rota ideal. Para isso, ele utiliza análises e algoritmos, o que contribui para a redução da quilometragem rodada e a melhoria da eficiência nas entregas e das jornadas de trabalho dos condutores.

Como funciona um roteirizador para frota?

O roteirizador para frota funciona a partir de um dispositivo conectado a um software, app ou outras ferramentas como rastreadores por meio de algoritmos matemáticos e inteligência artificial.

Assim, ele auxilia o gestor na definição dos trajetos mais rápidos, seguros e eficientes para suas necessidades. Veja, a seguir, quais são os parâmetros considerados:

  • distância a ser percorrida;
  • trânsito em tempo real;
  • horários disponíveis para entrega;
  • status do veículo;
  • restrições de circulação;
  • preferências dos clientes;
  • capacidade dos veículos;
  • perecibilidade da carga;
  • condições meteorológicas.

Por que ter um roteirizador de frota?

Como a eficiência e a satisfação do cliente são fundamentais num cenário competitivo, o roteirizador de frota é uma ferramenta vantajosa para o gestor de frota.

Afinal, em termos de roteirização, não se trata apenas de estabelecer como ir do ponto A ao ponto B. É preciso determinar a maneira mais eficiente, econômica e oportuna de fazê-lo. E, com o apoio de tecnologias especializadas, é possível investir melhorias contínuas nos processos.

Quais são as vantagens de ter um roteirizador de frota?

Menos custos operacionais

Ao roteirizar de forma eficiente e otimizar trajetos, as entregas são feitas em menos tempo, com menos gasto de combustível e com menos desgaste e a manutenção do veículo.

Além disso, a distância mensurável de entrega tem impacto na longevidade da frota. Com a otimização de rotas da frota, o motorista também gasta menos tempo viajando, consequentemente, os custos relacionados são minimizados.

Maior eficiência e produtividade

Ao utilizar o roteirizador de frota, ganha-se tempo, reduz-se desperdício e, assim, eleva-se a eficiência e a produtividade geral da operação.

Isso porque é possível organizar mais entregas para múltiplos destinos no mesmo trajeto, otimizando os resultados, a capacidade de atendimento a mais clientes no mesmo período, entre outros KPIs relevantes para o sucesso do negócio.

Mais segurança

A roteirização leva em conta variáveis que podem afetar a segurança, incluindo clima, condições da estrada e fluxo do tráfego.

Assim, garantindo boas rotas, é possível aumentar a segurança das equipes, dos veículos e das cargas, que passam a fazer percursos otimizados e confiáveis. Mesmo em épocas de maior demanda, isso não gera sobrecarga.

Maior flexibilidade na operação

No geral, as estradas estão repletas de imprevisibilidades em potencial, como mudanças climáticas repentinas, acidentes de trânsito ou fechamentos de vias.

O roteirizador de frotas permite que se tenha flexibilidade para adaptar os itinerários em tempo real, conforme as novas condições e necessidades. Isso ajuda a não engessar a operação ou comprometer a pontualidade nas entregas.

Menor carga de trabalho burocrático

Planejar rotas manualmente pode ser uma tarefa contraproducente e demorada. Ao automatizar esse processo, o roteirizador de frota reduz a carga de trabalho administrativo.

Isso também permite que o gestor se concentre em outros aspectos essenciais da gestão da frota e estratégicos para o sucesso da operação.

Para completar, isso não apenas aumenta a produtividade, como também reduz as chances de erro humano.

Ampliação do poder de tomada de decisão baseada em dados

O roteirizador para frota fornece dados sobre aspectos como localização, desempenho do motorista, uso de combustível e prazos de entrega, inclusive, em tempo real.

Tais informações podem ajudar na tomada de decisões estratégicas com base em dados confiáveis e não apenas em achismos.

Acompanhamento e otimização do desempenho dos condutores

Com o roteirizador de frota, o condutor passa a seguir um cronograma diário previsível, que pode ser acompanhado e mensurado. Isso permite verificar se o que foi estabelecido está sendo cumprido e controlar os indicadores de performance de cada profissional.

Aumento da satisfação do cliente

Ao otimizar as rotas da frota, a empresa pode fornecer prazos de entrega mais precisos e ter melhores condições para cumpri-los. Isso, é claro, gera impacto na satisfação dos clientes e na reputação da empresa no mercado.

Mais sustentabilidade na gestão de frota

Embora o foco do roteirizador seja a eficiência nos trajetos utilizados e a economia de custos, há também um impacto ambiental positivo.

Afinal, rotas otimizadas significam menos desperdício e menos tempo na estrada. Consequentemente, menos emissões. Essa redução da pegada de carbono é um passo importante na direção de operações mais sustentáveis.

O conteúdo foi útil para você? Então, aprenda quais são as diferenças entre rastreamento, telemetria e monitoramento!

Fechar Menu